28/08/2023 às 16h14min - Atualizada em 29/08/2023 às 00h02min

Inovações em Sistemas de Segurança Avançados elevam a proteção e o conforto nos veículos

Os avanços em sistemas de segurança não se limitam apenas a elementos de proteção.

Cristiane Guimarães
Divulgação

À medida que a indústria automobilística evolui, a segurança dos ocupantes e a prevenção de acidentes se tornam focos centrais para os fabricantes. A Chevrolet tem dado passos significativos nesse sentido, com a incorporação de sistemas de segurança avançados, anteriormente exclusivos de modelos premium, em seus veículos intermediários.

A crescente demanda por segurança nas estradas tem sido acompanhada por avanços tecnológicos que têm o potencial de reduzir acidentes e proteger os ocupantes. A chegada da nova geração do Ônix, por exemplo, representou um salto notável em termos de segurança. O modelo é o primeiro a oferecer seis airbags, bem como aviso sonoro dos cintos de segurança dianteiro e traseiro para todos os ocupantes, tornando-os itens de série.

Entre os destaques, Tarcisio Braga Menezes Vieira, Supervisor Pós Vendas da Autus Chevrolet Unidade Rondon, ressaltou que os modelos mais recentes da Chevrolet apresentam avanços excepcionais em sistemas de segurança. "Os novos Ônix, Ônix Plus e Tracker são equipados com recursos como Alerta de Colisão Frontal, Alerta de Ponto Cego, Frenagem Autônoma de Emergência e o renomado sistema OnStar", disse Vieira.

Tarcisio explica como esses sistemas avançados contribuem para a prevenção e mitigação de acidentes. "O Alerta de Colisão e a Frenagem Autônoma de Emergência podem evitar atropelamentos de pedestres distraídos e colisões traseiras com veículos à frente. Já o Alerta de Ponto Cego é essencial para evitar colisões com motociclistas, ciclistas e outros veículos, desde que seja utilizado adequadamente."

Outra característica fundamental da nova geração de veículos Chevrolet é o sistema de telemática OnStar, que tem a segurança como seu principal pilar. O sistema oferece respostas automáticas em caso de acidentes, permitindo que o veículo envie um sinal com sua localização para a Central de Atendimento OnStar. Esse recurso possibilita uma avaliação rápida da situação, facilitando a coordenação de assistência ou resgate adequado, conforme necessário. "O OnStar, quando ativado no veículo, é capaz de acionar automaticamente um alerta para a central de atendimento, em caso de acidente com acionamento de airbag. Isso possibilita o contato rápido com o condutor e a solicitação de auxílio policial e dos bombeiros, com a localização precisa do veículo”, diz o supervisor.

Os avanços em sistemas de segurança não se limitam apenas a elementos de proteção. A conectividade também desempenha um papel crucial. Os modelos Chevrolet estão equipados com tecnologias como acendimento automático dos faróis via sensor crepuscular, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade e retrovisor interno eletrocrômico. Faróis e lanternas de LED conferem uma iluminação até três vezes mais eficiente que os convencionais, melhorando a visibilidade e segurança para outros motoristas e pedestres. "Esses sistemas não são apenas para conforto, mas sim essenciais para a segurança de todos. Eles fazem parte, cada vez mais, dos veículos intermediários e completos", afirmou Vieira.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.