01/09/2023 às 17h05min - Atualizada em 03/09/2023 às 00h04min

Localiza e AWS oferecem 20 mil vagas de capacitação em computação em nuvem

O curso online, gratuito e aberto a qualquer interessado é a porta de entrada para formação profissionalizante de programação e inteligência artificial

Ana Rachid
www.localiza.com
Divulgação/Localiza&Co

A Localiza&Co capacitará, em colaboração com a Amazon Web Services (AWS), 20 mil futuros profissionais em fundamentos de nuvem no Brasil até 2024. A iniciativa faz parte do Programa #MeuFuturoÉTech, da Localiza&Co, e consiste em cursos virtuais e gratuitos ministrados pela DIO e Proz Educação, empresas especializadas em capacitação tecnológica. Serão oferecidas duas trilhas de aprendizagem: o Descubra a Nuvem AWS – fase de introdução à tecnologia –, e o Talento Cloud Pro – curso que avança em outras frentes, como programação e habilidades socioemocionais. As inscrições para os dois cursos podem ser feitas neste link

Com início a partir de 17 de agosto, o Descubra a Nuvem AWS é uma formação de cinco horas de duração que apresenta os conceitos básicos da computação em nuvem, benefícios, modelos e conceitos de segurança de forma simples e rápida. Este é o primeiro passo para quem deseja iniciar uma carreira no setor ou utilizar ferramentas em nuvem em sua área de atuação, uma vez que essa tecnologia está presente em todos os setores da economia e é uma das competências digitais de maior demanda no mercado de trabalho. Como é um curso online, o aluno pode conclui-lo em seu próprio ritmo.

“Ao democratizar o acesso a diferentes capacitações em tecnologia, o #MeuFuturoÉTech estimula o contato de toda milhares de pessoas com a área e amplia o entendimento de que existem múltiplas possibilidades e caminhos para o desenvolvimento profissional neste mercado. Queremos contribuir para o desenvolvimento de novos talentos em tecnologia e, para isso, selamos colaborações estratégicas com parceiros de alta reputação”, afirma André Petenussi, CTO da Localiza&Co. 

Aqueles que finalizarem o módulo Descubra a Nuvem AWS terão a oportunidade de participar da seleção para o curso profissional Talento Cloud Pro. Oferecido pela AWS e Localiza&Co, contemplará mil pessoas para uma nova formação, mais extensa e aprofundada, composta pelos módulos de fundamentos de TI, introdução à programação em Javascript, AWS Cloud Practitioner e Amazon CodeWhisperer, que capacita o aluno para o uso da ferramenta de programação baseadas em inteligência artificial generativa para ajudar a melhorar a produtividade dos desenvolvedores. O curso inclui ainda habilidades socioemocionais.

Com 300 horas de carga horária distribuídas em quatro meses, a capacitação terá início em 4 de setembro e será conduzida pela Proz Educação. Após formados, os estudantes receberão vouchers gratuitos para realizarem o exame de certificação AWS Cloud Practitioner, primeiro nível de certificação da AWS. 

Para participar da seleção para o Talento Cloud Pro, os estudantes devem ter concluído ou estarem cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública, fazer uma prova de lógica e enviar um vídeo de até cinco minutos apresentando-se e compartilhando suas motivações para fazer o curso. Terão prioridade na seleção candidatas mulheres e pessoas das comunidades negra e LGBTQIA+. Após a conclusão do curso profissional, os formandos serão conectados a empresas do ecossistema da Localiza&CO e da AWS que tenham vagas abertas com esse perfil.

 

Impacto positivo

De acordo com estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), com apenas 53 mil pessoas formadas em TI anualmente, o Brasil enfrentará um déficit potencial de 106 mil profissionais a cada ano até 2025. Devido a este contexto, a AWS investe em treinamento gratuito com a meta de qualificar 29 milhões de pessoas até 2025 em todo o mundo. Até o momento, já foram treinadas mais de 13 milhões de pessoas.

“Acreditamos que a educação é o caminho para construir um ambiente mais diverso no setor de tecnologia. Iniciativas como essa nos ajudam a ampliar o alcance desses treinamentos”, diz Andréa Leal, gerente de Treinamentos Massivos da AWS na América Latina. “Os estudantes vão aprender, não apenas o conteúdo necessário para ingressar na área, mas também a usar ferramentas de inteligência artificial generativa na prática, ganhando uma forte vantagem competitiva.”

 

Sobre o #MeuFuturoÉTech 

Criado em 2020 pela Localiza&CO, o programa #MeuFuturoÉTech visa estimular pessoas a se desenvolverem profissionalmente no crescente mercado de tecnologia. A iniciativa - que já impactou mais de 30 mil pessoas no Brasil - oferece capacitações gratuitas e bolsas para formação em diferentes habilidades tech. 

 

Sobre a Localiza&CO 

Somos uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo. Companhia de capital aberto listada na B3 e com elevado nível de governança corporativa, a Localiza traz em sua história resultados extraordinários de protagonismo e inovação, sempre com o foco na geração de valor e com visão de longo prazo.  

Fundada em Belo Horizonte, em 1973, ao longo do tempo consolidou-se como líder de mercado, sendo hoje uma das 25 marcas mais valiosas do país. O compromisso em superar as expectativas dos clientes, aliado à excelência operacional, permite à Companhia oferecer uma variada gama de soluções de mobilidade por meio de mais de 900 pontos físicos de atendimento ao cliente, distribuídos em 6 países da América do Sul, além da forte presença digital. 

 

Sobre a Amazon Web Services

Desde 2006, a Amazon Web Services tem sido a oferta de nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS vem expandindo continuamente seus serviços para oferecer suporte a praticamente qualquer carga de trabalho na nuvem e agora tem mais de 240 serviços completos para computação, armazenamento, bancos de dados, redes, análises, aprendizado de máquina e inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), dispositivos móveis, segurança, híbridos, virtuais e realidade aumentada (VR e AR), mídia, desenvolvimento, implantação e gerenciamento de mídia e aplicativos a partir de 102 zonas de disponibilidade em 32 regiões geográficas, com planos anunciados para mais 12 zonas de disponibilidade e mais quatro regiões da AWS no Canadá, Malásia, Nova Zelândia e Tailândia. Milhões de clientes, incluindo as startups que mais crescem, as maiores empresas e as principais agências governamentais, confiam na AWS para potencializarem sua infraestrutura, tornarem-se mais ágeis e reduzirem custos. Para saber mais sobre a AWS, visite aws.amazon.com

 

Sobre a DIO

Fundada em 2018, a DIO é a primeira plataforma Open Education brasileira que tem como objetivo democratizar o conhecimento em desenvolvimento de software e tecnologias exponenciais para acelerar a formação de mais de 5 milhões de talentos digitais, conectando-os com grandes oportunidades que potencializam o desenvolvimento socioeconômico regional. Atualmente o ecossistema da startup conta com mais de 1 milhão profissionais de tecnologia, 1.000 instituições de ensino, 2.000 embaixadores, 500 experts e mais de 1.000 empresas conectadas por meio dos programas educacionais.

 

Sobre a Proz Educação

A Proz é referência em qualidade na Educação Profissional com mais de 25 escolas no Brasil. Com foco na empregabilidade desenvolve programas sob medida para empresas. Por meio de uma plataforma de aprendizagem própria, de engajamento e gamificação e programas de formação para qualificação, upskilling e reskilling nas áreas de Saúde, Tecnologia e Gestão.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.