04/09/2023 às 09h49min - Atualizada em 05/09/2023 às 00h02min

Brasileira Flávia Pircher participa de evento de cerâmica na Turquia

Ceramista participa do International Menemen Pottery Festival

Mariana Garrett Paker Rodrigues
https://www.flaviapircher.com/canais
Rafael Marini
Depois de expor no Vaticano, Bienal de Buenos Aires e no Louvre, Flavia Pircher, ceramista do cenário brasileiro, foi convidada para participar, de 15 a 17 de setembro, do segundo Festival de Cerâmica de Menemen, que tem seis milênios de tradição com cerâmica, sendo parte integrante da identidade histórica, cultural e social da região. A artista preparou exclusivamente para o evento uma peça em formato de ninho, o tema deste ano. Ela estará na Turquia a partir de 06 de setembro, pois passará uma semana dando workshops no ateliê do artista Cris Sakipaga Turqui. Flavia apresentará técnicas como as queimas alternativas raku, sagar, raku nu, além de ensinar a modelar com argila colorida tradicional e na sua versão líquida, o engobe, com a qual é possível aplicar como decoração.
 
O evento
Menemen é um dos centros de cerâmica mais importantes da Turquia. A arte da cerâmica moldou a vida e as pessoas locais, transformando-se em um estilo de vida. A cerâmica tem 6.000 anos de história e origem em Menemen, segundo a organização do International Menemen Pottery Festival, que afirma ter várias surpresas  para os visitantes este ano. O público poderá ver as obras de mestres da Turquia e do exterior e até mesmo fazer sua própria cerâmica artesanal, além de comprar peças, assistir ao concurso de cerâmica (para amadores e profissionais) e visitar exposições. Também no festival serão realizados painéis e palestras sobre cerâmica com a participação de acadêmicos, artistas e representantes da indústria; grupos musicais, de dança folclórica e de teatro.

Sobre Flavia Pircher
Ceramista há 16 anos, possui um ateliê há 15, em Vinhedo (SP). É graduada em Pedagogia e em Direito. Possui especialização em Artes Visuais e Midialogia pela UNICAMP. Atualmente, faz mestrado em Artes Visuais na USP, integra o grupo de pesquisa sobre Impressão Gráfica em Cerâmica Contemporânea na UNA - Universidade de Buenos Aires. Já participou de residências artísticas no Japão, Índia, Áustria, Alemanha e Taiwan. Também dá aulas de modelagem manual e de torno elétrico, além de possuir o canal Cerâmica em Casa no Youtube, no qual dá aulas online, bem como um perfil no Instagram no qual apresenta seus produtos, dicas de como fazer arte em cerâmica, técnicas, workshops, cursos e outros assuntos. Mais informações no site.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.