29/08/2023 às 17h01min - Atualizada em 30/08/2023 às 00h02min

Tricampeão da Fórmula Vee conquista mais um pódio em etapa com disputa de alto nível no Velocitta

Piloto Rokim/Motul fatura um terceiro lugar na geral e dois segundos lugares na Máster na 6ª etapa do Campeonato de Paulista de Fórmula Vee disputada no Velocitta neste final de semana.

Darcy Santos
Fernando Santos/Divulgação FVee
Laurent Guerinaud conquistou, neste final de semana, seu sexto pódio da temporada na classificação geral, o quadragésimo quinto da sua carreira na Fórmula Vee, em uma etapa marcada pela intensidade da competição.
O francês e mais três pilotos chegaram a superar o recorde histórico da volta mais rápida da categoria no Velocitta.

Para o tricampeão da categoria, o final de semana foi de superação. Com dificuldades para acertar o ajuste do carro, ele puxou muito na classificação e acabou rodando na última curva da sua melhor volta, que estava um décimo de segundo mais rápida que a pole... Ele ficou com o 4º lugar no grid da primeira prova e o 3º na segunda.

“Faltou uns dez minutos de treino para acertar o carro”, disse o piloto Rokim/Motul. “Parei várias vezes no box para ajustar a repartição de freio e abaixar a traseira. Quando o último treino acabou, eu ainda não estava satisfeito com o comportamento do carro, abaixamos novamente para a classificação, mas não foi suficiente...”
“Acho que o carro veio muito mais alto que de costume, fui progressivo demais nos ajustes por medo de pegar nos bumps da pista, mas eu deveria ter mexido de forma mais drástica para chegar mais rápido à configuração ideal...”

As condições meteorológicas zeraram tudo para a primeira prova, que foi disputada na chuva. Por medida de segurança, a largada foi dada em fila indiana em vez de duas fileiras. “Na largada, tinha três carros na minha frente em vez de um”, explicou o francês. “Eu não enxergava nada por causa do spay d’agua, e tive que ser muito cauteloso. Não deu para tentar nada nas primeiras curvas.”
Até o tricampeão fazer a ultrapassagem para assumir a terceira posição, os primeiros já tinham aberto espaço. Guerinaud se aproximou do segundo colocado, mas faltou voltas para chegar perto o suficiente e tentar a ultrapassagem.

A expressão francesa déjà-vu atormentou Laurent para a segunda prova, quando a pista secou. “Mantivemos uma repartição de freio conservadora demais, com excesso de freio na traseira... de novo”, comentou o piloto.
O tricampeão chegou a assumir a segunda posição e tinha aberto uma boa vantagem, quando rodou na freada da curva 1. O francês foi ultrapassado e terminou em quarto lugar.
“Eu estava guiando no limite do carro para tentar ir buscar o líder e cometi um erro. Talvez eu tenha também me empolgado ao ver que estava baixando o recorde da pista e arrisquei demais...”

Além do Laurent, três pilotos superaram o recorde anterior da categoria nesta segunda prova, comprovando o alto nível da competição.
A melhor volta ficou com o Gabriel Marçon, que se tornou o novo recordista da FVee no Velocitta, com 1min46s717. Ele superou a marca obtida por Levi Simões no ano passado, com 1min47s189.

“O Gabriel e o Pedro Antunes progrediram muito desde o início da temporada. Os Júniores estão dando cada vez mais trabalho aos veteranos da Máster”, brincou o francês. “Tenho certeza de que ouviremos falar muito deles no futuro do automobilismo brasileiro e, quem sabe, mundial”, afirmou Laurent. “Estou honrado em ter a oportunidade de competir com a nova geração e até contribuir ao aprendizado dos jovens potenciais.”

Além da terceira e quarta colocação na classificação geral, o piloto Rokim/Motul conquistou dois segundos lugares na Máster, para pilotos acima de 40 anos, subindo ao pódio pela quinquagésima sétima vez da sua carreira nesta divisão, em apenas 4 anos.

