31/08/2023 às 08h06min - Atualizada em 01/09/2023 às 00h02min

Capital Paulista tem inscrições gratuitas para curso de capacitação paralímpico

Iniciativa do Governo de SP visa capacitar profissionais da educação física com esporte paralímpico de base; vagas são limitadas

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/capital-paulista-tem-inscricoes-gratuitas-para-curso-de-capacitacao-paralimpico/
DownloadFoto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP
Tarcisio e medalhistas

Tarcisio e medalhistas

O Governador Tarcísio de Freitas recebeu os atletas do Time SP Paralímpico após sucesso em torneios mundiais

O Governo de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vai capacitar gratuitamente professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas, por meio do Programa de Desenvolvimento Paralímpico.

As aulas são presenciais e serão ministradas no Complexo Baby Barioni, na Água Branca. As vagas são limitadas e podem ser feitas pelo site do programa.

O programa fomenta o esporte paralímpico e oferece capacitação técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico nas modalidades de atletismo, futebol de 5, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado. As modalidades incluem atletas com deficiências motoras, amputados, cegos e pessoas que sofreram paralisia cerebral.

Desde que foi lançado, em 2021, foram capacitados mais de 5,5 mil participantes em 62 etapas realizadas no Estado de São Paulo

A população com deficiência no Brasil foi estimada em 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária, segundo a Amostra de Domicílios (PNAD): Pessoas com Deficiência 2022.

De acordo com o levantamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), há mais de mil associações que trabalham o desporto em todas as regiões brasileiras.

A inclusão de pessoas com deficiência na sociedade por meio do esporte reitera o caráter democrático da prática, aumenta a visibilidade e a potencialidade dos atletas e o conhecimento e a consciência da população como um todo sobre a importância do incentivo e da promoção da prática esportiva.

O post Capital Paulista tem inscrições gratuitas para curso de capacitação paralímpico apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.