29/08/2023 às 18h51min - Atualizada em 30/08/2023 às 00h00min

Programa Rotas Rurais leva mais cidadania à população do campo

A iniciativa já cadastrou 291 mil propriedades rurais e colocou no mapa mais de 57 mil kms de estradas rurais

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/programa-rotas-rurais-leva-mais-cidadania-a-populacao-do-campo/

Com o objetivo de levar, cada vez mais, cidadania à população rural do Estado, o governo de São Paulo oferece o Programa Rotas Rurais, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Desde que foi lançada, a iniciativa já cadastrou o endereço de mais de 291 mil propriedades rurais e colocou no mapa mais de 57 mil kms de estradas rurais.

O principal foco do programa, que foi desenvolvido pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), é levar mais mobilidade e, consequentemente, competitividade aos produtores paulistas, como destacou a coordenadora do Rotas Rurais, Priscilla Fagundes. “O Programa Rotas Rurais é um programa pioneiro: São Paulo é o primeiro estado do Brasil a endereçar a zona rural, levando assim mais cidadania à população do campo. Estimamos que aproximadamente 2 milhões de residentes da zona rural foram beneficiados pelo programa até agora”.

O Endereço Rural Digital funciona como uma espécie de CEP rural personalizado, por meio da ferramenta PLUS CODE, do Google, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade ou estabelecimento rural.  Além do endereço codificado, a plataforma disponibiliza mapas logísticos e roteadores interativos que permitirão a localização das rotas de acesso às propriedades, promovendo mobilidade, conectividade, segurança e outras políticas públicas mais eficientes e de transformação social.

“Fomos relatados que em algumas regiões do estado, foram reduzidos em até 30 minutos os atendimentos de ocorrências policiais e de saúde na zona rural. O que faz toda a diferença para atender a população”, explica Priscilla Fagundes.

As informações do Endereço Rural Digital podem ser utilizadas em aplicativos de navegação como Waze e Google Maps. Em qualquer lugar que o proprietário se encontre, é possível gerar um código exato da localização, que pode ser compartilhado com qualquer pessoa.

O sucesso do programa já é reconhecido. Neste mês o Rotas Rurais ganhou o prêmio “Excelência no uso de Location Intelligence na Gestão Pública”, durante o Gov Summit 2023, realizado em Brasília.

Para mais informações sobre como ter acesso ao programa, acesse o site da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo de São Paulo.

O post Programa Rotas Rurais leva mais cidadania à população do campo apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.