Praias limpas e água para todos: conheça a cidade que resolveu o problema do saneamento básico

2 leitura mínima
Praias limpas e água para todos: conheça a cidade que resolveu o problema do saneamento básico
Praia da Boa Viagem, em Niterói: antes imprópria para banho, agora fica balneável 70% do tempo
Praia da Boa Viagem, em Niterói: antes imprópria para banho, agora fica balneável 70% do tempo (Getty/Getty Images)

Continua após publicidade

Praias limpas, esgoto tratado e qualidade de vida. A Expedição VEJA visitou a cidade de Niterói (RJ) para relatar sobre uma das medidas sustentáveis mais impactantes para as cidades: o saneamento básico. “Antes a gente tinha que desviar do esgoto para subir o morro. E a água, só a do poço que fica no alto do morro, suja e longe”, lembra o líder comunitário Adriano Felício, do Morro da Penha. Na década de 90, só 70% dos niteroienses tinham acesso a água tratada.

A guinada iniciada em 1999 deu certo: hoje o município ostenta índices invejáveis, com 100% da população abastecida com água potável e 96% atendidos pela rede de coleta e tratamento de esgoto. Como resultado, Niterói está na quinta posição entre as 100 maiores cidades do país no Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil. O ranking avalia o atendimento de água e esgoto, os investimentos em saneamento e as perdas de água. É também detentora da melhor rede de saneamento do estado do Rio.

A reportagem sobre Niterói foi feita pela Expedição VEJA, que está rodando o Brasil para visitar projetos inovadores de sustentabilidade como parte do projeto VEJA na COP30.

  • água
  • COP30
  • Niterói
  • Praias
  • Saneamento Básico

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.