21/08/2023 às 16h20min - Atualizada em 22/08/2023 às 00h04min

5 dicas para estimular a aprendizagem do inglês de crianças com a ajuda de seus personagens favoritos

Pais e educadores têm muito a ganhar ao se apoiar no universo lúdico infantil durante o aprendizado de uma nova língua

Pearson
Pearson + Disney

Jogos, brincadeiras, variedade de atividades: ensinar crianças é uma das atividades mais recompensadoras que existem e, ao mesmo tempo, representa um grande desafio aos pais e educadores, pois demanda muita criatividade. No processo de ensino e aprendizagem de uma segunda língua, a imaginação também é fundamental para garantir uma aprendizagem significativa e correspondente às demandas de cada fase da vida. Para isso, é importante contar com elementos lúdicos, como os trazidos por grandes personagens das histórias infantis.  

Buscando ter aliados de peso nessa construção, a Pearson – referência no ensino de inglês no Brasil – conta com a ajuda de protagonistas icônicos da Disney que povoam o universo infantil. Os sentimentos da Riley, de Divertida Mente, ou ainda os melhores amigos McQueen e Mate de Carros, têm todos o mesmo objetivo: ampliar o engajamento das crianças com as descobertas na língua inglesas e construção de uma nova forma de se comunicar. 

Juliana Vicençote, Gerente Pedagógica na Pearson Brasil, dá algumas dicas para pais e educadores se apoiarem nesse universo e enriquecerem o aprendizado de uma nova língua: 

  1. Construa um ambiente de aprendizagem ideal 

    Segundo Juliana, a familiarização com personagens e figuras conhecidas é muito benéfica, pois faz com que as crianças se sintam mais confiantes e entusiasmadas com as aulas de inglês. Desta forma, podemos minimizar o estranhamento diante do aprendizado de uma nova língua, tornando o ambiente mais seguro e envolvente. Além disso, eles facilitam o conhecimento da língua ao trazerem histórias que estimulam a fantasia, a prática da narrativa e o uso da imaginação.
     
  2. Garanta que a criança receba os estímulos e a exposição necessários para se desenvolver

    Para aprender uma língua estrangeira, os pequenos passarão por um processo muito similar ao da aprendizagem da língua materna. Considerando que, nesta faixa etária, o tempo de atenção um mesmo estímulo é relativamente curto, o processo de ensino demanda um planejamento de aula dinâmico, em que os recursos audiovisuais são ótimos aliados. Nesse sentido, um material didático que apresente diversas propostas de atividades práticas que apoie esse processo é uma excelente opção. Personagens populares, como os da Disney, já fazem parte de um imaginário coletivo e, consequentemente, facilitam o movimento de assimilação natural, indispensável para a aprendizagem. 
     
  3. Construa uma memória afetiva com a língua no dia a dia familiar 

    O papel da família consiste em inserir a língua que está sendo aprendida no dia a dia das interações familiares, seja por meio de músicas, séries ou filmes, criando momentos divertidos para serem compartilhados. Aprender em conjunto por meio de jogos, histórias e interações com canais educativos faz toda a diferença e pode trazer ótimas memórias afetivas com a língua. É igualmente importante fazer com que a criança saiba o quanto a família valoriza o seu aprendizado, independente de dominá-lo, e mostrar a ela o poder que a língua tem de abrir as portas para novas culturas e novas possibilidades. 
    Por fim, é essencial demonstrar suporte e tolerância com o processo de aprendizagem, afinal, cada criança aprende em seu tempo e isso não é diferente ao se comunicar em outra língua, o que deve acontecer de forma gradativa e natural.   
       
  4. Incentive a criatividade e brinque de aprender 

    Na infância, brincar é coisa séria. É por meio da brincadeira que as crianças desenvolvem suas habilidades e percepções do mundo, logo, quanto mais estímulos são trabalhados nesse contexto, melhor será a aprendizagem. Se a atividade lúdica tem um objetivo pedagógico claro e direcionado, é possível desenvolver aspectos como coordenação motora, comunicação, raciocínio lógico, percepção de espaço, consciência corporal, linguagem, criatividade, imaginação, memorização, familiaridade com números, gosto pela leitura e empatia, por exemplo. Contos, jogos, dinâmicas e interações, se planejados dentro de uma temática e com intencionalidade, podem ser ótimas atividades para garantir o desenvolvimento de diversas habilidades para a faixa etária. Incluindo a aprendizagem de outra língua, como o inglês. 
     
  5. Alie-se ao lúdico e desenvolva habilidades comportamentais também! 
    Segundo uma pesquisa divulgada pelo Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO) da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil, denominada “Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa no Brasil: Desafios e Oportunidades”, 50% dos estudantes entrevistados relataram que a exposição ao inglês é o maior desafio, com poucas oportunidades para interagir, aprender e praticar, revelando a tecnologia e o apoio familiar como dois pilares importantes para o aumento do contato com a língua. E, segundo docentes, 93% concordam que maneiras lúdicas de aprendizado, como a gamificação em aula, têm efeito positivo. Por meio da ludicidade, trabalhamos questões pessoais e coletivas, desenvolvendo soft skills como criatividade, comunicação, pensamento crítico e colaboração. 


Sobre a Pearson
A Pearson tem propósito que é simples: adicionar vida a uma vida inteira de aprendizado. A empresa acredita que cada oportunidade de aprender é uma chance para avançar pessoalmente. É por isso que dos cerca de 20.000 funcionários estão comprometidos em criar experiências de aprendizado vibrantes e enriquecedoras, projetadas para causar impactos positivos na vida diária. É a empresa líder mundial em aprendizado de mídia digital, atendendo clientes em quase 200 países com conteúdo digital, avaliações, qualificações e dados. 

 

Informações para a imprensa – Pearson

Weber Shandwick 

PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950

Christiane Ferreira, Letícia Santos e Paula Resende - [email protected] 

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.