29/09/2023 às 14h53min - Atualizada em 30/09/2023 às 20h14min

Jovens de Araraquara em situação de vulnerabilidade terão acesso a curso gratuito de Programação e Coding

O projeto Mentes Brilhantes é viabilizado por leis de incentivo à cultura, incluindo o Pronac - Programa Nacional de Apoio à Cultura, e conta com o patrocínio do Grupo Lupo, além do apoio da Think Projetos. Inscrições abertas até 5 de outubro.

B. Ribeiro
Banco de Imagens
Estão abertas até 5 de outubro as inscrições para o curso gratuito de Programação e Coding para jovens acima de 16 anos moradores de Araraquara e região. O projeto Mentes Brilhantes atenderá 100 estudantes em situação de vulnerabilidade social, a partir de 16 anos, que serão divididos em quatro turmas de 25 alunos cada. Durante as aulas serão abordados assuntos pertinentes ao desenvolvimento de aplicações, como linguagens de programação, algoritmos, e operações de entrada e saída.

A iniciativa é uma realização do Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), viabilizada por leis de incentivo à cultura, incluindo o Pronac - Programa Nacional de Apoio à Cultura, e conta com o patrocínio do Grupo Lupo, marca referência no mercado têxtil brasileiro, além do apoio da Think Projetos. A expectativa é repetir o curso em 2024.

A capacitação, com duração de 196 horas, será realizada no Shopping Lupo e prevê acompanhamento escolar, sendo verificadas a assiduidade, notas e disciplina, fora o estabelecimento de metas consistentes de aproveitamento individual para cada aluno feitas pelo coordenador pedagógico.

Todos os alunos terão acesso a um ambiente totalmente equipado, incluindo mobiliário, estações de trabalho, servidores, programas e internet de alta  velocidade. Para estes jovens, a participação da capacitação amplia as possibilidades de atuar na área de TI, que é um campo profissional promissor, bem remunerado e com possibilidades reais de ascensão profissional.

Após a formação na área de programação, os participantes terão a oportunidade de se especializar ainda mais nos anos seguintes, podendo ingressar no mercado de trabalho em TI, desenvolver projetos próprios, ou até mesmo juntar-se com ex-colegas de curso e elaborar a criação de novas startups.

Os participantes serão selecionados pela equipe do Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), responsável pela realização do projeto. Para se inscrever e concorrer a uma vaga, os interessados devem preencher o formulário online publicado no link até o dia 05 de outubro. O resultado do processo seletivo, com a lista final dos selecionados, será divulgado nas redes sociais do projeto Mentes Brilhantes no dia 06 de outubro. A previsão é que o curso inicie no dia 09 de outubro.

“Estamos muito felizes em colocar o projeto de programação em prática. Esperamos que esta iniciativa contribua significativamente  para o desenvolvimento tecnológico e para a transformação social dos participantes. A Lupo é uma empresa centenária que consegue conciliar tradição e inovação, mantendo-se atualizada com as novas demandas do mercado e, nesses 102 anos de empresa, posso afirmar que um dos segredos da nossa longevidade é a inquietude dos nossos times, compostos sempre por pessoas dispostas a encantar o cliente com a criatividade, qualidade e inovação da Lupo”, comenta Carlos Mazzeu, Diretor Superintendente da Lupo.

O curso Mentes Brilhantes tem como objetivo estimular a inclusão social e criar oportunidades de negócio e inovação para o varejo e outros setores econômicos. O treinamento tem como prática reunir no mesmo ambiente as principais pessoas envolvidas com o processo de inovação, sendo estes - profissionais, universidades e empresas.

A ideia do projeto é aproximar e integrar este grupo, em busca de criar um ambiente favorável ao empreendedorismo e a criação de novos conhecimentos e soluções. O convívio dos diversos talentos e de variadas áreas, além de aflorar a criatividade coletiva, traz outros benefícios, como: qualificação da mão de obra, redução do custo de novas tecnologias, geração de empregos e melhora no crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

“Essa nossa iniciativa foi elaborada a partir da crescente demanda no mercado de trabalho por profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação (TI). Em uma sociedade cada vez mais interconectada e globalizada, formar novos programadores é fundamental para suprir as necessidades de empresas, setor público e terceiro setor”, completa Mazzeu.

Serviço – Evento

Inauguração Curso Mentes Brilhantes
Data: 09/10/2023
Local: Rua Gonçalves Dias, 543 - Araraquara/SP
Cronograma das turmas:
- Turma 1: segunda e quarta 9h às 12h
- Turma 2: segunda e quarta 14h às 17h
- Turma 3: terça e quinta 9h às 12h
- Turma 4: terça e quinta 14h às 17h
- A cada quinze dias: as turmas terão aulas às sextas feiras (laboratório) - 9h às 12h e 14h às 17h

Inscrições até 05 de outubro pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfG9oSdnDWgrClxPw_eT7OIKIC4QGyZ6Y_IV6S3Ucckb-8rCA/viewform








 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.