08/09/2023 às 16h16min - Atualizada em 10/09/2023 às 00h01min

Uso dos Padrões GS1 na cadeia de suprimentos é um dos temas do Healthcare Global Conference

O evento acontece no próximo mês na capital paulista

Comunicação
Divulgação
 
Entre 03 e 05 de outubro, São Paulo vai sediar a 38ª Healthcare Global Conference, promovida pela GS1, que tem como representante no Brasil a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. O evento que já percorreu vários países tem como objetivo o intercâmbio de conhecimento e experiências de gerenciamento de dados de provedores de saúde, logística hospitalar, tendências regulatórias farmacêuticas globais, implantação dos padrões GS1 na cadeia de suprimentos farmacêutica e hospitalar e as melhores práticas para sua eficiência.
 
De acordo com o estudo “Cadeia de suprimentos e logística nos serviços hospitalares”, publicado pela Secretaria do Estado do Ceará neste ano “a cadeia de suprimentos compreende o ciclo de vida dos processos e abrange fluxos físicos, informativos, financeiros e de conhecimento”. Em outro trecho, o estudo esclarece que no setor hospitalar, “essa cadeia engloba materiais, insumos, distribuição e fluxo de informações”, sendo fundamental para estabelecer um sistema de abastecimento que garante a disponibilidade dos recursos necessários e proporciona atendimento de qualidade.
 
A implementação de sistemas de automação em hospitais desempenha um papel crucial na prevenção de problemas na cadeia de suprimentos para evitar atrasos, custos adicionais e riscos aos pacientes. Ainda de acordo com o mesmo estudo citado acima, “os custos de suprimentos correspondem a aproximadamente 40% do orçamento operacional médio de um hospital”. Portanto, torna-se indispensável uma estratégia de aproveitamento das tecnologias de automação de processos e de fluxo logístico na rede hospitalar.
 
A GS1 desempenha um papel fundamental nesse contexto. A utilização dos padrões GS1 para identificar produtos e materiais nas instituições hospitalares de todo o mundo facilita os processos de automação da rastreabilidade, a origem dos insumos, o acompanhamento detalhado do fluxo de distribuição e o registro de informações vitais como data de fabricação, lote e data de validade.
 
Para ilustrar a eficácia dos sistemas que têm os padrões GS1 como identificadores, a Healthcare Global Conference irá abordar, entre seus vários painéis, o tema “Cadeia de suprimentos hospitalar: como otimizar o desempenho e os resultados dos pacientes”. Em sessão presencial e que poderá ser acompanhada online, será debatido o papel crítico da excelência do fluxo de informações entre os integrantes do ecossistema da saúde para oferecer aos profissionais de saúde suprimentos, medicamentos e equipamentos certos para atendimento de qualidade aos pacientes. Ineficiências e erros na cadeia de suprimentos, portanto, podem levar a atrasos, aumento de custos e comprometimento da segurança do paciente. Durante esta sessão, serão apresentados estudos de caso do mundo real e histórias de sucesso de hospitais que implementaram os padrões GS1 e testemunharam melhorias significativas no desempenho de sua cadeia de suprimentos.
 
Serviço:
38ª GS1 Healthcare Global Conference
Local: Grand Hyatt São Paulo, Avenida das Nações Unidas 13.301, São Paulo, Brazil
Data: 3 a 5 de outubro de 2023
Plenária: “Cadeia de suprimentos hospitalar: como otimizar o desempenho e os resultados dos pacientes” – dia 03/10, às 12h40
Mais informações e a programação completa: clique aqui

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.