Em visita ao Brasil para assinatura de acordos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente da Itália, Sergio Mattarella, informou que embarca nesta terça-feira (16) para o Rio Grande do Sul.
“Amanhã pela manhã, antes de mais nada, irei para Porto Alegre, para testemunhar de perto a proximidade da Itália com as populações atingidas pelas enchentes que provocaram tantas vítimas e tantos prejuízos”, disse, em declaração à imprensa após participar da cerimônia de assinatura dos acordos, na manhã dessa segunda-feira (15), no Palácio do Itamaraty. Em 2024, comemora-se 150 anos do início da imigração de italianos para o Brasil, data enfatizada por Mattarella.
As enchentes, que assolaram o estado no mês de maio, fizeram 182 vítimas fatais, e 29 pessoas seguem desaparecidas. O país europeu enviou, ao todo, 25 toneladas de donativos ao povo do Rio Grande do Sul.
O presidente Lula aproveitou a ocasião para agradecer Mattarella pela solidariedade e ressaltou a importância do gesto para os 35 milhões de descendentes de italianos no Brasil.
“Esses laços se reforçam por meio de demonstrações de amizade e solidariedade, como ocorreu em relação às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. Somos muito gratos pela doação de 25 toneladas de ajuda humanitária que recebemos do governo da Itália”, destacou.
Além do Rio Grande do Sul, o presidente Mattarella ainda passará por Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador nesta primeira visita ao Brasil.