
Continua após publicidade
O ex-ajudante de ordens Mauro Cid afirmou em sua delação premiada que, em 13 de novembro de 2022, pediu ajuda de um contato passado a ele pelo general Walter Braga Netto para conseguir dinheiro do PL para financiar manifestações golpistas contra a vitória de Lula nas eleições daquele ano, mas o “tesoureiro” do partido negou a ajuda.
Em depoimento à Polícia Federal (PF), Cid confirmou que Braga Netto sabia que o dinheiro serviria para insuflar eleitores de Jair Bolsonaro a pedir um golpe para mantê-lo no poder, e disse que a pessoa sugerida pelo general para viabilizar os recursos do PL era “tesoureiro” da sigla – “um coronel da reserva, salvo engano, de intendência”.
“INDAGADO se o general BRAGA NETTO tinha ciência que o objetivo do dinheiro era financiar manifestações, respondeu QUE sim; QUE era para trazer conhecidos para as manifestações; QUE falou com alguém ligado ao Partido Liberal, não se recordando se foi pessoalmente ou por telefone; QUE a resposta foi que o partido não poderia apoiar”, diz o termo da oitiva.
A conversa entre Cid e Braga Netto sobre o financiamento das manifestações dava sequência ao assunto discutido em reunião no dia anterior, 12 de novembro de 2022, na casa do general em Brasília. O próprio ex-ajudante de ordens sugeriu ao major Rafael de Oliveira, entusiasta de uma virada de mesa contra a eleição de Lula, o valor de 100.000 reais “para trazer gente para participar das manifestações”.
O major chegou a enviar para Cid um arquivo com “dados sobre carros, passagens aéreas, hotéis” para o “apoio das manifestações em Brasília”.
No mesmo depoimento, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro confirmou à PF a orientação ao major de que as “manifestações deveriam ser dirigidas ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal e não às Forças Armadas”.
- Jair Bolsonaro
- Luiz Inácio Lula da Silva
- Mauro Cid
- PF – Polícia Federal
- PL – Partido Liberal
- Walter Braga Netto
OFERTA RELÂMPAGO
Nas bancas, 1 revista custa R$ 29,90.
Aqui, você leva 4 revistas pelo preço de uma!
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.