18/08/2023 às 17h00min - Atualizada em 20/08/2023 às 00h01min

Últimos dias para o público votar no principal prêmio do cinema brasileiro

Categoria Voto Popular do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro está com votação aberta. Documentário sobre FHC é um dos concorrentes

Carlos Gil
https://gp2023.academiabrasileiradecinema.com.br/voto-popular/
Divulgação
No 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, principal premiação da produção audiovisual do país, o público pode escolher o longa-metragem preferido na categoria Voto Popular. Na edição 2023, estão selecionados os 15 filmes indicados nas três categorias de Melhor Filme: Ficção, Comédia e Documentário. A cerimônia de anúncio dos vencedores ocorre dia 23 de agosto, quarta-feira.

Um dos concorrentes é o documentário O PRESIDENTE IMPROVÁVEL, com produção da Giros Filmes e direção de Belisario Franca, que resgata a trajetória e o pensamento de Fernando Henrique Cardoso desde seus tempos de estudante até o presente. O longa está entre os cinco indicados na categoria Melhor Documentário e concorre como melhor filme na escolha aberta ao público.

Construído a partir de diálogos de FHC com personalidades brasileiras e estrangeiras, o documentário refaz a história do Brasil ao reconstituir o caminho intelectual e político do biografado e propõe uma reflexão sobre a democracia. No filme, Fernando Henrique conversa à vontade com personalidades como Gilberto Gil, Bill Clinton, Manuel Castells, Celso Lafer, Gilda Gouveia, José Gregori, Pedro Malan, Raul Jungmann, Boris Fausto e Nelson Jobim, em um total de 20 encontros onde as lembranças do ex-presidente emergem na tela resgatando sua trajetória e pensamento.

A votação está aberta e pode ser feita no site da premiação (https://gp2023.academiabrasileiradecinema.com.br/voto-popular/). O resultado será conhecido durante a cerimônia de premiação, que acontece no dia 23 de agosto em evento de gala na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O anúncio dos vencedores será transmitido ao vivo para todo o país pelo YouTube e pelo Canal Brasil.

O PRESIDENTE IMPROVÁVEL está disponível na Globoplay.

Sobre: a Giros Filmes é uma produtora que atua há 26 anos no mercado audiovisual explorando diversos gêneros para TV, cinema, web e streaming. Inovadora, busca em seus projetos navegar por temas de vanguarda que instigam a reflexão e o debate sobre causas, como a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade, entre outros. Produziu cerca de 70 séries, filmes e documentários exibidos em mais de 40 canais nacionais e internacionais como HBO, TV Globo, Arte, BBC, History, Discovery e Universal TV. Com 21 filmes selecionados pelos festivais mais importantes do Brasil e do mundo, tem 28 prêmios de prestígio mundial (NY Film Festival, International Documentary Association/IDA, GP do Cinema Brasileiro, Gramado, Documenta Madrid, Montreal Black Film Festival) e é uma das três produtoras brasileiras que integraram um long list do Oscar, com o filme Menino 23, em 2016.

Informações para a imprensa  
Carlos Gil | [email protected]
Raquel Brito | [email protected]
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.