28/03/2024 às 08h21min - Atualizada em 31/03/2024 às 00h01min

Mineração Vale Verde, do Grupo Appian Brazil, investe em qualificação profissional no Agreste alagoano em parceria com SESI

SESI Tec inaugura a primeira escola do país especializada na Metodologia Maker (aprendizado na prática)

Priscilla Poubel
https://appiancapitaladvisory.com/pt-br/
Zóio Comunicação
● SESI Tec inaugura a primeira escola do país especializada na Metodologia Maker (aprendizado na prática);
● Antes de sua inauguração, a iniciativa capacitou desde 2022 cerca de 400 alunos da Escola de Ensino Fundamental Tenente Coronel José Barros Paes, envolvendo 102 famílias do município de Craíbas (AL);
● Ação é fruto da parceria entre a Mineração Vale Verde (MVV), ativo do grupo produtor de concentrado de cobre em Alagoas, com o FIEA, SESI/AL, SENAI/AL e Prefeitura de Craíbas;
● Ao todo, a Mineração Vale Verde já investiu mais de R 1,3 milhão no projeto desenvolvido em Craíbas (AL).
 
Transformar e desenvolver as regiões onde atua, aliado ao sólido compromisso no desenvolvimento socioeconômico e incentivo à educação e ao empreendedorismo das comunidades vizinhas de suas operações. Com esse propósito, a Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração, firmou parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e implantou a primeira unidade do SESI Tec, onde desenvolve-se o Programa de Formação em Metodologia Maker, a partir de um laboratório de fabricação digital para práticas pedagógicas com foco na cultura maker e em metodologias ativas, com base nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, para a comunidade e regiões do entorno do município de Craíbas (AL).
 
A iniciativa realizada pela Mineração Vale Verde (MVV), ativo que produz concentrado de cobre, conta ainda com a parceria do Serviço Social da Indústria de Alagoas (SESI/AL), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (SENAI/AL) e da Prefeitura de Craíbas, para que, de forma conjunta, fosse entregue o primeiro espaço do país dedicado inteiramente à Metodologia Maker (aprendizado na prática) para a população da região.
 
A iniciativa tem como objetivo formar jovens no Programa de Formação em Metodologia Maker. O espaço ficará também disponível para outras formações e capacitações à parte, envolvendo, inclusive, empresas terceirizadas da MVV.
 
Antes mesmo da inauguração do SESI Tec, foram capacitados desde 2022, a partir do Programa SESI de Gestão Municipal, cerca de 400 alunos, 28 professores e 9 equipes diretivas da Escola de Ensino Fundamental Tenente Coronel José Barros Paes, mobilizando 102 famílias do município. Esses profissionais foram devidamente capacitados para trabalhar com a Metodologia Maker. De 2021 até 2023, a MVV já investiu mais de R 1,3 milhão nesta parceria para fomentar a educação do município de Craíbas.
 
“Estamos muito orgulhosos de levar aos jovens de Craíbas um projeto pioneiro, em que eles terão acesso à tecnologia de ponta e à Metodologia Maker. Desta forma, estamos impactando seu futuro, por meio da Educação, e ajudando diretamente na sua qualificação profissional. Nesse espaço, vamos desenvolver talentos e transformar suas vidas. Este é o nosso compromisso: trabalhar de forma integrada com as comunidades vizinhas e criar legado positivo nas regiões onde funcionam nossas operações”, explica o diretor de ESG e Pessoas da Appian Capital Brazil, Diogo Oliveira.
 
Com pouco mais de 200m² de área, o local conta com energia solar e reuso de água tratada. Com a metodologia, os jovens do Agreste alagoano serão estimulados a ter mais autonomia nos seus processos diários, desenvolver seu potencial criativo e adquirir conhecimento a partir da própria experiência.
 
"Aqui, temos um novo formato - que antigamente era conhecido como ‘Indústria do Conhecimento' -, onde os usuários e estudantes de Craíbas e região terão acesso à formulação tecnológica e à apropriação do saber, com foco em uma metodologia que une conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Essa parceria entre a MVV, a Prefeitura e o SESI/AL visam o fomento educacional local. Os ambientes integrados do SESI Tec têm o intuito de despertar o potencial criativo e empreendedor dos participantes, estimulando a solução de problemas na forma de projetos de impacto para a própria comunidade", diz Carlos Lyra, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA).
 
Nessa perspectiva, com o SESI Tec, o Grupo Appian Brazil e a MVV seguem com o compromisso de crescer junto com o município, investindo na localidade, para que cada vez mais jovens de Craíbas possam ter a oportunidade de se profissionalizar e se preparar melhor para o mercado de trabalho como um todo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.