06/09/2023 às 16h00min - Atualizada em 08/09/2023 às 00h00min

Sarau, cinema e literatura na agenda de setembro da Fundação do Livro e Leitura

Verbo Nostro
Verbo Nostro
divulgação
A tradicional agenda mensal da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – que movimenta a programação cultural da cidade e região – tem início em setembro na próxima sexta-feira (8/9), às 10h30, com um sarau na biblioteca da Usina Alta Mogiana (atividade é exclusiva dos colaboradores da usina).

Outro sarau, mas desta vez aberto ao público, será promovido pelo Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento, na quarta-feira (13/9), às 20h. O encontro na sede da Fundação (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América), tem coordenação do médico e escritor Nelson Jacintho. Para este encontro, os participantes podem levar suas obras autorais, recitar poemas, cantar, tocar algum instrumento musical ou apenas apreciar as apresentações.

No sábado (16/9), acontece o encontro do Cine Fórum. Idealizado e coordenado pelos Gêmeos do Cinema, os irmãos André e Marcos de Castro, o grupo vai debater neste mês a obra “Boa noite, mãe” (‘Night, mother), de 1986, dirigido por Tom Moore. O Cine Fórum também acontece na sede da Fundação do Livro e Leitura, às 18h, e é aberto ao público com entrada gratuita.

Segundo Marcos de Castro, se o filme – “que está esquecido e poucas pessoas o conhecem” – fosse feito atualmente, seria indicado a prêmios como Globo de Ouro e Oscar, porém, na opinião dele também, dificilmente seria feito. “‘Boa noite, mãe’ aborda o suicídio, justificando o ato mediante uma depressão. Na época, a Universal, uma gigante do cinema, não divulgou o longa de forma geral e sim mais contida, justamente por ser um tema difícil já naquele tempo”, explica o cinéfilo que considera a produção uma verdadeira aula de roteiro e condução de história.

‘Boa noite, mãe’ é inspirado em uma peça de teatro, que teve mais de 400 apresentações na Broadway, um dos principais redutos teatrais do mundo, em Nova Iorque, de março de 1983 até fevereiro de 1984, e que ainda rendeu o Prêmio Pulitzer à diretora Marsha Norman. “Será uma chance para as pessoas assistirem a esse filme, porque ele não é encontrado no streaming ou na internet. A cópia que recebemos está sem legendas, então nós mesmos estamos legendando. Um filme para ficar na mente e no coração de quem for ao Cine Fórum”, convida André de Castro.

Clube do Livro

No dia 23/9 (sábado), acontece o encontro mensal on-line do Clube do Livro, às 16h. O grupo é coordenado pela bibliotecária Gabriela Pedrão e terá nesse mês o livro “O quarto de Giovanni” (1952), de James Baldwin como fio condutor. O encontro é transmitido através da plataforma ZOOM.

Considerado uma das obras-primas da literatura norte-americana, o livro retrata com pinceladas autobiográficas uma relação bissexual que surge entre os noivos Hella e David, pois ele se envolve com um garçom italiano, Giovanni. “O quarto de Giovanni” explora as dificuldades dos personagens que enfrentam o vazio existencial ao perceber a fragilidade de laços e as frustrações de seus desejos. “É um livro que fala sobre o movimento gay, direitos civis, homofobia, preconceito, masculinidade e sexualidade. Temos lido muitos livros feministas no Clube e pela primeira vez vamos discutir essa questão da masculinidade”, comenta Gabriela.

Resenha Preta

O mês de setembro ainda traz uma programação especial: o Clube Literário Resenha Preta, no sábado (30/9), às 10h, na sede da Fundação. O encontro será com a escritora Ryane Leão, com mediação de Carol Gregório e Mel Vitalino, discutindo o tema “Jamais Peço Desculpas Por Me Derramar”. Ryane Leão é poeta e professora brasileira e ficou conhecida por meio da partilha de seus textos nas redes sociais. Lançou dois livros - “Tudo nela brilha e queima: poemas de amor e luta” (2017) e “Jamais peça desculpas por me derramar: poemas de temporal e mansidão” (2019).

SERVIÇO 
Sarau na Usina Alta Mogiana
Data: 8 de setembro (sexta-feira)
Horário: 10h30
Local: Biblioteca da Usina Alta Mogiana

Atividade exclusiva para colaboradores*

Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento
Data: 13 de setembro (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América, Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito

Cine Fórum
Exibição do filme “Boa noite, mãe” (1986) 
Data: 16 de setembro (sábado)
Horário: 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América, Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito

Clube do Livro
“O quarto de Giovanni”, de James Baldwin
Data: 23 de setembro (sábado)
Horário: 16h 
Encontro on-line: Plataforma de reuniões (ZOOM) - https://us02web.zoom.us/j/86208314803?pwd=UnFYdGdHRW1kZER0U0RQSjBhTkZ0Zz09
Aberto e gratuito

Resenha Preta com Ryane Leão
Mediação de Carol Gregório e Mel Vitalino
Data: 30 de setembro (sábado)
Horário: 10h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América, Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.