As imagens de um influenciador americano dentro de uma viatura da Polícia Militar de São Paulo durante uma operação viralizaram nas redes sociais nesta semana e levaram a corporação a instaurar uma investigação sobre o caso.
O vídeo foi publicado no início do mês e recebeu o título de “24 horas na vida de um policial no Brasil”. Na apresentação, o influenciador Gen Kimura diz estar no “país mais mortal do planeta”.
“Numa época em que os policiais são demonizados na mídia de todo o mundo, decidimos passar 24 horas com a unidade policial aqui para entender por que alguém em sã consciência iria querer ser policial aqui”, disse o influencer.
As gravações foram feitas em uma viatura de Força Tática da 1ª Companhia do 18º Batalhão da Polícia Militar da capital paulista, que fica na zona norte. Após a repercussão do vídeo, cinco policiais foram afastados de suas funções.
Quem é Gen Kimura
Gen Kimura tem 27 anos e nasceu e cresceu na cidade de Portland, no estado de Oregon, nos EUA. É formado em finanças e espanhol na Santa Clara University, na Califórnia. Depois de concluir a graduação, se mudou para Austin, no Texas.
O canal de Gen Kimura no YouTube foi aberto em agosto de 2020 e possui 383 mil inscritos e 347 vídeos cadastrados. A descrição do canal diz: “Mudando a maneira como nossa sociedade aborda as questões.”
O influenciador possui um site, atrelado ao canal do YouTube, chamado “Explore the Unfamiliar” –ou “Explore o Desconhecido”, na tradução para o português. Na página inicial do site aparece a frase “”Existem dois lados em cada história”.
“Mudamos o ‘jornalismo’ e criamos conteúdos que não satisfazem o pensamento comum e popular e só oferecemos as nossas próprias conclusões depois de considerarmos todas as perspectivas e experiências”, diz a descrição.
A CNN entrou em contato com o influenciador para obter um posicionamento sobre o vídeo gravado durante a operação da PM de São Paulo, mas ainda não recebeu resposta.
Tipo de conteúdo publicado no YouTube
A maior parte dos conteúdos publicados no canal de Gen Kimura no YouTube é formada por discussões de temas que, em geral, são polêmicos.
Veja os títulos de alguns dos vídeos:
- “Por que o racismo asiático é permitido”
- “Por que os gays comandam a moda”
- “Privilégio da beleza: a vida é mais fácil se você for atraente?”
- “Questionando moradores de rua por que eles são pobres”
- “Quem é pior? Bilionários ou políticos?”
- “A mídia está piorando as tensões raciais?”
- “A geração Z é a geração mais gay de todos os tempos. Aqui está o porquê”
- “A aceitação da gordura [obesidade] foi longe demais?”