31/08/2023 às 16h24min - Atualizada em 02/09/2023 às 00h00min

Artistas Araguaí Garcia e Thadeu Guerra expõem no B. Arts em São José do Rio Preto

Verbo Nostro
Verbo Nostro
divulgação
O espaço B. Arts, projeto cultural desenvolvido pela Bild Desenvolvimento Imobiliário com curadoria do artista plástico, Newton Malvezzi, em São José do Rio Preto, recebe a exposição “Raízes”. A mostra reúne 33 quadros do artista plástico Araguaí Garcia e cerca de 20 peças de cerâmicas de Thadeu Guerra. A exposição pode ser conferida, gratuitamente, até o dia 13 de outubro, na Rua Rio Preto, 3232, na Vila Redentor. O horário de funcionamento do espaço B. Arts é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h; e aos sábados, das 8h às 16h.

A exposição “Raízes” é uma junção do trabalho dos dois artistas de São José do Rio Preto. Araguaí Garcia é artista plástico e tem mais de 35 anos de carreira, e já expôs em diversas cidades do Brasil e também em Paris, na França. Segundo ele, seus trabalhos fazem parte de uma curadoria de suas próprias raízes - a base de sua existência. “Alguém sem raízes é comparável a um edifício sem alicerce - não sobreviveria nem a primeira ventania. É a partir delas que construímos nosso mundo e resistimos às intempéries da vida. Por isso, busquei memórias importantes e significativas para produzir essas obras que estão expostas”, conta o artista que também ocupa a Cadeira 04 da Academia Riopretense de Letras e Cultura (ARLEC) e é vice-presidente financeiro da Casa de Espanha de Rio Preto e Região.

O ceramista Thadeu Guerra lembra que a raiz da arte com a cerâmica foi uma das primeiras modalidades a surgir. “Foi antes da escrita e está enraizada em todas as civilizações”. Ele explica que a técnica sobreviveu até hoje utilizando, por milênios, os mesmos elementos da natureza: terra, ar, fogo e água e sempre apresentando a evolução de cada civilização. “A cerâmica faz parte da vida de todos, seja em utensílios ou objetos de decoração”, explica o ceramista que é formado em odontologia e que passou a se dedicar na arte da cerâmica há 16 anos e que já expôs em diversas cidades do Brasil e da Suíça. Sua marca registrada nas cerâmicas é a comunhão com a natureza. “Antes de falar em qualquer raça, nós temos que lembrar da nossa ancestralidade como um todo. Minha cerâmica é contemporânea e minimalista, trazendo essa arte dos povos originários como referência”, contextualiza.

O espaço B. Arts
O B. Arts é um novo espaço cultural inaugurado em São José do Rio Preto em junho deste ano. O projeto é resultado da parceria entre o artista plástico Newton Malvezzi e Bild Desenvolvimento Imobiliário, que ajusta sua unidade de negócios - localizada na Rua Rio Preto, 3232, na Vila Redentora - para funcionar também como uma galeria de artes permanente e com acesso gratuito, recebendo uma nova exposição a cada dois meses.

SERVIÇO
Exposição “Raízes”
Data: de 29 de agosto a 13 de outubro
Horário: 8 às 19h (segunda a sexta-feira) e 8h às 16h (aos sábados)
Local: B. Arts - Rua Rio Preto, 3232, na Vila Redentora - São José do Rio Preto (unidade de negócios da Bild Desenvolvimento Imobiliário)
Entrada: Gratuita e aberta ao público

Sobre a Bild
Fundada em 2007, a Bild Desenvolvimento Imobiliário é uma incorporadora e construtora reconhecida pela capacidade de identificar grandes oportunidades no mercado imobiliário. A empresa vem operando de forma inovadora nas 16 cidades onde atua. Nestes 16 anos, a construtora expandiu fronteiras e abriu novas regionais: além de Ribeirão Preto está presente em Franca, Araraquara, Bauru, São José do Rio Preto, Piracicaba, Marília, Campinas, Sorocaba, Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Londrina (PR). No portfólio são 80 empreendimentos lançados, dos quais 38 já foram entregues, totalizando mais de 12 mil unidades lançadas.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.