29/09/2023 às 12h31min - Atualizada em 30/09/2023 às 20h11min

Dia Mundial do Coração: hábitos saudáveis auxiliam na prevenção de doenças

Para evitar complicações, é essencial manter em dia a saúde cardiovascular

Camila Crepaldi
Divulgação
Mais de 400 mil pessoas morrem por doenças cardiovasculares por ano, no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde; o que representa um óbito a cada 90 segundos.

O médico e professor do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, Mauro Machado, destaca no Dia do Coração, em 29 de setembro, a real necessidade de prevenir doenças cardiovasculares e alerta quanto aos estágios de prevenção de cada uma delas. 
 
Segundo o docente, problemas como diabetes, hipertensão arterial, aumento nos níveis de colesterol e  dos triglicerídeos, são fatores de risco e podem levar a diversos problemas de saúde e até a morte. Nestes casos, o tratamento preventivo é fundamental para proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente, já que estes problemas muitas vezes são silenciosos (não geram sintomas nos pacientes).
 “Fatores de risco são condições, comportamentos ou características que aumentam a probabilidade de uma pessoa desenvolver problemas no coração ou nos vasos sanguíneos. Esses fatores merecem atenção”, alerta Mauro Machado. 
 
A seguir, o médico dá orientações para prevenir doenças cardiovasculares ou agravamento delas:
  • Abandonar o sedentarismo, o tabagismo
  • Praticar atividade física, conforme orientação médica -geralmente recomenda-se trinta minutos de caminhada, pelo menos três vezes por semana, esta medida já é um grande benéfico ao coração; 
  • Manter uma alimentação saudável, sem gorduras ou frituras, dando preferência às carnes brancas; 
  • Inserir vegetais, folhas e legumes nas refeições; 
  • Evitar o consumo excessivo de açúcar, massas, pães e alimentos industrializados; 
  • Restringir a ingestão de bebidas alcoólicas. 
 
“Ter o acompanhamento de um médico da família é fundamental para a manutenção da saúde, identificação de problemas de saúde e para indicação de especialistas, como o cardiologista, essencial no tratamento e diagnóstico precoce de doenças do coração. Exames periódicos devem ser realizados de acordo com as indicações do médico que deve ser informado de qualquer interrupção medicamentosa ou manifestações atípicas na saúde do paciente”, conclui Mauro Machado.

Controlar e gerenciar esses fatores de risco por meio de mudanças no estilo de vida, medicamentos e acompanhamento médico regular podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.




Sobre a FACULDADE PITÁGORAS  
Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras, já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados da Bahia e do Maranhão, presta inúmeros serviços à população com iniciativas e projetos de ação social, impactando positivamente as comunidades dos municípios onde as unidades estão implantação, por meio de atividades que permitem o desenvolvimento dos alunos no que tange as competências alinhadas às práticas de aprendizagem que impactam positivamente a formação desses profissionais. As instituições possuem parceria com clínicas, unidades básicas de saúde e hospitais que atendem a população, possibilitando uma preparação para a inserção dos alunos no mercado de trabalho. Para mais informações, acesse o site.  


Camila Crepaldi 
[email protected]
(11) 99577-9020


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.