05/09/2023 às 23h51min - Atualizada em 07/09/2023 às 00h02min

Duas mil pessoas se reúnem em Vinhedo para corrida e caminhada gratuitas

A etapa do Circuito Cidades Paulistas aconteceu no Parque Municipal Jayme Ferragut

Alexandre Kaniti Koda
Daniel Melo/ Atihé Films
No último domingo (03/09) cerca de duas mil pessoas se reuniram no Parque Municipal Jayme Ferragut, em Vinhedo (SP), para mais uma etapa do Circuito Cidades Paulistas, evento que teve corridas de 5 e 10 km, além de uma caminhada de 5 km. A gratuidade nas inscrições se deve à Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE), instrumento que permite a empresas destinarem parte dos impostos devidos ao patrocínio de eventos esportivos.

A etapa Vinhedo do Circuito Cidades Paulistas teve patrocínio da White Martins, empresa fornecedora de gases industriais e medicinais presente em todas as regiões do Brasil há mais de 110 anos e que representa na América do Sul a Linde, maior companhia do mundo em seu segmento.

Os corredores começaram a chegar ao local do evento às 6h, às 6h30 uma professora de educação física comandou uma sessão de alongamento e aquecimento e a largada de todas as distâncias foi às 7h com sol e temperatura na marca dos 20°C.

Percurso difícil. Robson Borges participou da prova de 10 km e conta que se surpreendeu com a dificuldade do percurso. “Foi pesado, com duas voltas puxadas e uma subidinha no final. Deu vontade de parar, mas é isso que deixa a gente mais forte e consegui me superar”, conta o corredor que veio de Campinas (SP).

Família corredora. Adriana Lorenzo da Silva juntou os familiares para participar dos 5 km. “Eu, meu cunhado, minha irmã e meu irmão viemos prestigiar mais uma etapa do Circuito Cidades Paulistas”, conta a atleta de Campinas (SP).

Ar puro. Celso Takashi Kodama veio do Tatuapé, zona leste da capital paulista, para correr no ar puro de Vinhedo. “Em São Paulo a gente treina nas ruas com poluição e trânsito, então sempre gosto de vir para as provas do Circuito Cidades Paulistas para aproveitar a natureza e o ar puro”, conta o corredor que fez os 10 km com um grupo de amigos.

Cuca na área. Vários integrantes da equipe CUCA (Corredores Unidos de Campinas) estiveram presentes na etapa Vinhedo do Circuito Cidades Paulistas, entre eles Silvio Luiz Sobrinho. “Somos uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1983, e participamos de corridas pelo Brasil todo”, conta o tesoureiro da Associação. “Essa prova foi ótima para nós, gostamos muito do percurso e de ver cada vez mais pessoas saindo do sedentarismo. Nosso objetivo é incentivar cada vez mais pessoas a praticar atividade física”, completa Silvio.

Campeões: Nos 10 km masculino, a vitória ficou com Anderson Borborema ao marcar 36min21, seguido por Barnabé de Lima (37min54) e Rafael Greghi (38min27). “A prova foi bem difícil e técnica, mas consegui manter um bom ritmo até o fim e deu tudo certo”, comenta o campeão que mora em Vinhedo.

Entre as mulheres dos 10 km, a vitória ficou com Gisele Cristina Soares (46min13), seguida por Karla Ortolan (46min13) e Sara Giora (46min34). “Não foi um percurso fácil, mas a prova foi muito boa e adorei ter chegado em primeiro, conta a atleta que veio de Santa Bárbara do Oeste (SP).

Já nos 5 km, Fabiane Oliveira levou a melhor ao marcar 22min34, seguida por Leda Lisboa (23min09) e Jandira Alves (23min16). “O prova foi boa, já conhecia esse percurso com a subidinha do final e valeu a pena cada esforço e cada treino”, conta a atleta de Campo Limpo Paulista (SP) que começou a correr há dez meses.

Entre os homens dos 5 km, a vitória foi de Joanderson do Nascimento Dias (16min48), seguido por Gabriel Romão (17min34) e Claudemir Cardoso (18min06).

A etapa Vinhedo do Circuito Cidades Paulistas é uma realização da Associação de Cultura e Esporte Social Rede Acesso, da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE) e da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com parceria da Prefeitura de Vinhedo. O patrocínio é da White Martins.

Os resultados completos, assim como as fotos, estarão disponíveis em breve no site circuitocidadespaulistas.com.br. A próxima etapa do Circuito acontecerá também em Vinhedo, no dia 27 de outubro, e as inscrições serão abertas em breve no site oficial.

Informações para a Imprensa:
Alexandre Koda - Koda Comunicação
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.