08/09/2023 às 11h01min - Atualizada em 10/09/2023 às 00h01min

IV Festival Cine Inclusão acontece com foco no envelhecimento e dá protagonismo a pessoas idosas

Eliane Verbena
https://verbenacomunicacao.blogspot.com/2023/09/iv-festival-cine-inclusao-acontece-com.html
Abrigo ao Sol, de Emerson Evêncio (ES) - Divulgação
Entre os dias 16 e 23 de setembro, acontece o IV Festival Cine Inclusão, maior evento cinematográfico dedicado às pessoas 60+, com programação gratuita. As sessões acontecem no Cine Marquise e no Cine Bijou, ambos na região central da cidade de São Paulo, e também no Cine Favela, em Heliópolis. A programação completa pode ser acessada pelo site www.cineinclusao.com.br.

Serão exibidos 28 filmes nacionais, divididos em duas categorias: Mostra Competitiva - 15 curtas-metragens cujos temas convidam o espectador a refletir sobre o envelhecimento sob vários pontos de vista; e Mostra 60+ em Ação - 8 filmes realizados por diretores/as com mais de 60 anos, traçando um panorama de artistas profissionais e amadores nesta faixa etária que se dedicam à produção audiovisual.

A abertura do Festival (16/9), acontece no Cine Marquise. Às 11 horas, ocorre um debate sobre A Atuação do Profissional 60+ no Audiovisual de Hoje, com participação de Gilda Bandeira de Mello (criadora de conteúdo e integrante do canal Avós da Razão), Willem Dias (montador, responsável pela edição de filmes como Os Matadores e À Margem do Lixo), Wilson Cortez (fotógrafo e cineasta, cujo curta Invisíveis será exibido no Festival) e mediação do jornalista e escritor Ygor Kassab. Na sequência, às 12h, tem exibição do longa-metragem Capitão Astúcia, de Filipe Gontijo, com Fernando Teixeira e Nívea Maria como protagonistas.

Idealizado e dirigido pelo produtor Daniel Gaggini e com curadoria de Luciana Rossi e Ygor Kassab, a edição 2023 foi dividida em duas etapas. A primeira aconteceu entre os dias 3 de junho e 23 de julho, com realização de oficinas de cinema para moradores 60+ das regiões de Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Heliópolis e Paraisópolis. Quatro curtas-metragens foram produzidos pelos alunos e serão exibidos encerramento do evento (23/9, a partir das 11h), no Cine Marquise. Na ocasião, também serão anunciados o Melhor Filme da Mostra Competitiva (eleito pelo público) e o(a) vencedor(a) do Concurso de Roteiro, novidade desta edição, selecionado entre 91 trabalhos inscritos por roteiristas 60+.

As exibições da Mostra 60+ em Ação ocorrem no Cine Bijou, no dia 16/0, às 18h, e no Cine Favela, no dia 20/9, às 19h. E a Mostra Competitiva tem exibições somente no Cine Bijou, no dia 17/9: Grade 1, às 16h, e Grade 2, às 18h. Os filmes contam com legenda descritiva, e as sessões de abertura e encerramento, além do debate, com intérprete de Libras.

Para a curadora Luciana Rossi, “a Mostra 60+ em Ação é uma reverência à essa prolífica produção de curtas-metragens e mostra que a criatividade e a disposição para contar histórias não têm limite de idade. Desejamos desconstruir percepções negativas ou limitadas, promover uma compreensão mais ampla do envelhecimento e celebrar as contribuições que os idosos podem dar à comunidade”. Já sobre a Mostra Competitiva ela diz: “a inclusão de pessoas 60+ no audiovisual tem sido uma necessidade cada vez maior em uma sociedade que envelhece dia após dia, e ainda assim nega a velhice. Buscamos compor um mosaico que vai ao encontro dessas questões, abordando também assuntos como sexualidade, tradições culturais, memórias e experiências de vida, convidando o espectador a refletir sobre o envelhecimento e desconstruir preconceitos”. O Idealizador Daniel Gaggini reforça dizendo que “além de dar visibilidade a filmes dentro deste contexto, o objetivo da quarta edição do Festival Cine Inclusão é propor o combate ao etarismo por meio da arte, a interação e o intercâmbio de experiências e conhecimento e debater sobre a importância da arte na inclusão sociocultural da pessoa idosa”.

