09/03/2024 às 19h13min - Atualizada em 10/03/2024 às 00h00min

Ulan Galinski e Hercília Najara vencem etapa de XCO de Arcos da Internacional Chaoyang Estrada Real

Após vices no XCC de sexta-feira (08), ciclistas vencem no segundo dia de provas no interior mineiro

Flavio Perez Guimarães
https://onboardsports.pressroom.com.br/435131f792/ulan-galinski-e-hercilia-najara-vencem-etapa-de-xco-de-arcos-da-internacional-chaoyang-estrada-real.html
Alemão Silva

A cidade de Arcos (MG) recebeu, neste sábado (09) o segundo dia da primeira etapa da Internacional Chaoyang Estrada Real. A Avelar Sports, organizadora da competição, reservou a data para as provas de XCO, o Cross Country. 

Na categoria Elite (profissionais), as vitórias foram de Ulan Galinski e Hercilia Najara, atletas das equipes Caloi Henrique Avancini Racing e da Trek Estiloventura, respectivamente. 

Dessa forma, os dois se recuperaram na competição após serem vices na prova de XCC da última sexta-feira. 

Nas provas, os homens deram oito voltas em um percurso de 4,25 km enquanto as mulheres deram sete voltas no mesmo trajeto. Ulan completou em 1h19m46s042 e Hercilia concluiu em 1h23m47s208. 

Ulan Galinski fechou a primeira volta em apenas sexto lugar, enquanto Edson Rezende fechou na liderança. Aos poucos, o baiano cresceu na corrida e passou a rivalizar com Luiz Henrique Cocuzzi e, principalmente, com o colombiano Jhonattan Botero, que terminou em quarto lugar. O paulista, por sua vez, confirmou a segunda colocação, com 1h20m12s140. O pódio teve ainda outro colombiano, Diego Cuervo, com 1h20m12s140. 

"Sinceramente, não estava tão competitivo assim ontem (sexta-feira). Estava muito ansioso para a prova do XCO. Não é só uma simples física, tinha que ser tático e usar outros artifícios. Analisei muito o colombiano (Cuervo) e esperei a hora certa para atacar. Estou lutando muito para conseguir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. Tenho que agradecer à minha equipe por ter toda essa estrutura para eu poder performar", contou Ulan. 

Já Hercilia Najara fez uma prova um tanto quanto especial: ela começou mal, caiu duas vezes, viu Isabella Lacerda abrir uma vantagem de cerca de 15 segundos, mas se recuperou e venceu a prova. Depois, completaram o pódio Isabella Lacerda com 1h26m45s466 e Liege Walter, com 1h29min57s175. Após a conquista, a atleta de Belo Horizonte contou sobre a persistência:  

"Não queria assumir a ponta desde o início porque queria sentir as minhas adversárias e sentir as minhas pernas após a prova intensa do XCC de sexta-feira. Mas eu senti que estava bem, mesmo não sendo o meu melhor ritmo. Estava me freando e, na primeira volta, acabei caindo muito forte na primeira volta. Mas eu prometi para mim mesma que daria o meu melhor e não abriria mão disso. Fui acelerando, ganhando posições e aproveitei para fazer o meu próprio ritmo. Sinceramente, não fiz nada de diferente em relação ao XCC, mas não fui muito precisa no sprint final", desabafou Najara. 

Ao todo, foram 29 categorias neste sábado. Na Júnior, que dá acesso ao Elite, os vencedores foram Gustavo Nogueira e Anna Vitória de Oliveira. Eles deram cinco e quatro voltas no percurso, fechando em 54m19s440 e 54m22s599. 

Confira o resultado de todas as etapas

Sobre a etapa

A etapa de Arcos volta neste domingo (10), com as provas de XCM, a maratona. Todos os cerca de 1.500 ciclistas inscritos (profissionais e amadores) largarão às 9h. Há duas opções: o percurso longo (66 km) e o percurso curto (44 km).

As provas estão sendo disputadas no Parque Aquático Municipal, e a competição vale pontos para os rankings mundial e olímpico. As corridas desta sexta-feira e deste sábado tiveram comentários de Henrique Avancini. Maior atleta de MTB da história do Brasil, ele se aposentou em 2023. 

Após a etapa de Arcos, a Internacional Chaoyang Estrada Real terá ainda etapas em Itabirito (MG), entre os dias 29 e 31 de fevereiro, e Ouro Branco (MG), entre 17 e 19 de maio. Ambas já estão com inscrições abertas. 

Para rever a corrida desta sexta-feira e a do sábado, basta acessar o canal da Avelar Sports no youtube: 

Sexta-feira - XCC - https://www.youtube.com/watch?v=QISJc5uwHY4

Sábado - XCO - https://www.youtube.com/watch?v=6i2PkADNC8Q

A Estrada Real  

Famosa no Brasil, a Estrada Real é considerada a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. 

A Serra do Ouro Branco é uma importante área de recarga das bacias do rio Paraopeba e rio Doce. Apresenta uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade. Além disso, fornece toda a água que é consumida pela cidade de Ouro Branco.

Sobre a Avelar Sports:

Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI. Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.

Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.

Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real - Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano.

Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.

Mais Avelar Sports

A empresa conta ainda com empreendimentos rurais e transmissões esportivas via Youtube (principalmente em ciclismo). A Avelar também tem quatro lojas de artigos de ciclismo, com centenas de produtos. São três lojas físicas (duas em Conselheiro Lafaiete e uma em Belo Horizonte), além do e-commerce, encontrado no site https://www.avelarshop.com.br/, que tem a entrega mais rápida do Brasil por conta de uma parceria com o Mercado Livre. Os leitores da Onboard têm cupons de desconto, o ONBOARD5. Este é exclusivo em todo o site. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.