01/09/2023 às 14h46min - Atualizada em 03/09/2023 às 00h04min

Crescimento de mais de 2000% do termo ESG faz profissionais se especializarem na área

MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto é uma das opções para se familiarizar e impactar mais negócios e pessoas

Jéssica Amaral - DePropósito Comunicação
www.depropositocomunica.com
Freepik

Nos últimos anos, a utilização do termo ESG (Ambiental, Social e Governança) teve um expressivo crescimento, tanto na necessidade de colocá-lo em prática, quanto de pessoas interessadas em atuar na área. Nas redes sociais, o termo registrou um aumento de 2.600% nos últimos quatro anos, passando de 4 mil menções para 109 mil nos primeiros meses de 2023, de acordo com uma pesquisa feita pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com a consultoria Stilingue. 

Esse crescimento nas redes se reflete também em várias áreas, principalmente no mercado de trabalho. Com mais pessoas preocupadas em incorporar as práticas relacionadas ao termo, empresas e negócios passaram a abordar o ambiental, o social e a governança em suas rotinas internas, e saindo do ‘falar’ e passando a agir, pois se dizer sustentável não basta, é necessário mostrar na prática suas ações. Muito dessa preocupação se relaciona com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU e que devem ser cumpridos até 2030. 

O crescimento do ESG influência também todos os pilares das áreas socioambientais e, na visão da advogada e mentora Ana Carolina Laaf, a consultoria de negócios foi uma área bastante impactada. “Como  consultora da ‘Nova Era dos Negócios’, percebi um aumento substancial do interesse por esses temas: Negócios de Impacto, ESG, Empreendedorismo Social, Liderança Consciente, Empresas Humanizadas e outros temas correlatos. Notei que o ambiente em que esses temas são demandados se ampliou muito ultimamente, seja por que a empresa performa melhor adotando melhores práticas, ou por ‘pressão’ do mercado consumidor, ou por exigências como ESG e ODS/ONU. Penso, também, que há uma maior consciência por parte de líderes, que buscam realizar algo com propósito e que impacta positivamente toda a sociedade”. 

Ao perceber que o ESG deve ser inserido dentro de escritórios ou empresas, surge a dúvida: contratar profissionais já especializados ou oferecer uma consultoria para todos os colaboradores? São muitas as opções, e a prática de proporcionar especialização para  funcionários que já fazem parte da rotina e do ciclo interno é uma delas, como é o caso de Carolina de Brito Maciel, analista de Sustentabilidade na Farm.

Carolina, assim como a mentora Ana Clara, está realizando o MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto por meio do Programa de Bolsas Legend 2023 para Mulheres Negras que Transformam, oferecido pelo Instituto Legado de Empreendedorismo Social, e observa que todo o conteúdo do MBA está transformando sua atuação. “Assim como o nome do programa, - Mulheres Negras que Transformam -, o conteúdo aprendido no curso tem me feito aprender e transformar muitas realidades. Na minha atuação profissional consigo ser ponte entre os dois lados da moeda: apoio pessoas a criarem suas organizações com foco em impacto social e/ou ambiental e apoio empresas de todos os tamanhos a descobrirem sua maturidade em sustentabilidade e conseguirem permear essa cultura em toda sua estrutura”, afirma.

A analista atua com sustentabilidade corporativa, que vai desde a moda responsável até o ESG, e afirma que algumas coisas mudaram desde o início da pós-graduação. “Algumas coisas mudaram, entre elas a forma como potencializo o meu propósito no mundo. Hoje, cinco meses após o início do MBA, consegui mergulhar em mim mesma e me autoconhecendo pude direcionar melhor minhas habilidades sociais, profissionais e emocionais. Melhorei minha visão consultiva, desenvolvi minha linguagem e minha escuta, meus métodos e ferramentas, minha visão sistêmica, meu senso crítico e sensibilidade. Antes não havia equilíbrio entre minhas ideias mais criativas e meu conhecimento sobre conformidades para torná-las reais, hoje consigo tornar possível, palpável e mensurável até o impossível”. 

