18/08/2023 às 10h54min - Atualizada em 19/08/2023 às 00h02min

Governo de SP promove Festa do Chocolate neste fim de semana na capital

Evento realizado na sede do Instituto Biológico tem entrada gratuita e degustação de produtos à base do cacau paulista

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/governo-de-sp-promove-festa-do-chocolate-neste-fim-de-semana-na-capital/

O final desta semana na capital reserva atrações especiais para os apreciadores de chocolate. Neste sábado (19) e domingo (20), o Governo de São Paulo promove a Festa do Chocolate como destaque da programação da 29ª edição do evento Instituto Biológico de Portas Abertas, com entrada gratuita, no centro de pesquisa e tecnologia na Vila Mariana, na zona sul.

A Festa do Chocolate faz parte do programa Cacau-SP, que envolve várias coordenadorias da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e estimula iniciativas de extensão rural para ampliar a produtividade, a qualidade e a sustentabilidade da lavoura cacaueira em todo o estado.

O público que visitar o Instituto Biológico neste final de semana poderá conhecer e provar diversas variedades de chocolate produzido com o cacau paulista. Além disso, os visitantes também vão conferir como as ações de pesquisa e extensão são feitas por meio de oficinas e visitas ao cacaual plantado no local.

Uma das atrações é a Feira Exclusiva de Produtores de Chocolate da Associação BTB Brasil, com mais de 25 marcas premiadas de chocolate “bean to bar” de todo o Brasil. Cerca de 40 expositores vão demonstrar como produzir chocolate de boa qualidade e incluir o produto em uma dieta saudável e sustentável.

O público também terá acesso a produtos relacionados ao cacau e ao chocolate, com direito a degustação guiada e harmonização com produtos gourmet brasileiros, como espumantes e azeites.

O Instituto Biológico de Portas Abertas também vai oferecer aos visitantes uma praça de alimentação muito variada. Profissionais da faculdade de gastronomia Anhembi Morumbi vão apresentar um prato salgado elaborado com chocolate e releituras de sobremesas. O espaço também terá atrações culturais e brincadeiras para o público infantil, espaço indígena, contação de histórias e exposições.

Programação completa:

Sábado

10 às 15h – Oficina AyaArteterapia

10h às 19h – Exposição e venda de artesanato e eco joias feitas por representantes da Etnia Guarani Mbya; roda de conversa “Cosmologia Guarani”, com o Xamoi (Xamã) Pedro; pintura corporal com Jenipapo com Kuaray, o pintor oficial da aldeia Itakupé do Jaraguá; venda e apresentação da literatura indígena para crianças e adultos, trazidos pela livraria virtual Maracá, especializada no tema.

Visitas guiadas ao Cacaual

11h às 11h40 – Apresentação Programa Cacau SP

11h40 às 12h – Apresentação Fábrica Artesanal de Chocolate

14h às 14h40 – Apresentação Programa Cacau SP

14h40 às 15h – Apresentação Fábrica Artesanal de Chocolate

16h às 16h40 – Apresentação Programa Cacau SP

16h40 às 17h – Apresentação Fábrica Artesanal de Chocolate

17h às 19h – Apresentação de Danúbio Sax e Convidados

Domingo

10h às 15h – Oficina AyaArteterapia

10h às 19h – Exposição e venda de artesanato e eco joias da Etnia Wassu Cocal; pintura corporal simples (tinta à base de carvão e urucum); Roda de Toré (cantos sagrados) com participação de crianças e adultos; exposição e venda de literatura indígena trazida pela livraria Maracá.
Visitas guiadas ao Cacaual

11h às 11h40 – Apresentação Programa Cacau SP

11h40 às 12h – Apresentação Fábrica Artesanal de Chocolate

14h às 14h40 – Apresentação Programa Cacau SP

14h40 às 15h – Apresentação Fábrica Artesanal de Chocolate

16h às 16h40 – Apresentação Programa Cacau SP

16h40 às 17h – Apresentação Fábrica Artesanal de Chocolate

17h às 19h – Danúbio Sax e Convidados

O post Governo de SP promove Festa do Chocolate neste fim de semana na capital apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.