21/08/2023 às 13h59min - Atualizada em 22/08/2023 às 00h02min

Siemens apoia equipes em competição automobilística estudantil, Fórmula SAE

Acesso a softwares da companhia permitiram que as equipes patrocinadas chegassem ao pódio em duas categorias

Mayara Vieira
Siemens Software

A Siemens Digital Industries Software marcou presença na 19ª edição da Fórmula SAE Brasil, competição que tem como objetivo proporcionar aos estudantes de engenharia a chance de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, por meio do desenvolvimento de um projeto completo: um veículo do tipo fórmula. Neste ano, a Fórmula Cefast, do CEFET-MG, conquistou o primeiro lugar na categoria de veículos a combustão e a Ampera Racing, da UFSC, alcançou o segundo lugar do pódio entre os veículos elétricos. Ambas as equipes contaram com o apoio da Siemens Software e vivenciaram o ciclo completo da engenharia, desde a idealização e concepção do projeto até sua construção e testes em pistas, quando os próprios estudantes pilotam os veículos.

 

“Para Siemens Software é muito gratificante acompanhar equipes tão talentosas conquistando posições de destaque e podermos observar os frutos que a educação pode trazer para a inovação e desenvolvimento”, diz Daniel Scuzzarello, CEO da Siemens Software para América do Sul. “Estamos orgulhosos em mais uma vez apoiar as equipes do torneio e oferecer tecnologia de ponta, além do suporte de nosso time técnico e de licenças acadêmicas, para os projetos de engenharia. O Simcenter STAR-CCM+, por exemplo, é um software para análise de aerodinâmica e análises térmicas, que pode fazer toda a diferença para a competição”, acrescenta o executivo.

 

Criada em 2004, a Fórmula SAE Brasil é uma atividade extracurricular que estimula estudantes de universidades públicas e privadas a desenvolverem desde o projeto até a fabricação de um veículo. “Participar dessa competição é uma das experiências mais desafiadoras e inspiradoras que um estudante pode vivenciar. Neste ano, a nossa equipe, Fórmula Cefast, do CEFET-MG, sagrou-se campeã graças ao empenho dos nossos 34 colaboradores que contaram com a parceria da Siemens Software, que foi fundamental para a criação do nosso protótipo”, comenta Erick Vianna, Chefe de Aerodinâmica da Equipe Fórmula Cefast, campeã da categoria Combustão.
 

“Tivemos acesso a softwares que impulsionaram o desenvolvimento, análise e inovações do projeto, em destaque o STAR-CCM+, que nos possibilitou analisar precisamente nossos setores de admissão, escape, arrefecimento, aerodinâmica e suas integrações, as quais envolveram simulações fluidodinâmicas e térmicas, capacitando uma abordagem detalhada para a cada aspecto do nosso protótipo ES13, principalmente no que diz respeito à dinâmica e otimização do carro”, complementa Erick.

 

A edição deste ano contou com a participação de 46 equipes, que projetaram os carros com motor a combustão e outras 17 com motor elétrico. Além do Brasil, outros países também realizam etapas, como Estados Unidos, Alemanha, Áustria, Austrália e Itália.

 

Sobre a Siemens DISW

A Siemens Digital Industries Software promove a transformação para empresa digital, onde os projetos de engenharia, manufatura e eletrônicos serão elaborados em conjunto no futuro. O portfólio Xcelerator ajuda empresas de todos os portes a criar e implementar gêmeos digitais, que fornecem às organizações novas informações, oportunidades e níveis de automação para criar inovações. Para obter mais informações sobre os produtos e serviços da Siemens Digital Industries Software, visite siemens.com/software ou siga a empresa no LinkedIn, Twitter, Facebook e Instagram. Siemens Digital Industries Software – Where today meets tomorrow.



 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.