Urnas fecham no Chile e começa a contagem de votos das eleições de 2025

2 leitura mínima
Urnas fecham no Chile e começa a contagem de votos das eleições de 2025
Chile Holds Constitutional Council Elections
Republicans party supporters celebrates voting results in the party headquarters following the Constitutional Council elections in Santiago, Chile, on Sunday, May 7th, 2023. Chilean voters will elect the 50 members of a new Constitutional Council Sunday as the nation tries -once again- to rewrite a charter dating from the dictatorship of Augusto Pinochet. Photographer: Cristbal Olivares/Bloomberg via Getty Images (Cristbal Olivares/Bloomberg/Getty Images)

Continua após publicidade

Neste domingo (16) às 18h, foram oficialmente encerradas as urnas de votação em todo o Chile, dando início à apuração dos votos das Eleições Presidenciais e Parlamentares de 2025, um processo que concentra a atenção nacional e internacional.

De acordo com o cadastro eleitoral definitivo do Serviço Eleitoral (Servel), 15 milhões de pessoas estão aptas a votar, sendo 15 milhões de residentes no Chile e 160 mil eleitores no exterior, distribuídos entre consulados e embaixadas.

O registro também inclui 885 mil estrangeiros que atendem aos requisitos legais para participar do pleito, com destaque para eleitores de origem venezuelana, peruana e colombiana, que formam os maiores grupos.

Com o fechamento das urnas, o foco se volta agora para a contagem dos votos, cujos resultados preliminares serão divulgados ao longo da noite, definindo o ritmo de uma eleição considerada decisiva para o futuro político do Chile.

  • Chile
  • Eleições
  • presidente do chile
  • urnas