“Subir ao pódio é sempre bom, mas, sem dúvida, eu esperava melhores resultados nesta etapa, para ficar com mais chances de brigar pelo meu quarto título”, disse.
Com quatro quebras e uma punição muito polemica desde o início da temporada, o piloto precisava tirar o atraso na classificação do campeonato.

“Como sempre, procurei fazer o melhor e resta agora saber se terei condições de disputar as duas últimas etapas. Estou buscando novos apoiadores para cobrir as despesas. Espero contar com esta ajuda e terminar da melhor maneira possível o campeonato.”

Os resultados deixaram o piloto francês na terceira posição na classificação geral, com 157 pontos, apenas dois atrás de Pedro Antunes. A liderança é de Levi Simões, que venceu as duas provas e agora soma 190 pontos.

Na Máster, para pilotos acima de 40 anos, Guerinaud manteve a vice-liderança, com 180 pontos. Levi Simões é o primeiro, com 196. O francês é também o atual campeão desta categoria.

Restam apenas mais duas etapas na competição. A próxima será novamente no Velocitta, dias 22 e 23 de setembro. A última e decisiva etapa será em Interlagos, dias 22 e 23 de dezembro.

Para acompanhar Laurent Guerinaud no Instagram: @laurentguerinaud

Vem aí mais um FVee Festival
Após esta etapa do Paulista, a Fórmula Vee passa a oferecer oportunidades para novos pilotos. Já estão abertas as inscrições para o FVee Festival, no feriado de 7 de setembro, no ECPA, em Piracicaba. Estão disponíveis drive day, treinos livres (com opção de análise de dados) e aulas de pilotagem.
Para participar, basta estar com a CNH em dia. É permitido também para menores a partir de 14 anos, com autorização dos pais ou carteira de kart. A FVee oferece todo o equipamento, como macacão e capacete. As vagas são limitadas. As inscrições estão abertas no site www.fvee.com.br
Acesse o site para mais informações e para saber como participar também das provas da Fórmula Vee no Campeonato Paulista, na Copa ECPA e na FVee Open (exclusiva para iniciantes). Siga também no Instagram, Facebook, Threads e TikTok em @formulaveebrasil, ou escreva para [email protected]

Sobre os patrocinadores de Laurent Guerinaud:

Rokim Automotive (www.rokim.com.br)
A Rokim Automotive, fundada em 2012 em São Paulo, importa e comercializa equipamentos automotivos de oficina como, por exemplo, elevadores automotivos. Os produtos da Rokim Automotive se destacam pela tecnologia avançada, porém acessível, que providencia aos usuários a maior segurança e produtividade e o menor custo operacional. Com a homologação de seus produtos por várias montadoras e um pós-venda exemplar, a Rokim Automotive se destaca como líder no mercado das concessionárias e oficinas de alto padrão em todo Brasil. “Vimos no Laurent um grande piloto, apaixonado pelo automobilismo, espelhando os valores da Rokim Automotive, como sempre buscando o melhor de si mesmo”, disse o diretor Lionel Rossignol. “Agora, com essa parceria, nós vamos escrever juntos um novo capítulo da história do automobilismo brasileiro!”

Motul (www.motul.com)
Há mais de 165 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, veículos pesados (heavy duty), veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a divisão MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.
Presente no Brasil desde 1992, a Motul tem as pistas como o seu principal laboratório para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes equipes em competições nacionais e internacionais, como Dakar, 24 Horas de Le Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, IMSA, Rallycross, F1 Boat e Rally dos Sertões.
“A nossa estratégia de investimento no esporte de velocidade permeia diferentes categorias. Temos muito orgulho de apoiar um francês ‘abrasileirado’, como a própria Motul”, comentou Mariano Perez, CEO da Motul Brasil.

