14/03/2023 às 14h39min - Atualizada em 15/03/2023 às 00h02min

Sarau do Grupo Rosas Periféricas acontece no dia 25 de março na ZL

SALA DA NOTÍCIA Eliane Verbena
https://verbenacomunicacao.blogspot.com/2023/03/sarau-do-grupo-rosas-perifericas.html
Divulgação
O Grupo Rosas Periféricas dá continuidade à atual temporada do Sarau da Antiga 28. O próximo evento acontece no dia 25 de março (sábado, às 19h30), ao ar livre, em frente à sede do grupo, na Rua Redução de Guarambaré, 39, que fica no Parque São Rafael (Zona Leste de São Paulo).

Essa atividade vem de encontro à proposta de formação de público na região, desenvolvida pelo Rosas Periféricas, que busca aproximar as pessoas da comunidade do fazer artístico e teatral. No Sarau elas podem participar efetivamente, expressando-se artisticamente, seja pela música, poesia ou literatura. O microfone fica aberto para quem quiser participar e mostrar seu talento (desde idosos/as até crianças). O grupo ainda faz sorteio de livros para incentivar a leitura.

“Realizar o Sarau da Antiga 28 é muito gratificante para nós. Ele é um território livre, em movimento, um espaço de coragem cuja dinâmica é bem diferente da nossa prática cotidiana no teatro. Há muita beleza e aprendizado nessa troca com tantas pessoas diferentes, oferecendo a elas a possibilidade de vivenciar algo novo”, comenta Gabriela Cerqueira, integrante do grupo. “A presença de crianças é muito expressiva. Algumas, inclusive, com dificuldades de leitura. Com estas, fazemos uma mediação, um pouco antes do evento, oferecendo apoio para que compreendam as palavras e consigam ler os poemas”, completa.

Esta atividade integra o projeto Teatro Maloqueiro: Memória e Acervo, contemplado pelo ProAC - Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, no Edital 50/2022 - Espaços Culturais / Apoio à Manutenção, Reforma, Ampliação ou Modernização. O projeto prevê a revitalização da sede do Grupo Rosas Periféricas, a organização e manutenção de seu acervo de cenários e figurinos, além da realização de cinco encontros do Sarau da Antiga 28 (o primeiro foi em fevereiro).

O Sarau da Antiga 28 foi criado pelo Grupo Rosas Periféricas, em 2016, propondo discussões e reflexões sobre temas relacionados à política, às mulheres, ao racismo, à diáspora negra e outros, tudo regado por muita poesia lida, recitada ou inventada, numa dinâmica que enfatiza a importância da cultura, da arte e da educação na vida das pessoas. Nomes como Marta Baião, Germano Gonçalves, Walner Danziger e Juliana Morelli já passaram pelo Sarau da Antiga 28, além do Coletivo Via e das bandas ArmaMentes, Fuga Operária e ManaTiana. Durante o ano de 2021, o Rosas Periféricas realizou encontros com saraus tradicionais da periferia de São Paulo para conhecer suas histórias e dinâmicas. Esta ação fez parte do projeto Rosas Faz 10 Anos - Memórias de Um Teatro Maloqueiro (contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo). Foram eles: Sarau da Cooperifa, Urbanista Concerto, Elo da Corrente, Comungar, Sarau no Kintal, Sarau do Binho, Sarau das Pretas, Sarau do Vale, Sarau da Brasa, Tem Coragem!?, Segunda Negra e Slam da Guilhermina. A vivência permitiu ao grupo aprofundar na pesquisa de linguagens para reestruturar e aprimorar o Sarau da Antiga 28. O nome vem do endereço de sua primeira sede, cuja Rua Martin Lumbria era conhecida como “antiga Rua 28”, no Parque São Rafael.

Sarau da Antiga 28
Com Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Monica Soares, Paulo Reis e Rogério Nascimento.
Data: 25 de março - Sábado, às 19h30
Local: Sede do Grupo Rosas Periféricas
Rua Redução de Guarambaré, 39 - Parque São Rafael (ZL). SP/SP.
Grátis. Duração: 1h. Livre.
Mais informações:
Instagram/rosasperifericas | Facebook/rosas.perifericas | YouTube/RosasPeriféricas
Próximas datas: 29 de abril | 27 de maio | 24 de junho.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.