28/09/2023 às 11h08min - Atualizada em 30/09/2023 às 20h10min

Nacionalidade Portuguesa pode ser atalho para os EUA

Advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa fala sobre as vantagens para cidadãos portugueses na obtenção de vistos americanos

Assessoria Comunicação Conectada
Maurício Gonçalves, advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa
Freepik

Muitos não sabem, mas quem possui a nacionalidade portuguesa tem acesso facilitado aos Estados Unidos. Esta é uma grande vantagem para quem deseja estar em território norte-americano — mesmo que por tempo determinado — sem a necessidade de ter um visto.

Hoje, Portugal faz parte do Visa Waiver Program (VWP), o Programa de Isenção de Vistos do governo norte-americano. Com ele, os portugueses podem viajar para os EUA a turismo ou a negócios, por um período de até 90 dias.

O advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa, Maurício Gonçalves, explica que, para garantir o acesso, é preciso solicitar uma pré-autorização (ESTA) por meio de um formulário, que deve ser preenchido e aprovado antes de viajar. “Sem a ESTA, não é possível adentrar o território norte-americano”, afirma.

Vale ressaltar que o programa não permite e nem dá direito a moradia no país, além do período pré-estabelecido. Caso o interessado queira estender a sua permanência no país, será necessário solicitar um visto de residência.

Essa oportunidade abre muitas portas para quem deseja iniciar uma vida no território ianque. “Ter esse acesso facilitado possibilita que luso-brasileiros e portugueses vivenciem o país, possam fazer negócios e se preparar para conseguir um visto de residência definitivo”, explica Maurício.

 

Modalidade de visto que amplia tempo de estadia e serve para investidores

Os interessados em estender o prazo de permanência no país, devem buscar outros vínculos entre Portugal e Estados Unidos, como o visto E2, por exemplo. Essa modalidade oferece um visto de não imigrante para países que possuem o Tratado de Comércio e Navegação com o governo norte-americano.

O E2 também é temporário, mas sua duração varia entre 2 a 5 anos, sendo considerado uma alternativa para quem planeja viver nos EUA. É uma opção acessível para empresários e investidores, visto que o documento é voltado a pessoas que investem em empresas norte-americanas, seja um negócio novo ou já existente.

Ele é concedido a pessoas nascidas em países listados como parceiros comerciais dos Estados Unidos e, apesar de não oferecer o Green Card, ele pode ser renovado indefinidamente — desde que o investimento permaneça ativo.

Informações importantes e requisitos para ter acesso ao visto E2:

  • Pessoas nascidas em países listados como parceiros comerciais dos Estados Unidos;
  • Aporte de no mínimo US$ 100 mil (cerca de R$ 500 mil);
  • O investimento tem que gerar empregos;
  • Pode ser renovado, desde que o investimento continue ativo;
  • Comprovado por um plano de negócios, declarações fiscais e formulários.

Segundo o advogado, há certas características e vantagens que chamam atenção dos investidores e empresários nesta modalidade de visto. “Sua emissão costuma ser mais rápida, dispensa vínculo empregatício, além de oferecer a opção do titular imigrar com a família”, ressalta Maurício Gonçalves.

Dessa maneira, os brasileiros que desejam ir para os Estados Unidos podem utilizar a cidadania portuguesa como um atalho. Para Maurício, que possui vasta experiência em processos que envolvem a naturalização, os interessados devem buscar escritórios especializados para facilitar os processos e garantir um bom resultado.

“Muitas pessoas tentam resolver por conta própria e, por vezes, conseguem. No entanto, alguns casos são mais complexos que outros e, por isso, a presença de um profissional pode ser fundamental para evitar gastos e avançar com mais eficiência”, conclui.

 

Sobre Maurício Gonçalves:

Maurício Gonçalves é advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa. Reside e atua em Portugal há 23 anos. Tem vasta experiência em processos de nacionalidade portuguesa, homologações de divórcio, questões sucessórias, validação de diplomas e vistos diversos. Possui uma equipe preparada para lidar com qualquer demanda jurídica e notarial em Portugal.  


Acesse:

https://instagram.com/cidadania.portuguesa


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.