04/09/2023 às 15h53min - Atualizada em 05/09/2023 às 00h04min

A importância da autonomia e liberdade do aluno no processo educacional: Congresso Montessori 2023 "Imaginação, Inteligência e Emoção"

Anna Cecilia Galvão de França
https://www.sigecom.com.br/cgc/Aplicacao/Assessoria/envio.manutencao.aspx?qs=CXjCFd6Vyw%2bIe4Ie1OZHfzdzlTBwFsV8vW7ndyyHsEw%3d
OMB (Organização Montessori do Brasil)
A educação montessoriana, criada por Maria Montessori no início do século XX, abraça a ideia de que as crianças são inerentemente curiosas e capazes de construir seu próprio conhecimento quando colocadas em um ambiente preparado e estimulante. O foco na independência, liberdade com responsabilidade e autorregulação não desenvolve apenas habilidades acadêmicas, mas também molda cidadãos autônomos e éticos.

Essa conexão entre a importância da autonomia e da liberdade no processo de aprendizado e a abordagem montessoriana será o tema do Congresso Montessori 2023, que acontecerá de 21 a 23 de setembro, em São Paulo. Durante esses três dias de evento, renomados educadores nacionais e internacionais se reunirão para discutir e compartilhar suas perspectivas sobre como essa filosofia pode moldar o futuro da educação.

Um dos destaques do Congresso Montessori 2023 é a presença do Dr. Steve Hughes, cuja trajetória como pediatra e neuropsicólogo se entrelaça com a filosofia montessoriana. Suas palestras, intituladas "Você está pronto para uma revolução" e "O Material e a Mente da Criança", prometem trazer reflexões sobre como as crianças aprendem e como a autonomia pode ser o motor dessa revolução educacional tão necessária.

A educadora Márcia Righetti, renomada por sua dedicação à educação montessoriana no Brasil, irá abordar um tema contemporâneo: "O Pacifismo de Maria Montessori". A visão de Montessori sobre a paz e a colaboração como pilares da educação. 

Promovido pela Organização Montessori do Brasil (OMB), fundada em 1996 para disseminar e aprofundar o conhecimento da pedagogia de Maria Montessori, o Congresso Montessori 2023 é um reflexo do crescimento e impacto das escolas montessorianas em todo o país. Atualmente, essas instituições de ensino estão enraizadas em diversas regiões, promovendo a transformação educacional que a abordagem montessoriana oferece.

Informações sobre o Congresso:

Datas: 21, 22 e 23 de setembro

Horário: Das 08h às 19h

Local: Teatro da FECAP- Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, na Avenida Da Liberdade, 532 - Liberdade - São Paulo.

Conheça a programação completa e faça sua inscrição!.

Para mais informações sobre a Organização Montessori do Brasil, acesse http://omb.org.br/.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.