05/09/2023 às 10h31min - Atualizada em 06/09/2023 às 00h02min

Artistas alertam para importância da saúde do planeta

Exposição “Ecoartivismo Sampa” mostra obras em sintonia com defesa do equilíbrio ambiental

Cultura
https://www.instagram.com/espaco_zagut/
Bia e Ana em foto de Celio Carvalho
Bia Torres e Ana Schieck estão entre as artistas que participam da exposição “Ecoartivismo Sampa”, apresentada pelos organizadores como um manifesto visual em favor da sustentabilidade. A coletiva tem produção da Zagut Arte Clube, podendo ser vista no Complexo Cultural Funarte SP, na Galeria Flávio de Carvalho. A Zagut nasceu no Rio como espaço expositivo e, hoje, reúne mais de cem artistas com foco na inclusão e no meio ambiente.

“As artes vêm dando visibilidade a essa preocupação, sendo tema recorrente de obras e exposições, inclusive da Zagut. São trabalhos relacionados à destruição do planeta, à pandemia do coronavírus e à necessidade de uma convivência harmoniosa. De inúmeras formas a arte se relaciona à ecologia. A exposição homenageia o artista performático paulistano José Roberto Aguilar”, diz a curadora da coletiva, Isabela Simões.

De acordo com os coordenadores da Zagut, o movimento tem um time de artistas do mundo todo, e são bem-vindas pessoas de qualquer gênero, idade, raça, religião e classe social, dispostas a ampliarem o poder da arte em relação ao respeito, a tolerância e a empatia.

Bia Torres e Ana Schieck contam que estão à vontade no grupo e em sintonia com as propostas, representando Niterói (RJ) na mostra “Ecoartivismo Sampa”. Elas também são integrantes do projeto ENTREARTES - Coletivo de Arte. Professora, Ana é responsável pela curadoria do projeto, criado pela produtora cultural Cacau Dias.

Para quem deseja ver de perto “Ecoartivismo Sampa”, o Complexo Cultural Funarte SP fica na Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos. A exposição tem entrada franca e classificação livre, podendo ser vista diariamente, das 10h às 22h, até 1 de outubro.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.