23/08/2023 às 11h32min - Atualizada em 25/08/2023 às 00h04min

Cresce o apetite por certificações em inglês na América Latina

Pesquisa encomendada pela Pearson aponta que latinoamericanos realizam testes majoritariamente para processos de imigração (~68%)

Pearson
Unsplash
A demanda dos latino-americanos por testes que avaliam a proficiência no idioma inglês tem ganhado fôlego nos anos pós-pandemia. Uma pesquisa de mercado inédita, encomendada pela Pearson e aplicada no último ano no Brasil, Argentina, Colômbia e México, demonstra o grande potencial desse mercado na região. Nesse primeiro semestre de 2023, as vendas do pilar English Language Learning (Aprendizado da Língua Inglesa) da Pearson tiveram alta de 44%, grande parte devido ao aumento dos volumes obtidos pelo Pearson Test of English (PTE), que cresceram 76% nos últimos seis meses, globalmente.

Em Latam, são registradas, em média, 140 mil buscas orgânicas mensais no Google por testes de proficiência em inglês. Atualmente, a demanda regional pelo PTE é maior no Brasil, responsável por 40% da procura, seguido pela Colômbia (13%) e Chile (11%), considerando a demanda entre 2022 e 2023. Os latinoamericanos realizam o teste majoritariamente para processos de imigração (~68%) e, depois, para fins de estudo (25%).

De acordo com os dados da pesquisa encomendada pela Pearson, 7 em cada 10 latinos pretendem fazer uma certificação de inglês no futuro. Aproximadamente 60% dos entrevistados acreditam que os certificados de inglês ganharam mais importância nos últimos anos, enquanto 80% acham que ter um é uma vantagem competitiva na procura por um emprego.

Os consumidores ainda apontaram preferir fazer seus exames na modalidade online (38%), provavelmente como consequência da mudança de hábitos advindos da pandemia. Apenas 22% apontaram que devem executar a prova de forma presencial, tradicionalmente em escolas de idiomas.

“O inglês é o idioma mais estudado entre os países da América Latina, e essa procura não acontece por acaso. Por ser considerada universal, a língua inglesa pode facilitar o intercâmbio cultural e abrir novas oportunidades para estudos, intercâmbio, lazer e, principalmente, empregabilidade”, destaca Emma Ester Campo, Diretora de Avaliação de ELL da Pearson LATAM.

Atualmente, a Pearson oferece no mercado latino-americano o Pearson Test of English (PTE) versão Academic, recentemente reconhecido para tirada de vistos via SDS (Student Direct Stream) para estudos no Canadá, e aceito por outros governos, universidades e órgãos profissionais. É uma certificação que analisa a fala, a escrita, a leitura e a audição em um único teste de duas horas.

A companhia deve lançar em breve mais uma versão do PTE para a região, que terá um foco mais vocacional e não-acadêmico, atendendo aos requisitos de proficiência linguística do Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC).

Sobre a Pearson
A Pearson tem propósito que é simples: adicionar vida a uma vida inteira de aprendizado. A empresa acredita que cada oportunidade de aprender é uma chance para avançar pessoalmente. É por isso que dos cerca de 20.000 funcionários estão comprometidos em criar experiências de aprendizado vibrantes e enriquecedoras, projetadas para causar impactos positivos na vida diária. É a empresa líder mundial em aprendizado de mídia digital, atendendo clientes em quase 200 países com conteúdo digital, avaliações, qualificações e dados.


Informações para a imprensa:
Weber Shandwick – www.webershandwick.com.br
Letícia Santos e Christiane Ferreira - [email protected]
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.