Nobile Assessoria Contábil (www.nobilecontabilidade.com.br)
A Nobile é uma empresa de assessoria e consultoria contábil, cujo propósito é ajudar o empreendedor a ter mais tempo para focar naquilo que realmente importa: o seu negócio.

GiPA (www.gipa.eu)
Laurent Guerinaud é diretor de GiPA do Brasil, instituto de referência em inteligência e pesquisas no aftermarket automotivo. A GiPA está presente em 40 países e possui 35 anos de experiência, tem escritório desde o ano 2000 no Brasil, onde se tornou referência em inteligência de mercado no aftermarket automotivo. A maioria das montadoras são clientes da GiPA de Brasil, além de fabricantes de peças de reposição, pneus, lubrificantes, tintas, seguradoras, bancos, etc.

Resultado da 1ª prova pela 6ª etapa do Campeonato Paulista de FVee, sábado (26/8) no Velocitta, em Mogi Guaçu:
1)         Levi Simões, 31min38s041
2)         Gabriel Marçon, a 40s906
3)         Laurent Guerinaud, a 45s200
4)         Lucas Veloso, a 1min21s327
5)         Helder Miloch, a 1min55s280
6)         Matheus Coutinho, a 2min00s140
7)         Marcos Fortuna, a 2min01s901
8)         Daniel Rienda, a 2min20s720
9)         Felipe Oliveira, a 1 volta
10)       Otávio Artoni, a 1 volta
11)       Vini Francisco, a 1 volta
12)       Pedro Antunes, a 7 voltas

Resultado da 2ª prova pela 6ª etapa do Campeonato Paulista de FVee, sábado (26/8) no Velocitta, em Mogi Guaçu:
1)         Levi Simões, 26min49s601
2)         Pedro Antunes, a 12s590
3)         Gabriel Marçon, a 14s114
4)         Laurent Guerinaud, a 14s787
5)         Lucas Veloso, a 21s061
6)         Daniel Rienda, a 57s150
7)         Felipe Oliveira, a 59s082
8)         Otávio Artoni, a 1min10s157
9)         Ara Mendonça, a 1min19s420
10)       Matheus Coutinho, a 1min23s547
11)       Helder Miloch, a 1min28s669
12)       Diogo Moraes, a 1 volta

Classificação geral do Campeonato Paulista após a 6ª de 8 etapas, com descarte dos dois piores resultados:
1)         Levi Simões – 190 pontos
2)         Pedro Antunes – 159
3)         Laurent Guerinaud – 157
4)         Lucas Veloso – 147
5)         Gabriel Marçon – 134
6)         Ara Mendonça/Marcos Fortuna – 108
7)         Caio Castro – 88
8)         Daniel Rienda – 81
9)         Vinícius Brito – 76
10)       Felipe Oliveira – 59
11)       Otavio Artoni – 56
12)       Helder Miloch – 54
13)       Matheus Coutinho – 50
14)       Vyctor Sgarbi – 47
15)       Kauan Morais – 43
16)       Sandro Andrade – 39
17)       Vini Francisco – 34
18)       Diogo Morais – 29
19)       Renan Casseta – 27
20)       Lucas Welfane – 24
21)       Fábio David – 24
22)       Jackson Brito – 18
23)       Guilherme Ribeiro – 17
24)       Vinas de Andrade – 16
25)       Bruno Caravaggi – 15
26)       Rafael Riquetto – 14

Classificação do Paulista Máster (acima de 40 anos):
1)         Levi Simões – 196
2)         Laurent Guerinaud – 180
3)         Ara Mendonça/Marcos Fortuna – 164 pontos
4)         Daniel Rienda – 132
5)         Helder Miloch – 98
6)         Vinicius Francisco – 85
7)         Sandro Andrade – 80
8)         Diogo Morais – 63
9)         Fabio David – 52
10)       Vinas de Andrade – 34
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.