01/03/2024 às 15h08min - Atualizada em 05/03/2024 às 00h01min

Curso gratuito capacita jovens de Marabá em design com metal, por meio de solda e fundição

A Oficina dos Sonhos, patrocinada pela Sotreq, está com inscrições abertas de 26 de fevereiro a 19 de março

P. Santos
Divulgação
Há uma variedade considerável de atividades no setor de design com metais, uma área especializada com numerosas e vantajosas oportunidades de carreira para os interessados em seguir um ofício que resistiu ao teste do tempo. Afinal, a função remete ao início da civilização, aos primeiros metais e ferreiros descritos nos livros de história. Para quem mora em Marabá (565 km de Belém) e quer se profissionalizar no setor, a Sotreq promove a Oficina dos Sonhos, que está com inscrições abertas de 26 de fevereiro a 19 de março para jovens a partir de 18 anos de todos os gêneros, cursando ou com ensino médio concluído.

Hoje, a área abrange design de móveis, esculturas, artefatos industriais, utensílios domésticos e objetos de decoração, entre outros, e se capacitar não requer o tempo e o investimento financeiro normalmente associados a um diploma universitário tradicional de quatro anos. A Oficina dos Sonhos utiliza a instrumentalização e manipulação de técnicas e procedimentos para o uso do ferramental e materiais. Os alunos exploram técnicas de acabamento e aprimoramento específicas para ressaltar a singularidade do metal. A solda não é apenas um ofício, mas um caminho para a concretização de sonhos e desenvolvimento de importantes habilidades profissionais e artísticas.

A iniciativa é uma realização do Instituto São Paulo de Arte e Cultura – Plano Anual 2024 (ISPAC), Ministério da Cultura e Governo Federal, com o apoio da Prefeitura Municipal de Marabá e do Senai Marabá, e patrocínio da Sotreq,  por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Para se inscrever, é só acessar e preencher o link abaixo: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfhMmWhacYpJNCH8GhMnWxVvTEt-PdOpx3Jf93kFaqRS7MF1g/viewform?usp=sf_link.

A lista dos selecionados será divulgada nas páginas do Facebook/Instagram do projeto no dia 21 de março. As vagas são limitadas. O curso é totalmente gratuito – incluindo uniforme, material e EPI’s – e apresenta no programa as disciplinas de desenho técnico, metodologia de projeto, solda e fundição, totalizando 196 horas de carga horária, com dois encontros semanais. No final da capacitação, será realizada uma exposição com os trabalhos dos alunos em local a ser definido. As aulas terão início no dia 25 de março e os participantes serão divididos em quatro turmas:
 
  • Turma 1: Segundas e Terças - das 07h30 às 11h30
  • Turma 2: Segundas e Terças - das 13h00 às 17h
  • Turma 3: Quartas e Quintas - das 07h30 às 11h30
  • Turma 4: Quartas e Quintas - das 13h00 às 17h

Como em todas as carreiras, aprimorar os conhecimentos certos e buscar o treinamento, a certificação e a educação adequados podem ajudar a se destacar no pool de talentos, obter mais retornos de chamada e conseguir mais chances de trabalho.

Serviço:
Oficina dos Sonhos – Design com Metal – Marabá
Inscrições: de 26 de fevereiro a 19 de março .
Início das aulas: 25 de março.
Local: Senai - Folha 29, Quadra 28, Lote 41- Nova Marabá, Marabá – PA

Faixa etária: para jovens a partir de 18 anos. Carga horária: 196 horas.
Disciplinas: Desenho Técnico, Metodologia de Projeto, Solda e Fundição
100% gratuito, incluindo uniforme, material e EPIs.

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfhMmWhacYpJNCH8GhMnWxVvTEt-PdOpx3Jf93kFaqRS7MF1g/viewform?usp=sf_link

Realização: Instituto São Paulo de Arte e Cultura – Plano Anual 2024 (ISPAC), Ministério da Cultura e Governo Federal
Patrocínio: Sotreq, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Apoio: Prefeitura Municipal de Marabá e do Senai Marabá.

Redes Sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/nucleoficinadosonhos
Instagram: @nucleoficinadosonhos 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.