06/09/2023 às 12h17min - Atualizada em 08/09/2023 às 00h01min

Rocky Spirit transforma Parque Villa-Lobos, em São Paulo, em cinema a céu aberto

Maior festival de documentários sobre vida outdoor, meio ambiente e aventura chega a 13ª edição, nos dias 16 e 17 de setembro, com entrada grátis

Doro Jr.
Divulgação
O Rocky Spirit vai transformar o gramado do Parque Villa-Lobos em uma sala de cinema ao ar livre. A cidade de São Paulo recebe o tradicional festival de documentários sobre vida outdoor, meio ambiente e aventura, que chega a 13ª edição, nos dias 16 e 17 de setembro, com entrada grátis para todo o final de semana. Serão 52 filmes, um recorde, com crescimento de 40% em relação às 38 produções apresentadas em 2023. A representatividade também aumentou, passando de 11 para 14 países participantes e do total oito são filmes brasileiros.

A exibição começa no início da noite, tanto no sábado como no domingo. A partir das 19h, o telão gigante e de alta definição vai iluminar o parque paulistano. Porém, a programação do festival começa bem mais cedo, no início da tarde, com direito a atividades e ativações para adultos e crianças, yoga (patrocinada pela Centauro), food trucks e shows. No sábado, a partir das 17h, o coletivo musical Grooveria sobe ao palco para tocar versões dançantes de clássicos da MPB. No domingo, no mesmo horário, é a vez do cantor, compositor e ator João Sabiá colocar os paulistanos para dançar.

A organização do Rocky Spirit vai dividir a programação para proporcionar ao público a oportunidade de assistir filmes diferentes nos dois dias de festival. Entre as produções internacionais selecionadas, estão os seguintes documentários:

- Soundscape - EUA, 2023 (Erik Weihenmayer, cego e atleta de aventura sobe por uma rocha alpina massiva nas profundezas da Serra Nevada, nos Estados Unidos).

- Egoland - Espanha, 2022 (Animação conta a história de dois alpinistas prestes a alcançar o cume da última e mais difícil montanha não escalada. Questões morais envolvem a trama, sobre contar ou não a verdade quando não chegam ao topo).

- Queens of the Break - EUA, 2023 (filme sobre as pioneiras do surfe feminino na década de 1980, celebra uma amizade de mais de 50 anos da primeira geração de mulheres no Santa Barbara Surf Club).

- Benched – Canadá, 2022 (Doc mostra a vida de Sonya Looney, ciclista profissional de mountain bike e mãe de primeira viagem, que enfrenta a política corporativa e as normas sociais. Ela compartilha sua jornada com vulnerabilidade e coragem).

- To Be Frank - EUA, 2023 (filme explora a autenticidade e a comunidade no surfe através de Frank Paine, um ícone de South Bay, de 73 anos, cuja vida gira em torno de um pedaço de praia de dois quarteirões).

- And Yet, I Remain - África do Sul, 2022 (curta-metragem acompanha Caleb, que perdeu a perna para um tubarão branco e retorna ao oceano algumas semanas depois)

As produções brasileiras são:

- This is My Climb: Dedicação (um retrato sobre a história de Aretha Duarte, montanhista que fez da coleta de material reciclável uma das fontes de renda para financiar a expedição que a transformou na primeira mulher preta latino-americana a chegar ao topo do Everest).

- 10/03 A história de David Santos (documentário sobre o ciclista David Santos, que perdeu o braço após ser atropelado na Av. Paulista em 2013, evento que se tornou uma das principais razões para a abertura de ciclovias na cidade de São Paulo. Um detalhe da história: seu braço foi jogado em um rio pelo motorista e nunca foi encontrado).

- A Rota Polar (documentário acompanha o dia a dia do velejador Beto Pandiani e de Igor Bely, seu companheiro de viagem em um barco sem motor, pela icônica passagem noroeste da rota polar, realizada entre junho e setembro de 2022).

- A Lua nasce do mar (Luana Soares é uma "caiçara" nascida na comunidade quilombola de Camburi, em Ubatuba. Aos 17 anos, ela começa a conquistar o mundo com seu longboard. Quando uma condição de saúde impõe obstáculos a seus ambiciosos objetivos, o projeto local Afro Surfe faz a diferença).

- Deixe nossa montanha correr livre  (Em um ambiente constantemente ameaçado pelo avanço da mineração, a preservação ambiental desempenha um papel fundamental para o futuro do planeta).

- Lugar de Criança (Enquanto a criança explora praias, trilhas e montanhas, revela sua capacidade de se conectar com o ambiente, estimulando o desenvolvimento de habilidades como empatia, criatividade, resiliência e autoconfiança, e moldando um indivíduo mais consciente e conectado com o mundo ao seu redor).

- 33 Segundos (filme retrata um período caótico da vida do atleta de base jump Pietro Carmona, quando ele vai buscar a paz de que precisa na queda livre do esporte que é a sua essência).

- Uma vida secreta (curta-metragem de animação baseado em uma cena do filme A Vida Secreta de Walter Mitty, dirigido e estrelado por Ben Stiller e lançado em 2013. O remake brasileiro apresenta um designer, ilustrador, animador, alpinista, escalador, cicloturista, ciclista de montanha, canoísta e entusiasta da vela).

Uma semana depois, na Cidade Maravilhosa - Além de São Paulo, o 13º Rocky Spirit também terá sua etapa carioca, onde o público poderá acompanhar os filmes com temática de escalada, bike, skate, surf e vida ao ar livre com o pé na areia. Nos dias 23 e 24 é a vez da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro receber o maior festival de documentários sobre vida outdoor, meio ambiente e aventura.

A lista completa dos filmes está no site oficial do evento ou diretamente no link: Filmes - Rocky Spirit.

Festival digital - Além das edições presenciais em São Paulo e Rio de Janeiro, que será nos dias 23 e 24 de setembro na Praia de Ipanema, o Rocky Spirit tem também versão on-line. O público poderá assistir aos documentários entre 25 de setembro e 8 de outubro no site oficial do evento, https://rockyspirit.com.br/ , e escolher seus favoritos. Assim como no festival presencial, a versão digital também é grátis.

O Rocky Spirit 2023 tem patrocínio da Prefeitura do Rio e da Bassi e apoio da Centauro e Parque Villa-Lobos. As mídias oficiais do evento são GoOutside e Hardcore. A Realização é do Rocky Mountain em parceria com a Mountainfilm.

Serviço
São Paulo - Parque Villa-Lobos
16 e 17 de setembro
Horário: das 13h às 22h

Rio de Janeiro - Praia de Ipanema
23 e 24 de setembro 
Horário: das 17h às 20h

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.