05/09/2023 às 10h02min - Atualizada em 06/09/2023 às 00h02min

Roda de Samba em São Paulo fortalece a entrada de novos compositores na cena musical

Evento aberto ao público estimula renovação do samba e de outros estilos brasileiros

Bacuri Comunicação
Joice Aguiar

A partir do dia 10 de setembro, o Projeto Batucantos, que promove rodas de samba autoral desde janeiro de 2023, chega a um novo espaço: o Alvenaria Espaço Cultural Colaborativo, no bairro de Perdizes, na zona oeste de São Paulo. Idealizada pela jornalista, cantora e compositora Carla Franco, a ação tem se fortalecido como um espaço que valoriza a composição brasileira, sendo uma das poucas iniciativas na cidade que incentivam compositores a apresentarem suas criações autorais.  

“Conversando com amigos músicos, notei que quase todos eles cantam e tocam em bares e restaurantes, mas dificilmente mostram suas composições por falta de oportunidade”, explica. “Portanto, o projeto nasceu do meu desejo de criar um espaço para novos compositores, como eu, nas rodas que hoje basicamente reproduzem em sua maioria os sambas tradicionais”, observa a compositora. 

O projeto foi contemplado em primeiro lugar na cidade de São Paulo pelo Programa de Ação Cultural, o ProaC, promovido anualmente pelo Governo do Estado e é realizado desde janeiro no Vila Sá Barbosa. Agora a iniciativa foi ampliada para o Alvenaria, recebendo para isso o apoio da Paiol, loja que é uma das principais referências em arte popular brasileira e artesanato de tradição. “Apoiar projetos deste tipo faz parte de um plano de ação da Paiol que visa fomentar e estimular a produção e o consumo de bens culturais em diversos campos artísticos. Nosso objetivo é fortalecer iniciativas que coloquem as pessoas em contato diário com a arte brasileira, seja na música, no teatro, no artesanato ou em outras esferas”, afirma Lucas Lassen, fundador e diretor criativo da Paiol. 

 

 

Compositores de outros estilos também podem apresentar suas músicas

A chegada ao Alvenaria também traz a ampliação do escopo do projeto. Buscando extrapolar o universo do samba, o evento passa a receber inscrições para outros gêneros musicais. Além dos compositores de samba, autores de canções de outros ritmos brasileiros, como MPB, forró, xote e rock também podem participar, contando com os músicos do grupo Batucantos para acompanhá-los na apresentação.

“O Alvenaria já nasceu com o objetivo de acolher, incentivar e fomentar artistas independentes de todas as linguagens artísticas. Por ser um espaço multiplataforma nossa programação é variada e inclui peças de teatro, shows, cursos, exposições de arte, curtas-metragens, e projetos especiais, sempre privilegiando a cena emergente, independente e periférica. Por isso, receber uma ação como o Batucantos faz todo sentido”, finaliza a co-fundadora e curadora do espaço, Bia Toledo.  

 

 

Como participar? 

Os compositores interessados em participar da roda enviam suas canções previamente (áudio e letra). No dia do evento, as músicas recebem arranjo do grupo Batucantos, formado por Carla Franco, pelos compositores e violonistas Gabriel Deodato e Oscar Novaes; o compositor, cavaquinista e cantor Edu Batata e o percussionista Everton Reis. O público também tem acesso a um caderno digital (QR Code) com as letras das músicas participantes da roda. “A roda é colaborativa, todo mundo canta junto e participa e a força desse encontro coletivo está no fortalecimento da música brasileira, por meio da apresentação ao público de canções inéditas que reverberam a arte dos compositores”, completa Carla. 

Nas seis rodas realizadas este ano já foram apresentados 60 sambas autorais, com destaque para o aumento crescente da presença de mulheres compositoras. Os vídeos do projeto podem ser conferidos no instagram @batucantos


SERVIÇO

O que: Roda autoral do Batucantos. O evento é gratuito e aberto ao público.
Onde: Alvenaria, na Rua Turiassu, 799, no bairro de Perdizes, em São Paulo.
Quando: Domingo, dia 10 de setembro e todo segundo domingo do mês (8 de outubro, 12 de novembro e 10 de dezembro), a partir das 16 horas.
Como participar: pelo direct do instagram do @batucantos, pelo e-mail  [email protected] ou pelo whatsapp 11 98369-2648.
 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.