04/09/2023 às 12h09min - Atualizada em 05/09/2023 às 00h02min

Vai viajar no feriado prolongado? Veja 6 dicas da ANIP para garantir um passeio tranquilo e seguro 

Alinhamento da direção e rodízio dos pneus precisam ser realizados periodicamente   

Vinicius Pereira Santos
Reprodução: ANIP

Desenho de um círculo    Descrição gerada automaticamente com confiança média

Desenho de um círculo Descrição gerada automaticamente com confiança média

   

    

Vai viajar no feriado prolongado? Veja 6 dicas da ANIP para garantir um passeio tranquilo e seguro 

   

Alinhamento da direção e rodízio dos pneus precisam ser realizados periodicamente   

   

As viagens durante o feriado prolongado em comemoração ao Dia da Independência do Brasil estão chegando. Antes de ligar os motores e pegar a estrada, é necessário verificar as condições dos principais itens do veículo, como pneus e componentes da suspensão. Por isso, a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) destacou seis importantes dicas para manter os pneus em boas condições e garantir a segurança de todos durante o passeio.   

 

1 – Rodízio dos pneus: além de garantir a vida útil uniforme, o revezamento dos produtos dianteiros e traseiros proporciona melhor estabilidade, especialmente em curvas e frenagens. É recomendado que o rodízio seja feito em todos os pneus seguindo as indicações do fabricante do veículo. Na ausência de orientações específicas, o ideal é efetuá-lo a cada 10 mil km para pneus radiais. O prazo pode variar de acordo com a condução do motorista ou o tipo de solo que costuma transitar. 

2 – Derivados de petróleo e solventes: não permita ou realize contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes. Esses produtos atacam a borracha, fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas, causando o desgaste precoce do pneu. Para a limpeza de pneus e rodas não utilize soda, querosene, detergentes de uso doméstico e esponjas abrasivas. Opte por água e sabão neutro ou produtos específicos para essa finalidade. 

3 – Alinhamento: a partir de 10 mil quilômetros rodados é importante prestar atenção no alinhamento do carro. Esse serviço também é recomendado após manutenções ou desgastes na suspensão e troca de pneus. Andar com o veículo desalinhado pode causar diversos danos aos pneus, além de diminuir a durabilidade.  

4 – Direção defensiva: a maneira como o condutor guia o veículo influencia diretamente na durabilidade dos pneus. Freadas bruscas e fortes mudanças de direção são algumas práticas que prejudicam a borracha e podem danificar severamente os produtos. Pratique sempre a direção defensiva e preserve a vida útil dos pneus e componentes de suspensão.  

5 – Evite a aquaplanagem: Nessa época do ano é comum enfrentar fortes chuvas em diversas estradas do país. Para evitar os riscos de aquaplanagem durante a viagem, verifique o estado de conservação dos pneus regularmente, através do indicador TWI, calibre-os semanalmente pela manhã e não abuse da velocidade. 

6 – Estepe: imprevistos podem acontecer durante a viagem. Dessa forma, garanta que o estepe esteja em perfeitas condições de uso e calibrado corretamente. 

 

Sobre a ANIP   

Fundada em 1960, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende 11 empresas e 21 fábricas instaladas no Brasil. O setor emprega diretamente mais de 29,5 mil pessoas, e se considerado toda a cadeia, cerca de 848,8 mil pessoas de forma indireta.   

A ANIP trabalha no Programa Nacional e Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis desde 1999 e em 2007 as fabricantes nacionais de pneus criaram a Reciclanip, entidade voltada exclusivamente para a realização deste trabalho no país. A Reciclanip é uma referência mundial em logística reversa, sendo a maior da América Latina no setor de pneus, reunindo mais de 1.050 pontos de coleta distribuídos por todo o país.   

Mais informações para a imprensa   

Claudio Sá ([email protected]) – 11 99945-7005   

Ricardo Morato ([email protected] – 11 98799-5868   

Carol Freitas ([email protected]) – 11 99196-3890    


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.