10/09/2023 às 14h30min - Atualizada em 11/09/2023 às 00h02min

Confira os cursos e oficinas culturais do Governo de SP em setembro

Programação conta com cursos e oficinas gratuitos em Museus, Oficinas Culturais e Fábricas de Cultura do Estado de SP

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/confira-os-cursos-e-oficinas-culturais-do-governo-de-sp-em-setembro/

As instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo realizam, no mês de setembro, cursos e oficinas com foco em diversas áreas, como música, moda, pintura e poesia, com inscrições gratuitas e vagas limitadas.

Confira a programação dos cursos e oficinas:

CAPITAL

Casa das Rosas
17ª Primavera dos Museus
Serão descobertos, nesta oficina, os mistérios das diferentes formas de vida presentes no jardim da Casa das Rosas. A ação é inspirada nos objetivos da Agenda 2030 da ONU e da temática proposta pela Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.
Formato: Presencial, no Jardim da Casa das Rosas
Data: 22/09
Horário: 14h às 15h30
Inscrições aqui até 21/09 (35 vagas)

Casa das Rosas
Setembro Azul: Poema-Colagem
Realizada no Mês da Visibilidade da Comunidade Surda, a oficina utilizará recortes e colagem como base para a construção de poemas autorais pelos participantes. Serão abordados temas das artes de vanguarda do século XX e a poesia concreta brasileira. O evento será acessível na Língua Brasileira de Sinais.
Formato: Presencial, no Jardim da Casa das Rosas
Data: 29/09
Horário: 14h às 15h30

Casa Mário de Andrade
Setembro Azul: Aula de Libras para Crianças
O contato e a socialização com a cultura surda serão promovidos de forma leve em oficina onde sinais básicos em Libras (Língua Brasileira de Sinais) serão ensinados para o público escolar em geral e em oficinas para crianças acompanhadas de familiares.
Formato: Presencial
Data: 02/09
Horário: 10h às 12h
Inscrições aqui até 01/09 (20 vagas)

Museu da Língua Portuguesa
A musicalidade e a vocação poética do português do Brasil
Há sempre uma dimensão de canto na fala, assim como há sempre um pouco de fala quando cantamos. A língua portuguesa, desde sua origem europeia, quando derivou do galego, apresentou uma vocação poética notável: os primeiros documentos redigidos em português são letras de canções. No Brasil, a canção popular é uma das mais intensas manifestações do nosso idioma. A proposta do curso é atentar para as contribuições das sonoridades das palavras de origem tupinambá e banto para a musicalidade da nossa língua.
Formato: Presencial
Data: 23/9
Horário: Das 9h às 13h
Inscrição em: [email protected] (número de vagas limitado)

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
Oficinas de ofício como geração de renda
Participantes irão aprender técnicas de criação, corte e impressão manual para serem aplicadas em tapetes de modelo capacho. Será possível criar modelos exclusivos para diversos locais, como residências, comércios e automóveis. Todo material será fornecido gratuitamente.
Formato: Presencial
Datas: 14/9 a 28/9 – quintas-feiras
Horário: 19h às 21h
Inscrições aqui até 12/09 (12 vagas)

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
Robótica: Semáforo inteligente com arduíno
A robótica será utilizada como plataforma de ensino para o desenvolvimento e formação de habilidades criativas dos participantes. Componentes eletrônicos, como placa arduíno, sensores e leds de sinalização, serão utilizados para a montagem de um semáforo inteligente. Todo material será disponibilizado gratuitamente durante a atividade.
Formato: Presencial
Datas: 16/9 a 23/9 – sábados
Horário: 9h30 às 11h30
Inscrições aqui até 12/09 (10 vagas)

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Aula de Yoga com Dani Mesquita
As aulas são feitas no chão sobre um tapete de borracha ou EVA. É acompanhada também por sons agradáveis de músicas que favorecem a concentração e o relaxamento. A característica principal da Hatha Yoga é a atenção plena na ação. É recomendado ao praticante o uso de roupas confortáveis e esportivas.
Formato: Presencial | Rua Franklin do Amaral, 1575
Data: 6 a 27/9, quintas-feiras
Horário: 17h às 18h
Sem necessidade de inscrição.

Fábrica de Cultura Brasilândia
Trilha de Cultura Maker para Crianças
Considerada a quarta revolução industrial, as técnicas e conceitos de Cultura Maker são abordados nessa trilha prática e teórica.
Formato: Presencial | Avenida General Penha Brasil, 2508
Data: de 2/9 a 25/11, terças e quintas
Horário: 9h às 12h
Inscrição até 14/9 (aqui)

Fábrica de Cultura Brasilândia
Trilha de Criação de Moda
Venha criar moda: processo criativo a partir das referências do aprendiz, pesquisa de imagens, moodboard, ressignificar e desconstruir vestimentas usadas e doadas.
Formato: Presencial | Avenida General Penha Brasil, 2508
Data: de 16/9 a 14/10, sábados
Horário: das 9h às 12h
Inscrição até 14/9 (aqui)

Fábrica de Cultura Capão Redondo
Trilha de Criação de Videoclip
Tenha contato com as principais ferramentas para você criar um videoclipe, do processo criativo desde a ideia e redação do roteiro, passando pela pré-produção, planejamento, até a filmagem e edição.
Formato: Presencial | Rua Bacia de São Francisco, s/n
Data: 9/9 a 28/10, sábados
Horário: das 10h às 13h
Inscrição até 22/9 (aqui)

