28/08/2023 às 14h57min - Atualizada em 29/08/2023 às 00h03min

Associação Mempodera realiza distribuição de absorventes sustentáveis em São Luís (MA)

Ações pontuais também reforça o empoderamento feminino e a importância da saúde menstrual

Jéssica Amaral - DePropósito Comunicação
www.depropositocomunica.com
Divulgação

A Mempodera - organização que oferece aulas de Wrestling e inglês para meninas e meninos, e busca promover a igualdade de gênero por meio do esporte e da educação -, realizou no dia 16 de agosto, em São Luís (MA), uma ação que visa combater a pobreza menstrual. Cerca de 100 de absorventes sustentáveis foram distribuídos para 25 famílias inscritas no projeto social da organização. A ação aconteceu na sede do Instituto Formação, que disponibiliza o espaço para a realização de atividades da Mempodera.

Para Eliana Barros, assistente social de São Luís, a iniciativa foi mais uma maneira de reforçar a importância de se atentar e cuidar da saúde menstrual. “A distribuição foi um sucesso, pois não apenas reforçou a importância de fortalecer a saúde menstrual das mulheres, mas também destacou o poder transformador de iniciativas  que possam contribuir com o desenvolvimento da nossa comunidade”.

A organização já havia feito a atividade outras quatro vezes e impactou 369 mulheres, com a distribuição de 1.107 absorventes sustentáveis, feitos de tecidos, e calcinhas absorventes. Ambos podem ser lavados e reutilizados diversas vezes.

“Uma das principais importâncias é educar as mulheres sobre seus próprios corpos e ciclos menstruais. Conhecimento é poder, e quando as mulheres entendem os processos naturais que ocorrem em seus corpos, elas podem tomar decisões informadas sobre cuidados pessoais. Isso também ajuda a reduzir a vergonha e o estigma associados à menstruação, permitindo que as mulheres falem abertamente sobre o assunto. Além dos benefícios individuais e sociais, também há um impacto positivo no meio ambiente. A produção de produtos menstruais sustentáveis, como absorventes reutilizáveis ou biodegradáveis, reduz o desperdício plástico e contribui para a sustentabilidade ambiental”, destaca Eliana.

Mempodera reforça empoderamento feminino

A menstruação pode ser motivo para não realizar algumas atividades, como uma ida à academia, praticar esportes ou até mesmo utilizar uma determinada roupa. O Wrestling é um esporte que envolve muita movimentação em sua prática, por esse motivo, a Mempodera realiza outras ações pontuais, a fim de incentivar meninas a não deixarem de ter suas vidas normais mesmo durante o período menstrual.

“A Mempodera entrega folhetos com orientações sobre a saúde íntima e ciclos menstruais, além da distribuição de absorventes sustentáveis, que mostram a importância da preservação da natureza. É possível ter conforto mesmo durante períodos de fluxos menstruais, então conseguimos colaborar e mostrar que não precisam deixar de fazer qualquer atividade durante esses dias”, afirma a presidente da organização, Lidia Silva.

Além da atuação no Maranhão, a Mempodera realiza atividades em três núcleos em Cubatão (SP) e atende mais de 250 crianças todas as semanas. Para saber mais, clique aqui

Sobre a Mempodera

A Mempodera é uma organização que oferece aulas de Westrling e inglês para meninos e meninas de seis a 17 anos, de forma gratuita, desde 2017. O projeto busca a igualdade de gênero por meio do esporte e da educação, e possui atuação em Cubatão (SP) e São Luís (MA). Mais de 600 jovens já passaram pelo pela organização e tiveram suas vidas transformadas. Para mais informações, acesse https://www.mempodera.com/ 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.