21/08/2023 às 18h04min - Atualizada em 22/08/2023 às 00h02min

Projeto “Cine Leitura” quer aproximar crianças da literatura e do audiovisual em Santo Antônio da Posse

Escolas recebem o projeto no dia 22 de agosto

Da redação
Rodrigo Cordeiro

Para fomentar e difundir a literatura e o audiovisual, o projeto “Cine Literatura” será realizado gratuitamente em duas escolas públicas de Santo Antônio de Posse (SP) no dia 22 de agosto, com sessões às 10h30 e 14h00.

 

O projeto Cine Leitura também fará a doação de estruturas físicas de cinematecas juntamente com acervos de livros e filmes para o público infantil para instituições sem fins lucrativos e espaços culturais públicos.

 

A estrutura da cinemateca conta com projetor e home theater, 80 exemplares de livros de literatura infantil, com 50 títulos diferentes, 10 exemplares de livros de literatura infantil impressos em braile e 40 DVDs de títulos diferentes de filmes infantis.

 

Segundo dados da 5ª edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, no sudeste apenas 42% da população é leitora. O incentivo da leitura desde a infância é importante para que o cenário da leitura no Brasil prospere.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “As Loucuras da Vó Grana” tem a produção da 3S Produções e apoio da Webka, com patrocínio da Croda, e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

 

“Oferecer às crianças um espaço lúdico e inspirador é o nosso objetivo. Nós acreditamos que a leitura é fundamental para a formação de qualquer cidadão. Portanto, estamos cumprindo a nossa missão ao motivar as crianças a estarem perto dos livros e a terem acesso à cultura”, afirma Rogério Cezar Bahú, presidente da Renovias.

 

Sobre a RENOVIAS: A Renovias Concessionária S/A administra rodovias através do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo. A malha viária da Renovias possui uma extensão de 345,6 quilômetros e liga Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca). O Sistema de Atendimento aos Usuários (SAU) da Renovias está à disposição 24 horas por dia aos motoristas. Para acioná-lo, basta ligar 0800 055 9696 ou usar um dos fones de emergência, implantados a cada quilômetro.

 

Sobre o Ministério da Cultura: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa Renovias. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

 

erviço:

“Cine Leitura”

Em Santo Antônio de Posse(SP):

22/08 – 10h30

EMEF e Eja" Maria Vicençotti"

Rua Girolomo Romio, 320 - Santo Antônio de Posse, SP

 

22/08 – 14h00

EMEF Isaura de Carvalho Coelho

R. Prof. Aristídes Gurjão, 600 - Santo Antônio de Posse, SP


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.