Pesquisa CNN: Maioria dos eleitores acha que democratas teriam mais chances sem Biden

3 leitura mínima
Pesquisa CNN: Maioria dos eleitores acha que democratas teriam mais chances sem Biden

Três quartos dos eleitores dos Estados Unidos acham que o partido Democrata teria mais chances de manter a Presidência em 2024 com um candidato que não seja Joe Biden, de acordo com uma nova pesquisa da CNN conduzida pela SSRS.

O índice de aprovação de Biden também atingiu uma nova baixa após desempenho ruim no primeiro debate da campanha presidencial deste ano.

Em um provável confronto entre o democrata e Donald Trump, o republicano aparece à frente por 6 pontos percentuais: 49% a 43%.

O resultado é idêntico ao da pesquisa nacional da CNN sobre a corrida presidencial em abril e consistente com a liderança que Trump manteve na pesquisa da CNN até o outono passado.

A pesquisa também indica que cada candidato consolidou apoio entre seus próprios partidários nos últimos meses — período em que houve a condenação de Trump por acusações criminais em um tribunal de Nova York e o primeiro debate eleitoral geral da disputa.

Entretanto, os eleitores independentes parecem cada vez mais relutantes em apoiar qualquer um dos dois.

Kamala Harris e outros possíveis substitutos de Biden

A pesquisa também revelou a vice-presidente Kamala Harris a uma distância impressionante de Trump em um confronto hipotético: 47% dos eleitores registrados apoiam Trump, e 45%, Harris.

O resultado, considerando a margem de erro, indica que não há um líder claro em um cenário como este.

O desempenho ligeiramente mais forte de Harris contra Trump se deve, pelo menos em parte, ao apoio mais amplo de mulheres (50% das eleitoras apoiam Harris em vez de Trump, enquanto 44% preferem Biden contra Trump) e eleitores independentes (43% escolheriam Harris, e 34%, Biden contra Trump).

Vários outros democratas foram mencionados como potenciais substitutos de Biden nos últimos dias, e todos estão está atrás de Trump entre os eleitores registrados, com níveis de apoio semelhantes aos de Biden.

Em um possível confronto com Trump, essas são as intenções de voto:

  • 48% votariam em Trump; 43% votariam no governador da Califórnia, Gavin Newsom
  • 47% votariam em Trump; 43% votariam no secretário de transportes Pete Buttigiege
  • 47% votariam em Trump; 42% votariam na governadora do Michigan, Gretchen Whitmer

A campanha de Biden insistiu que ele não desistirá da disputa e, embora algumas fontes democratas tenham discutido em particular a possibilidade de substituí-lo, qualquer caminho seria logisticamente difícil e politicamente arriscado.

*em atualização