30/08/2023 às 10h49min - Atualizada em 31/08/2023 às 00h01min

Equipe médica do HEF participa de curso sobre Suporte Avançado de Vida no Trauma

Criado pelo American College of Surgeons (ACS), treinamento visa aprimorar a capacidade de atendimento às vítimas de trauma

ECCO Escritorio de Consultoria em Comunicação Ltda
[email protected]
Divulgação/ IMED
O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do governo de Goiás, realizou no último final de semana um curso sobre Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS), criado pelo American College of Surgeons (ACS). Por meio da Equipe de Educação Corporativa do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), organização social que administra o HEF, o treinamento tem um papel fundamental no aprimoramento da capacidade das instituições de saúde em fornecer atendimento adequado às vítimas de trauma.

O curso baseia-se em um sistema de triagem e estabilização de pacientes traumatizados e é destinado aos profissionais de saúde como médicos emergencistas, cirurgiões e outras equipes envolvidas no atendimento. O objetivo é enfatizar a abordagem sistemática e organizada, fornecendo diretrizes claras sobre a avaliação primária e secundária, priorização de cuidados, controle de vias aéreas, ventilação e circulação, além de orientar os profissionais sobre as intervenções apropriadas para cada caso. Essa abordagem estruturada e padronizada ajuda a garantir que nenhum aspecto crítico do atendimento ao trauma seja negligenciado, melhorando a eficiência e a qualidade do cuidado prestado.

O curso é composto por aulas teóricas e práticas, discussão de casos e simulações organizadas por estações de habilidades. Os casos simulados são propostos para guiar o treinamento de atendimento. Além disso, há avaliações práticas e teóricas para confirmar o desempenho. O aluno, no geral, é avaliado pelo seu conhecimento, conduta, habilidades e técnicas dos procedimentos e abordagens. Os profissionais aprovados têm certificação válida por quatro anos.
         
De acordo com a enfermeira do pronto socorro do HEF, Daiane Freire, participar do curso foi enriquecedor. “A capacitação nos trouxe um novo olhar para a avaliação e atendimento do paciente crítico e com trauma. Foi muito importante ter esse tempo de aprendizado com os enfermeiros e os médicos. Com certeza o curso fará muita diferença no nosso dia a dia aqui na prática", afirma.

         
A Educação Corporativa do IMED preza pelo desenvolvimento dos profissionais e pela construção de currículo padronizado e baseado em evidências, que aborda as melhores práticas de atendimento ao trauma. Isso garante que os colaboradores de saúde estejam alinhados com as diretrizes mais recentes e tenham conhecimentos atualizados sobre os protocolos de atendimento ao trauma.

Assessoria de Comunicação do HEF

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.