MBA em Empreendedorismo Social

Com mais de 10 anos de atuação no ecossistema de impacto, o Instituto Legado atua em algumas frentes, entre elas a educação. Com esse propósito, o Instituto oferece um MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto, em parceria com a Kultivi, que  possui uma plataforma de ensino que busca democratizar o ensino desde 2017, tendo suas mais de cinco mil aulas distribuídas para cerca de três milhões de alunos. A metodologia é aprovada e registrada pelo MEC e um de seus diferenciais é o diploma em até quatro meses. O MBA é certificado pela Faculdade de Ensino Superior do Lago (FAESLA) e ofertado na modalidade Ensino a Distância (EaD), oferecendo um aprendizado dinâmico e flexível para o aluno, que pode estudar de onde estiver
A grade curricular do curso é de 440 horas, divididas em 11 disciplinas e com aulas gravadas por professores e profissionais renomados da área de impacto. Os conteúdos foram desenvolvidos para criar uma experiência de construção e gestão de iniciativas e negócios de impacto social, possibilitando que o aluno amplie suas habilidades profissionais de maneira alinhada com as transformações sociais e ambientais emergentes.

Por falar em transformações, esse foi um dos motivos para que a mentora de liderança feminina, Ana Clara iniciasse o MBA. A consultora de negócios possui sua própria empresa, fundada em 2012, que atua com treinamentos voltados para gestores se manterem atualizados em relação às mudanças no cenário organizacional. Há mais de 12 anos, Ana Clara acompanha a evolução desta ‘Nova Era dos Negócios’, e afirma que pensar e agir em prol de um mundo melhor com base nos negócios é sua missão de vida. “Quando vi o lançamento do MBA, senti que não podia ficar de fora. Os temas me interessavam muito e percebi que a grade curricular estava muito robusta e consistente. Além de contar com professores referências em suas áreas”, relata.

A consultora ainda destaca o quanto a especialização está contribuindo com sua atuação profissional. “O curso está contribuindo demais com o desenvolvimento do meu trabalho. Como mentora e consultora de negócios, percebo que estou recebendo informações atualizadas e de altíssimo nível, que me permitem oferecer um trabalho de muita qualidade e relevância no cenário atual. Notei, em minhas apresentações, que a menção de ‘Pós-graduanda em Negócios de Impacto e Empreendedorismo Social’ recebe uma atenção especial e enriquece o meu currículo. Não poderia deixar de destacar os encontros on-line mensais, com a presença de convidados sempre de altíssimo nível, que enriquecem ainda mais o curso. Os encontros permitem, também, a aproximação dos alunos, o que gera uma troca rica e fortalecimento do networking e potenciais parcerias”.

Atualmente, 115 alunos estão matriculados no MBA de Empreendedorismo Social e Negócio de Impacto e mudando a realidade ambiental, social e de governança em seus espaços de trabalho e social. Apesar de ser on-line, os conteúdos programáticos permitem a interação entre alunos, com o Programa de Mentorias, onde é possível receber dicas e trocar experiências com mentores do Instituto Legado.

“O Programa de Mentoria é um super diferencial do curso. Afinal, para o Instituto Legado, a Educação não tem um fim em si mesma, ela é um meio para que possamos contribuir com projetos e iniciativas reais que estão alterando realidades espalhadas pelo Brasil inteiro. As 11 disciplinas do curso provocam os alunos, e nas mentorias eles recebem o apoio individualizado que precisam para seus projetos”, ressalta a coordenadora acadêmica do Instituto Legado, Daniela Nunes.

Para pessoas interessadas em se especializarem na área, o investimento do MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto é de R$ 1800,00, podendo ser dividido em até 12x de R$ 150,00. Para mais informações, clique aqui

Sobre o Instituto Legado

O Instituto Legado acredita que o Empreendedorismo Social é uma ferramenta eficaz para a transformação do mundo. Acredita no Movimento Transformador Massivo e no poder exponencial da inovação, entendendo que pessoas empoderadas têm poder de mudança e que o trabalho em conjunto produz mais e melhores resultados. Oferece educação formal, programas de aceleração e oportunidades estratégicas para fortalecer, desenvolver e conectar agentes de transformação com atuação socioambiental. Tem o propósito de impulsionar o Movimento Transformador Massivo, apoiar e criar condições de trabalho em rede para que o impacto socioambiental do mundo cresça. Saiba mais em www.institutolegado.org.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.