Fábrica de Cultura Diadema
Trilha de Introdução a Impressão 3D
Nesta trilha aprenda as técnicas relacionadas à impressão 3D, aprendendo o funcionamento do equipamento, especificação de materiais, limitações da máquina, preparação e execução de arquivos além de boas práticas no desenvolvimento de objetos de plástico.
Formato: Presencial | Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema
Data: de 16/9 a 18/11, sábados
Horário: das 14h às 16h
Inscrição até 1/10 (aqui)

Fábrica de Cultura Jaçanã
Trilha de Linguagens do Graffiti
Através da pintura coletiva, criação de personagens, estilização de letras e outras composições com materiais diversos. Voltada para o público infantil e adolescente, a idéia da trilha é mesclar Graffiti e Arte Urbana ao contexto de iniciação artística infantil, abrangendo as possibilidades criativas.
Formato: Presencial | Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360
Data: 5/9 a 21/11, terças-feiras
Horário: 9h às 11h45
Inscrição até 22/9 (aqui)

Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Trilha de Pilotagem de Drone
Venha aprender o manuseio de drone, conhecendo a aeronave e seus principais componentes, assim como os cuidados com o equipamento.
Formato: Presencial | Rua Antônio Ramos Rosa, 651
Data: 13/9 a 15/11, quartas-feiras
Horário: das 14h às 16h
Inscrição até 23/9 (aqui)

Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul, Diadema, Osasco e Iguape
Oficina Palavras, Rimas e Poesia com King Abraba
Na oficina Palavras: rimas e poesias, a poeta e MC King Abraba compartilha suas vivências nos processos de escrita que vem desenvolvendo estando nos Slams, nos saraus e na construção de seus livros e livretos já publicados. O encontro também vai na direção de apresentar possibilidades de publicações passando pelo universo dos zines, livretos e livros.
Formato: Presencial

Datas e horários: Jaçanã, dia 5/9; terça-feira, das 10h às 12h; Diadema, dia 6/9, quarta-feira, das 10h às 12h; Vila Nova Cachoeirinha, dia 12/9, terça-feira, das 10h às 12h; Brasilândia, dia 12/9, terça-feira, das 14h às 16h; Jardim São Luís, dia 13/9, quarta-feira, das 10h às 12h; Capão Redondo, dia 13/9, quarta-feira, das 14h às 16h; Osasco, dia 19/9, terça-feira, das 14h às 16h; Iguape, dia 22/9, sexta-feira, das 14h às 16h.
Sem necessidade de inscrição.

Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul, Diadema, Osasco e Iguape
Oficina Montando a História com Soberana Ziza
A artista Soberana Ziza convida os participantes a se aproximarem dos monumentos e lugares em que a presença negra se fez presente. Cada participante irá confeccionar seu próprio quebra cabeça com um monumento ou lugar de destaque da cidade utilizando a técnica da sublimação.
Formato: Presencial

Datas e horários: Brasilândia, dia 14/9, quinta-feira, das 10h às 12h; Vila Nova Cachoeirinha, dia 14/9, quinta-feira, das 14h às 16h; Capão Redondo, dia 19/9, terça-feira, das 10h às 12h; Jardim São Luís, dia 19/9, terça-feira, das 14h às 16h; Jaçanã, dia 20/9, quarta-feira, das 14h às 16h; Diadema, dia 22/9, sexta-feira, das 14h às 16h; Osasco, dia 26/9, terça-feira, das 10h às 12h; Iguape, dia 29/9, sexta-feira, das 14h às 16h.
Sem necessidade de inscrição.

Fábrica de Cultura Osasco
Oficina de Gravura com Equipe de Biblioteca
Vamos adentrar o universo da literatura de cordel e explorar a técnica de gravura como experimento de processo criativo e instrumento de preservação da cultura popular.
Formato: Presencial | Rua Santa Rita, s/n – Jardim Rochdale – Osasco/SP
Data: 12/9, terça-feira
Horário: 14h30 às 16h
Faixa Etária: maiores de 8 anos
Sem necessidade de inscrição.

INTERIOR

Museu da Imigração
Oficina | Gestão de Arquivos (Presencial em Tatuí)
A oficina sobre gestão de arquivos tem como objetivo apresentar os princípios e procedimentos da arquivística e diplomática, a fim de oferecer subsídios para os profissionais da cultura gerirem massas documentais acumuladas e criarem suas rotinas técnicas. A ação é oferecida pelo Museu da Imigração, no âmbito do Programa Conexões Museus SP, em parceria com o Museu Histórico Paulo Setúbal. A atividade tem 20 vagas disponíveis, dirigidas a profissionais do Polo 5 do SISEM-SP, e acontecerá presencialmente no município de Tatuí.
Formato: Presencial
Data: 13/09
Horário: 10h às 12h e das 14h às 16h

Casa das Rosas
Acervos, comunidade e territórios
Compreendendo curadoria como um conjunto de ações interdependentes e necessárias para o cumprimento da missão institucional junto a diferentes públicos, o curso terá como objetivo refletir sobre as potencialidades que os projetos expositivos podem ter para a interpretação dos acervos, a articulação das comunidades e a reflexão de questões importantes para os territórios onde os museus estão situados.
Formato: Presencial, no Museu do Folclore de São José dos Campos
Datas: 18/09
Horário: 10h às 12h e das 14h às 17h

LITORAL

Museu do Café
17ª Primavera dos Museus | Oficina de Pintura
Em comemoração ao aniversário de 101 anos do prédio da Bolsa Oficial de Café, uma oficina de escultura para iniciantes será ministrada pelo artista Luis Garcia Jorge. Na ocasião, os participantes poderão produzir miniaturas de argila inspiradas nas quatro esculturas presentes na Torre do Relógio do edifício.
Formato: Presencial
Data: 23/09
Horário: 15h
Inscrição em: [email protected]

O post Confira os cursos e oficinas culturais do Governo de SP em setembro apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.