31/08/2023 às 20h06min - Atualizada em 02/09/2023 às 00h01min

Maior Premiação de RIG do Brasil Celebra a Ética e Transparência no Panteão da Pátria

Presidente da entidade, Carolina Venuto, enfatizou a importância do prêmio que reconhece e divulga as melhores práticas realizadas pelas organizações e instituições.

Pollyana Cabral Porto
Minussi Produções
Na noite de quarta-feira, 30 de agosto, o Panteão da Pátria, em Brasília, foi palco da celebração da 6ª edição do "Prêmio Marco Maciel: Ética e Transparência na Relação Público-Privada." Promovido pela Associação Brasileira de Relações Governamentais e Institucionais (Abrig), o evento reuniu autoridades da República para destacar as práticas que se destacaram na atividade de RIG.

A presidente da Abrig, Carolina Venuto, enfatizou a importância do prêmio. "Este prêmio reconhece e divulga as melhores práticas realizadas pelas organizações e instituições, através de seus profissionais de RIG, que atuaram segundo os princípios norteadores da Abrig: ética, transparência, diálogo e responsabilidade social."

O deputado Lafayette Andrada (Republicanos-MG), relator do projeto de lei que regulamenta a atividade de RIG já aprovado pela Câmara, destacou o trabalho da Abrig e parabenizou Carolina Venuto pela defesa dos profissionais que atuam no ramo. E demonstrou confiança que o proposta, relatada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), terá análise célere pelo Senado Federal. "A luta pela regulamentação da atividade vale a pena e precisamos lutar por ela", afirmou durante a premiação.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, defendeu que as regras de governança, como a regulamentação da atividade de RIG é "a estrutura que dá as ferramentas para poder se entregar resultado para a sociedade". Para Nardes, os profissionais de RIG são aqueles que promovem diálogo entre os diversos setores do país, promovem harmonia e encontro de pontos em comum nas mais diversas demandas dos setores público e privado.

Durante o evento, a socióloga Ana Maria Maciel, esposa do ex-senador e vice-presidente da República, Marco Maciel, morto em 2021, homenagem o marido ao parabenizar a equipe da Empresa Júnior da Universidade de Brasília (UnB) pela premiação recebida. "Meu coração se encheu de alegria e nostalgia. Lembro-me com carinho do momento em que conheci o Marco na UnB. Desde então, nunca mais nos separamos, e ver o sucesso desses jovens é algo que me enche de gratidão em testemunhar o que vocês conquistaram," ressaltou.

O Prêmio Marco Maciel, instituído em 2017 em comemoração aos 10 anos de fundação da Abrig, já se tornou um marco na promoção da integridade e responsabilidade nas relações público-privadas. Desde sua primeira edição, a premiação já reconheceu 100 casos de sucesso, servindo como um incentivo às boas práticas no setor.

Os premiados da noite refletiram a diversidade e o alcance do compromisso com a ética e a transparência nas Relações Institucionais e Governamentais no Brasil. Na categoria “RIG em Organização Pública,” destacaram-se a ENAP - Escola Nacional de Administração Pública, o Conselho Federal de Química e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene e Limpeza e Saneantes, além da Informática de Municípios Associados - IMA.

Na categoria “RIG em Organização Privada ou Mista,” a Fundação Doutor Amaral Carvalho, a Japan Tobacco International - JTI e o Itaú Unibanco foram reconhecidos por suas práticas.

A “RIG na Sociedade Civil Organizada” premiou o CODESE - Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico do Distrito Federal, o ECOS - Instituto Ecos do Cerrado e a Strategos Consultoria Política Júnior. Além disso, a categoria “Protagonismo Feminino” homenageou Suzano, Conexão RIG e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal, Subseção de Sobradinho, por seu papel fundamental na promoção da igualdade de gênero e responsabilidade social.

O prêmio não é apenas uma celebração das conquistas, mas também uma homenagem às instituições e organizações que, através da atividade de RIG, difundem valores, incentivando a construção de relações humanizadas e sustentáveis.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.