22/08/2023 às 12h22min - Atualizada em 25/08/2023 às 00h04min

No interior de São Paulo, projeto prepara estudantes para as profissões do futuro

Ação contempla 1300 alunos de Sorocaba e Indaiatuba com oficinas de criatividade, inovação e empreendedorismo

Bacuri Comunicação
NTICS Projetos

Desde o dia 21 de agosto de 2023, professores e alunos da rede estadual de Indaiatuba e Sorocaba, no interior de São Paulo, participam do Programa de Inovação e Empreendedorismo, que os prepara para enfrentar as mudanças mundiais do mercado de trabalho. O projeto é patrocinado pela Agrivalle e realizado pela NTICS projetos, empresa do Grupo Nest que, há 20 anos, realiza ações culturais e socioambientais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, das Organizações das Nações Unidas - ONU. 

A fim de incentivar as novas gerações que já começam a pensar em uma profissão a se manterem competitivas, o projeto auxilia jovens estudantes a desenvolverem práticas que serão exigidas pelo mercado de trabalho em um futuro próximo. Em um cenário cada vez mais dominado por novos comportamentos e pela tecnologia, além de conhecimentos técnicos, os chamados soft skills - habilidades comportamentais - serão cada vez mais necessários. “O objetivo do projeto é apresentar à nova geração quais serão as habilidades necessárias para se destacar, além de mostrar como eles podem construir negócios alinhados com o desenvolvimento sustentável”, diz Igor Furniel, CEO do Grupo Nest, responsável pela idealização do projeto. 

Estruturado em quatro oficinas, o programa terá ações virtuais, começando com workshops online que visam a formação de 100 professores, onde devem trabalhar com temas como Design Thinking, Inovação, Criatividade, entre outros. Em Agosto, os alunos terão um evento online de abertura, no qual além de conhecer as etapas do projeto, terão a primeira oficina sobre a evolução do mercado de trabalho. 

“O setor do agro, como uma das bases da economia brasileira, precisa estar constantemente buscando pela inovação, tanto tecnológica, quanto nos processos de gestão.  Mais do que ninguém, nós sabemos a importância de plantar hoje para colher um bom fruto amanhã. Por isso, ao apoiar projetos que estimulam a inovação, a criatividade e a otimização do mercado de trabalho, nós estamos contribuindo para que tenhamos profissionais mais assertivos e criando soluções que beneficiem toda a sociedade”, afirma André Uberti, CFO da Agrivalle.

O projeto também vai desenvolver mais três oficinas entre agosto e setembro, com alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, atingindo cerca de 1300 alunos nos temas de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo. Ao final do projeto, os estudantes serão convidados a participar da Feira de Ideias, onde devem criar e apresentar um projeto em equipe, orientados por um professor, desenvolvendo uma ideia de negócio a partir do que aprenderam. Além disso, tanto alunos, quanto professores recebem uma certificação pela participação. 

As ações correm nas seguintes escolas:

Indaiatuba

E. E. Aurora Scodro Groff

EE Profº Milton Leme do Prado 

E.E. Professora Suely Maria Cação Ambiel Batista

 

Sorocaba

PEI Elza Salvestro Bonilha

EEEI Renato Senêca de Sá Fleury PEI 9

EE Dr. Júlio Prestes de Albuquerque

PEI Arthur Cyrillo Freire

PEI Brigadeiro Tobias

PEI Prof. José Reginato

PEI EE Monteiro Lobato

E.E. Dulce Esmeralda Basile Ferreira Professora


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.