04/09/2023 às 20h47min - Atualizada em 05/09/2023 às 00h02min

Toca Aí realiza oficina gratuita para artistas independentes e produtores culturais iniciantes em São Paulo

A iniciativa, que acontece de 28/08 a 06/09 em quatro bibliotecas públicas da cidade, irá abordar os principais elementos necessários para remeter projetos a editais de cultura, apresentando desde estratégias de elaboração até execução e prestação de contas

Redação
Divulgação

O Concurso de Música de Rua - Toca Aí! encerra as atividades da 3ª edição com uma iniciativa inovadora em prol de artistas independentes e produtores culturais iniciantes. Trata-se da “Oficina: Projetos para Editais Culturais”. A atividade, que acontece de 28/08 à 06/09 em bibliotecas públicas da cidade de São Paulo, é gratuita e irá abordar os principais elementos necessários para remeter projetos a editais de cultura, apresentando desde estratégias de elaboração até execução e prestação de contas. 

A oficina será ministrada por Marta Leite Montagnana, produtora cultural, mestra em Artes Visuais - Poéticas Visuais - pela UFRGS, Licenciada e Bacharela em Artes Visuais pela Unicamp. Para Marta, esta iniciativa ressalta o comprometimento do projeto de desenvolver, impulsionar e capacitar artistas independentes e produtores culturais iniciantes. 

“Queremos oferecer uma estrutura ampla para os alunos, trazendo exemplos de cronogramas, orçamentos e disponibilizando materiais de apoio para os participantes. Acreditamos que essa oficina tem um propósito de grande impacto para formação de profissionais da cultura independentes e estou feliz em construir essa ponte junto, quero contribuir ao máximo com o conhecimento que venho absorvendo ”, afirma.

Contexto artístico e metodologia das oficinas 

Esta oficina se torna ainda mais relevante em um contexto de dificuldade da classe artística e trabalhadores da cultura em angariar recursos para suas ações e projetos, tanto pela burocracia envolvendo recursos direcionados à cultura, quanto pela situação econômica do Brasil, Diante deste cenário, a formação se faz com o propósito de contribuir com a diversificação de recursos dos artistas e produtores culturais, contribuindo para que estes aprimorem seus conhecimentos na elaboração de projetos para editais e melhorem o sucesso desses projetos na conquista de prêmios.

Durante a oficina serão abordados os principais tópicos para elaboração de projetos para editais culturais como objetivos, justificativa, descrição, ficha técnica, cronograma, orçamento, anexos desejáveis, bem como aspectos das normas para o sucesso do projeto. Além disso, serão trazidas estratégias para execução e prestação de contas do projeto, atreladas à elaboração. Por fim, materiais de apoio digitais serão compartilhados e haverá espaço para dúvidas.

Para Isabela Parrón, idealizadora do Toca Aí!, a proposta da oficina está totalmente conectada ao propósito do maior concurso de música de rua do Brasil. “Embora sejam atividades distintas, ambas possuem o mesmo objetivo: dar visibilidade, capacitar  e apoiar o desenvolvimento da carreira desses artistas independentes.”, finaliza Parrón. 


Agenda:


28/08, às 16h - Biblioteca Pública Viriato Correa


29/08  às 10h - Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima


31/08, às 15h - Biblioteca Pública Raul Bopp


02/09, às 11h - Biblioteca Pública Roberto Santos


05/09, às 10h - Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima


06/09 às 10h - Biblioteca Pública Raul Bopp


Para mais informações: [email protected] 

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.