05/03/2024 às 11h11min - Atualizada em 06/03/2024 às 00h01min

Parceria entre EBAC e Instituto KondZilla amplia oportunidades para jovens da periferia

Renovação da iniciativa para 2024 fortalece o compromisso com a transformação social

Júlia Paolieri
Pedro Kalli/EBAC.

A Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC) e o Instituto KondZilla renovaram por mais um ano a parceria que visa empoderar jovens de regiões periféricas do Estado de São Paulo por meio da educação e qualificação profissional em áreas criativas.

A partir dessa parceria, jovens formados pela Escola de Criadores, projeto educacional do Instituto KondZilla, são contemplados com bolsas de estudos em cursos oferecidos pela EBAC em áreas como Fotografia, Marketing Digital, Design Gráfico, entre outras. Dessa forma, os estudantes contam com uma formação complementar que visa facilitar sua inserção no mercado de trabalho

Na nova etapa, que começou em janeiro deste ano, 23 estudantes de São Miguel, na Zona Leste de São Paulo, que concluíram a Escola de Criadores em dezembro de 2023, ganharam bolsas de estudos da EBAC. Em janeiro e fevereiro de 2023, foram contemplados outros 30 estudantes, residentes das periferias do Guarujá, no litoral sul paulista.

Como funciona a parceria

O trabalho das duas instituições se complementa. Durante seis meses na Escola de Criadores, os estudantes contaram com aulas sobre economia criativa, marketing, criação de conteúdo e também aprenderam sobre as principais etapas de produção de um videoclipe. Após esse período, aqueles que finalizaram os estudos puderam escolher um dos 150 cursos da EBAC para complementar essa formação inicial e se aprimorar em uma área específica. 

Renan Almeida, educador líder do Instituto KondZilla, reconhece que a solução para os desafios desses jovens vem através do estudo e da cultura. “O Instituto tem como objetivo não apenas minimizar os dados alarmantes da desigualdade, mas transformar radicalmente a realidade desses jovens, oferecendo-lhes oportunidades reais de crescimento e desenvolvimento para que sejam protagonistas de suas próprias histórias.”.

A parceria entre EBAC e Instituto KondZilla e seus resultados vão ao encontro de ações afirmativas que vêm sendo adotadas em diferentes níveis nos últimos anos no Brasil. A adoção de cotas raciais e sociais, por exemplo, elevou a presença de estudantes no ensino superior público de 30,5% em 2010 para 51,2% em 2019, segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Em 2019, essas políticas afirmativas representaram 50,3% dos ingressantes em universidades federais, demonstrando eficácia na promoção da inclusão educacional.

Uma nova visão de futuro

Larissa Farinha de Souza foi uma das alunas beneficiadas da Escola de Criadores que ganhou bolsa de estudos da EBAC. Ela escolheu o curso de Marketing e Gestão de Projetos de E-commerce, devido ao seu potencial expansivo e aplicabilidade no mercado atual, vendo uma oportunidade de se destacar em uma área promissora que vem crescendo a cada ano.

"A experiência foi transformadora, me permitindo aplicar o conhecimento adquirido em um estágio e, posteriormente, alcançar uma promoção,", refletiu a estudante sobre o poder do conhecimento e da educação contínua.

Após concluir o curso inicial, sua jornada educacional não parou. Ela expandiu os estudos para cursos complementares, encontrando na EBAC a base para seu crescimento profissional.

“A educação é um caminho poderoso. A parceria visa abrir portas para que eles não só sonhem com um futuro melhor, mas também tenham as ferramentas necessárias para tornar isso possível”, afirma  Juliana Vianna, Gerente de Parcerias e Eventos Presenciais da EBAC.
 

Sobre a EBAC

A EBAC é uma instituição de ensino inovadora, que oferece mais de 150 cursos online, com foco em educação continuada e desenvolvimento de competências profissionais nas áreas de Design, Software, Programação & Data, Marketing, Audiovisual, Moda, Games e Negócios, além de uma série de iniciativas que preparam o aluno para a inserção no mercado de trabalho.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.