Setor de serviços avança no Brasil e aposta em tecnologia para alcançar média global

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Setor de serviços avança no Brasil e aposta em tecnologia para alcançar média global

O setor de serviços volta a registrar crescimento depois de um período difícil, de comércio fechado e postos de trabalho perdidos com a pandemia de Covid-19.

O resultado desta retomada foi exposto nos dados do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (3).

Os serviços registraram avanço de 1% entre abril e junho, contribuindo para o avanço de 1,4% da economia doméstica no período. Os desempenhos são em comparação ao primeiro trimestre do ano.

Apesar do desempenho positivo, os números ainda se mostram abaixo da média global, e para melhorar o desempenho, representantes do setor mudam fluxos de logística e investem em tecnologia. Estes são alguns pontos abordados no terceiro episódio da série Caminhos para o Crescimento, exibido nesta quinta-feira (5) durante o Prime Time.

“Começamos a ver um país que, aos poucos, vai reduzindo esse hiato de crescimento. Não estamos crescendo ainda em linha com o mundo, que seria em torno de 3% a  3,5%. A gente tá falando de um crescimento mais para 2% e 2,5%, mas estamos caminhando para a recuperação”, explica a consultora econômica Zeina Latif.

Crescimento que é visto no varejo. A sede da Amazon no Brasil emprega mais de cinco mil funcionários em São Paulo e passou a investir em mudanças logísticas para atender a demanda que cresceu com a pandemia.

“Antigamente, pré-pandemia, as pessoas iam até a loja e buscavam seus produtos. Hoje elas entram no nosso site, escolhem os produtos que elas querem receber na comodidade da sua casa e aí, a partir de então, com esse novo serviço, a gente entrega os produtos para todo o Brasil”,  explica Felipe Moraes, diretor de logística da Amazon.

Felipe Moraes, diretor de logística da Amazon no Brasil, comenta que empresa investiu em tecnologia depois da pandemia, diante do aumento da demanda. • Kleberth Nina / CNN Brasil

Esse investimento tecnológico para atender a demanda também foi feito nos bares e restaurantes. Com a pandemia, estabelecimentos recorreram somente ao delivery para não fechar totalmente as portas. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), essa mudança passou a ser permanente.

“Tem o cliente que você sequer conhece, que muitas vezes chega ao seu negócio pelo delivery, e tem o outro que você conhece mais ou menos, que é aquele que chega na sua loja para levar”, explica Paulo Solmucci, presidente da associação.

A série especial Caminhos para o Crescimento está no ar no CNN Prime Time até sexta-feira (6)

No sábado (7), a CNN Brasil exibe o documentário Caminhos para o Crescimento, a partir das 22h45