30/08/2023 às 09h29min - Atualizada em 01/09/2023 às 00h04min

Varejo de BH encerra primeiro semestre com crescimento

O segmento de Veículos e Peças recuperou desempenho e, na variação mensal, cresceu quase 5%. De acordo com CDL/BH, melhora do ambiente econômico irá favorecer os próximos meses

Assessoria de Imprensa
https://www.cdlbh.com.br/imprensa/varejo-de-bh-encerra-primeiro-semestre-com-crescimento/
Tânia Rêgo/Agência Brasil

O comércio varejista da capital mineira encerrou o primeiro semestre de 2023 com crescimento. De acordo com levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), no acumulado do ano (Jan.23/Jun.23) houve um incremento de 0,77% nas vendas. O destaque vai para o segmento de Veículos e Peças que, após recessão, avançou 1,86% no período. 

“Os incentivos fiscais concedidos pelo Governo Federal ao segmento automotivo impulsionaram as vendas de veículos. Além disso, outros fatores como redução da inflação e queda do desemprego contribuíram para o crescimento do varejo”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

Na análise mensal (Jun.23/Mai.23), o varejo cresceu 0,83%, com destaque para Drogarias e Cosméticos (6%), que mantêm uma performance bastante positiva no ambiente econômico da cidade. Já Veículos e Peças avançaram 4,59%. No mesmo período do último ano, o desempenho da atividade havia recuado em 3,49%. 

O recorte anual (Jun.23/Jun.22) mostra que o crescimento foi de 0,92%, com destaque para o segmento de Papelarias e Livrarias (4%), Supermercados (3,59%) e, novamente, o de  Veículos e Peças, que avançou 2%. No mesmo período de 2022, o segmento registrava queda de 0,8%. 

Boas expectativas

A análise dos últimos 12 meses (jul.22-jun.23/jul.21-jun.22) revela que houve crescimento de 0,88% no comércio varejista de Belo Horizonte. “Ainda que o avanço tenha sido discreto, isso nos mostra que o varejo tem apresentado uma performance estável e alcançando resultados positivos em todos os segmentos. A perspectiva é que continue a melhorar nos próximos meses, principalmente com o cenário econômico mais favorável”, finaliza o presidente da CDL/BH.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.