Samsung faz recall de 1 milhão de fogões para evitar que pets coloquem fogo na casa

5 leitura mínima
Samsung faz recall de 1 milhão de fogões para evitar que pets coloquem fogo na casa

A Samsung está recolhendo os botões de alguns de seus fogões elétricos, alertando que incêndios podem ocorrer se animais de estimação — ou até mesmo humanos — esbarrarem neles.

Vários vídeos mostram animais de estimação acidentalmente acendendo fogos ao pular em fogões e arranhar as maçanetas. Um cachorro do Colorado, nos EUA, ateou fogo em uma casa em junho fazendo exatamente isso, quando as caixas em cima do fogão pegaram fogo.

Tudo foi capturado pelas imagens de segurança da casa.

A Comissão de Segurança de Produtos pra Consumidores (CPSC, na sigla em inglês) disse que cerca de 1,1 milhão de unidades foram afetadas.

A Samsung fornecerá travas ou capas de maçaneta gratuitas para certos fogões elétricos deslizantes com maçanetas montadas na frente que foram vendidos entre 2013 e 2024

“Este anúncio segue relatos de que os botões do fogão montados na parte frontal podem ser ativados por meio de contato acidental com pessoas ou animais de estimação, representando um risco de incêndio se objetos inflamáveis ​​forem deixados em cima do fogão”, disse a Samsung em um comunicado à imprensa.

A CPSC está investigando incêndios causados ​​por fogões quando animais de estimação pulam sobre eles ou quando humanos esbarram neles acidentalmente.

Em uma reunião do comitê em junho, a CPSC disse que “está ciente de incidentes em que casas foram queimadas, e pessoas morreram em incêndios domésticos iniciados por botões de fogão acidentalmente ligados, seja por pessoas esbarrando nos botões ou animais de estimação ativando o fogão. Os problemas afetam fogões a gás e elétricos”.

O recall disse que a Samsung recebeu mais de 300 relatos de ativação acidental por animais de estimação ou humanos desde 2013, resultando em cerca de 250 incêndios. Pelo menos 18 desses incêndios causaram “danos materiais extensos”.

Também houve 40 relatos de ferimentos, oito dos quais exigiram atenção médica, e sete desses incêndios levaram à morte de animais de estimação.

Embora a CPSC não tenha o poder de forçar as empresas a recolher produtos inseguros, as empresas normalmente se voluntariam para recolher itens que a agência considera inseguros.

Os modelos afetados podem ser encontrados no site da CPSC .

Como se manter seguro

A CPSC tem dados sobre problemas de botões em uma variedade de marcas, não apenas na Samsung, disse a empresa.

Qualquer pessoa com animais de estimação, crianças pequenas ou até mesmo a tendência de esbarrar em coisas deve tomar precauções extras perto de fogões elétricos e a gás.

A Samsung aconselhou os clientes a manterem crianças e animais de estimação longe dos botões e verificarem duas vezes se os botões estão desligados quando terminarem de cozinhar.

Também disse para nunca colocar, deixar ou guardar nada em cima do fogão quando ele não estiver em uso.

A CPSC também tem orientações semelhantes sobre fogões, acrescentando que clientes com crianças pequenas ou animais de estimação devem investir em maçanetas ou tampas de segurança.

Embora a Samsung tenha dito que os fogões ainda podem ser usados ​​até que as travas dos botões ou as tampas sejam colocadas, a CPSC disse no recall que os consumidores são “advertidos a manter crianças e animais de estimação longe dos botões” nesse meio tempo.

A Samsung informou que os clientes podem visitar este site, ligar para a Samsung no número 1-833-775-0120 das 9h às 20h (horário do leste dos EUA), de segunda a sexta-feira, ou enviar um e-mail para [email protected] para receber suas travas ou capas de maçaneta gratuitas.

Os botões já contam com sistema de acionamento em dois passos com movimento de “empurrar e girar”.

A Samsung disse que está trabalhando com a CPSC e que já introduziu recursos de segurança de botão em seus modelos mais novos.

Além disso, a companhia informou que seus fogões existentes com recursos de WiFi podem enviar mensagens de texto aos proprietários quando o queimador é ativado pela primeira vez.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

inglês

versão original