O Festival Cine Inclusão - A primeira edição do Festival aconteceu em 2015 nas Comunidades de Capão Redondo e Cidade Tiradentes, tendo filmes produzidos por associações e/ou entidades que utilizam o cinema como ferramenta de inclusão. Além da exibição de 24 filmes, 60 moradores dessas regiões foram capacitados no fazer cinematográfico, resultando em dois curtas-metragens que foram exibidos no encerramento do evento e, posteriormente, em festivais de cinema nacionais. A sessão de encerramento ocorreu no Cineclube do Memorial da América Latina. A segunda edição foi realizada em 2017, tendo já a Terceira Idade como tema central, e ocorreu nas Comunidades de Heliópolis e Paraisópolis. Também foram exibidos 24 filmes, e 60 pessoas idosas moradoras locais participaram das oficinas e produziram dois curtas, que foram exibidos no encerramento do Festival e, após, em festivais de cinema nacionais. As sessões de abertura e encerramento foram na Unibes Cultural. Também houve debates e transporte gratuito a todos os interessados. A terceira edição foi virtual, em outubro de 2022, devido à pandemia. A atriz Ruth de Souza foi a personalidade homenageada no evento. Foram exibidos 25 curtas-metragens nacionais e de países de língua portuguesa, como Portugal e Moçambique, e uma oficina com o tema Desmistificando as Redes Sociais foi oferecida gratuitamente para mais de 80 pessoas 60+.

IV Festival Cine Inclusão
Início: 16 de setembro, sábado, a partir das 10h
Encerramento: 23 de setembro, sábado, a partir das 10h
Programação completa: @cineinclusao ou www.cineinclusao.com.br
Informações: [email protected] e (11) 97605-8684 (só WhatsApp)
Ingressos: Gratuitos. Classificação: Livre.
Acessibilidade: Legenda descritiva (Mostras) e intérprete de Libras (abertura e encerramento).
Transporte gratuito: Verificar na programação.
Fotos, release completo, programação e vídeos do FESTIVAL CINE INCLUSÃO clique neste link!

16 de setembro – Sábado (Abertura)
Abertura do IV Festival Cine Inclusão
Local: Cine Marquise - Avenida Paulista, 2073 - Consolação. SP/SP.
Transporte grátis: Moradores de Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Heliópolis e Paraisópolis. Reservas: @cineinclusao, [email protected] e WhatsApp (11) 97605-8684.
11h – Bate-papo: A Atuação do Profissional 60+ no Audiovisual de Hoje
Com: Gilda Bandeira de Mello, Willem Dias e Wilson Cortez. Mediação: Ygor Kassab.
12h – Sessão de abertura - Filme: Capitão Astúcia (Fic./90’/DF. 2022) - Direção: Filipe Gontijo.

16 de setembro – Sábado (Mostra)
Local: Cine Bijou - Praça Franklin Roosevelt, 172 - Centro Histórico. SP/SP.
Transporte grátis: Moradores de Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Heliópolis e Paraisópolis. Reservas: @cineinclusao, [email protected] e WhatsApp (11) 97605-8684.
18h - Mostra 60+ Em Ação
Duração total: 95 minutos - Os Alquimistas (Doc/20’/BA) - Direção: Adroaldo Almeida. Vidas Amargas (Exp/16’/PB) - Direção: Marcos Veloso. Partizan (Fic/10’/RJ) - Direção: Eduardo Souza Lima. Entraves (Fic/7’/MT) - Direção: Marithê Azevedo. Nhane Ramoi (Doc/14’/RJ) - Direção: Maia Lannes. Invisíveis (Exp/9’/SP) - Direção: Wilson Cortez Ribeiro. O Sonho de Zezinho (Fic/20’/BA) - Direção: Edmundo Lacerda.

17 de setembro - Domingo
Local: Cine Bijou - Praça Franklin Roosevelt, 172 - Centro Histórico. SP/SP.
Transporte grátis: verificar em 16/9.
16h - Mostra Competitiva – Grade 1
Duração total: 99 minutos - Elos da Matriarca (Doc/20’/PE) - Direção: Thor de Moraes Neukranz. Maria (Doc/8’/RS) - De: Guilherme Carravetta De Carli. Firmina (Fic/15’/SP) - Direção: Izah Neiva. Aos Finais de Domingos (Fic/8’/CE) - Direção: Olavo Junior. A Hora (Fic/14’/RJ) - Direção: Leandro Corinto. Olhares (Doc/10’/RS) - Direção: Laura Zimmer e Luís Alexandre. Cama Vazia (Doc/6’/SP) - De: Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet. Fole (Fic/20’/RN) - Direção: Lourival Andrade.
18h - Mostra Competitiva – Grade 2
Duração total: 94 minutos - Grito (Fic/6’/RS) - Direção: Luiz Alberto Cassol. Ampulheta (Fic/12’/PB) - Direção: Gilmar de Souto. Tempo (Fic/16’/BA) - Direção: Victor Uchôa. Lucia e Olinda, Um Respiro Musical (Doc/8’/RS) - Direção: Juan Quintáns. Abrigo ao Sol (Fic/18’/ES) - Direção: Emerson Evêncio. Filhos da Noite (Doc/16’/PE) - Direção: Henrique Arruda. Ser Velho (Doc/18’/TO) - De: Renata Patrícia e Gustavo Henrique.

20 de setembro - Quarta-feira
Local: Cine Favela Heliópolis - Rua do Pacificador, 288 -  Heliópolis - São Paulo/SP.
Transporte grátis: Saída estação Sacomã do Metrô (R. Bom Pastor). Reservas: @cineinclusao, [email protected] e (11) 97605-8684.
19h - Mostra 60+ Em Ação - Duração total: 95 minutos.

23 de setembro - Sábado
Local: Cine Marquise - Avenida Paulista, 2073 - Consolação. SP/SP.
Transporte grátis: Verificar dia 16/9.
11hEncerramento - Mostra: Curtas produzidos nas Oficinas de Cinema | Premiação: Concurso de Roteiro e Melhor Filme.
Exibição de Segue o Baile, Todas Elas, Tantas Histórias e No Espelho (Ver e Rever), realizados por alunos das Oficinas de Cinema 60+, promovidas pelo IV Festival Cine Inclusão, em Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Heliópolis e Paraisópolis, além do curta convidado O Celular (produzido em oficina ministrada por Daniel Gaggini, em Heliópolis) sobre a relação de um avô e sua neta e como se relacionam com a tecnologia.

Ficha técnica – Festival Cine Inclusão - Idealização e direção geral: Daniel Gaggini. Curadoria: Luciana Rossi e Ygor Kassab. Oficinas de Cinema 60+: Eugênia Cecchini, Fernando Quintais e Luiz Emidio. Jurados - Concurso de Roteiro: Julia Alqueres e Victor Fisch. Direção de produção: Laíza Cardoso. Assessoria de imprensa: Eliane Verbena. Acessibilidade: ETC Filmes. Identidade visual: Rick Barneschi. Mídias sociais: gaTú Filmes. Site: Rafael Érnica. Vinhetas: Maíra Nakazaki. Equipe de vídeo: Coletivo Atirem no Cineasta. Fotos (evento): Weslei Barba. Consultoria 60+: Bete Marin e Camila Alves. Mídia oficial: Rádio Eldorado FM. Idealização e Produção: MUK Produções. Realização: Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC Editais.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.