17/08/2023 às 17h02min - Atualizada em 19/08/2023 às 00h00min

FIL recebe Zezé Motta e Caco Barcellos nesta sexta-feira (18)

Verbo Nostro
Verbo Nostro
divulgação
“Um canto de luta e resistência” será o tema da atividade de Zezé Motta que, durante 22ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, às 20h30, na Sala Principal do Theatro Pedro II, recebe o público. Zezé Motta é uma das mais importantes artistas nacionais e voz potente dentro da temática. Participante de mais de 70 filmes e mais de 50 projetos em televisão, é fundadora do Movimento Unificado, que denuncia casos de racismo.

O jornalista, repórter e escritor, Caco Barcellos também é presença esperada no dia e conversa com o público, a partir das 18h30, no Theatro Pedro II (Sala Principal). Barcellos iniciou seus trabalhos como repórter no jornal Folha da Manhã. Durante os anos 70, teve uma destacada atuação na imprensa alternativa e foi um dos fundadores da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre. Criou a revista Versus, publicação que tinha o objetivo de apresentar grandes reportagens sobre o continente latino-americano. Com 40 anos de experiência na cobertura de assuntos relacionados à injustiça social e a violência. Caco Barcellos, desde os primeiros passos na profissão, nunca se afastou da reportagem de rua. É essa rica vivência que ele traz para o bate-papo.  

Às 20h00, há opção musical com show de Fanta Konate e Djembedon no espaço Ambient de Leitura, na Esplanada do Pedro II. A bailarina, cantora e compositora africana radicada no Brasil apresenta repertório em que faz uma coletânea de seus 21 anos de carreira, mesclando canções tradicionais da Guiné, seu país de origem, e composições autorais. Antes, às 20h, o Coletivo Ocutá encena “O Avesso da Pele”, espetáculo teatral baseado no livro homônimo de Jefferson Tenório. A sessão será no galpão do Sesc, entidade parceira da FIL. No Teatro Municipal, o cartaz é “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”, às 20h. A peça conta a história da travesti Brenda Lee e joga luz à luta dessa população nas ruas da cidade de São Paulo. A montagem abre o 7º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto. 

Mais encontros
A programação de bate-papos e debates literários reúne nesta sexta-feira a jovem poeta Bruna Beber, no Salão de Ideias, às 17h, na Biblioteca Sinhá Junqueira. A mediação é de Vinicius Felix; a autora Micheliny Verunschk, na Sessão Premiados, às 16h, no auditório Meira Júnior. A mediação é de Patricia Manzoli. 

A escritora argentina Selva Almada, às 19h30, também no Meira Júnior. Junto com o Coletivo Palabreria, Selva fala sobre as interfaces da literatura com outras linguagens e sobre sua carreira. A poeta e slammer mineira Nívea Sabino estará no Revolução Poética, participando do debate “Hanna Arendt por Nívea Sabino”, às 19h, no quintal da Biblioteca Sinhá Junqueira. Essa atividade tem abertura com a intervenção “Vozes Entrelaçadas”, do grupo Corpo Negro.

FIL para pequenos leitores
A agenda infantil está igualmente ampla e começa cedo, às 8h30, com a contação de história “Contos do interior: raízes da nossa terra”, pelo grupo Teatral Gorki, no Ambient de Leitura. Durante todo o dia, outras seis sessões de histórias movimentam o público de pequenos visitantes. Estarão em cartaz “Ih, Contei”, “História Contada”, “Fecha a torneira, dona água é ligeira”, “Juvenal e o Dragão”, “Histórias coloridas para crianças sabidas” e repeteco de “Contos do interior...”. Outras opções para as crianças contemplam diversas oficinas (artes, artesanato, confecção de fantoches, criação de personagens HQ e papel reciclado), intervenção artística, aulas abertas de circo, balé e danças urbanas e debate ambiental “Terra e Água”. Confira locais e horários no final do texto.

Música em alta
As bandas Cabeça Roots e Cumbia Cavalera convidam os visitantes da FIL para apresentações às 16h30 e 17h30. No auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace), Roots faz um show mais intimista, mesclando influências do reggae, blues, jazz e rock. Na Esplanada do Theatro Pedro II, às 17h30, o grupo Cumbia Calavera promete não deixar ninguém parado. Formada por artistas de sete países, a banda celebra a vida e reverencia a morte com muita música, teatro e circo.  

Lançamento de livros, palestras, cortejo literário, cinema e mais rodas de conversa integram a programação neste oitavo dia de FIL 2023.

Agenda do Combinando Palavras
A sexta-feira (18/8) é o último dia de Combinando Palavras na 22ª FIL. Júlio Emílio Braz participa em dois horários: às 8h30, no Teatro Sesi de Ribeirão Preto e às 14h, com as escolas da rede estadual no Theatro Pedro II. Às 8h30 no Theatro Pedro II, participa Bruna Beber, com alunos da rede estadual de ensino.

“Fechamos essa agenda do projeto Combinando Palavras com a percepção de ter transformado os alunos participantes em novos leitores. O projeto é uma forma de promover o abraço de quem escreve com quem lê”, comenta Adriana Silva, curadora da 22ª FIL e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. “É, sem dúvida, um projeto que, além de diversificar situações de ensino e aprendizagem, permite que os alunos sejam protagonistas”, complementa.

SERVIÇO
8h30 | 13h30
Contação de Histórias “Contos do interior: raízes da nossa terra”
Com Grupo Teatral Gorki 
Atividade celebra a diversidade cultural brasileira, valorizando as tradições das comunidades interioranas. 
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)

9h | 14h
Oficina e Contação de História
“Ih, Contei!” e “Pé de Lendas” 
A produtora “Ih, Contei!”, criada dentro da favela do Turano, no Rio de Janeiro, convida o público infantil para uma viagem pela história do Brasil. A atividade oferece também oficina com “Pé de Lendas - Árvores do Brasil”. 
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Quintal)

9h
Aula aberta de Ballet
Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com o projeto Formação e Fortalecimento Cultura Livre.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

9h
Bate-Papo “Memórias brincantes”
Com Eliana Manzan e Semíramis Paterno
A autora e a ilustradora falam sobre a importância de preservar a tradição do folclore brasileiro e da interação geracional familiar.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)

9h
Intervenção Artística Sombra 
Atividade realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e Gui Gonçalves. 
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

9h30 e 14h
Contação de história
“Me leva com você”
Com Fabi Massi
Local: Usina do Saber (Praça XV de Novembro)

9h30
Contação "História Contada"
Com Tino Nascimento 
Atividade para crianças envolvidas no processo da leitura e seus aspectos fundamentais na visão linguística, psicológica, social e fisiológica.
Local: CUFA - Espaço Favela (Coreto – Praça XV de Novembro)

9h30
Oficina de Arte
Com Alice Registro Fonseca e alunos de pedagogia
Direcionada a crianças da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, atividade utiliza linguagens artísticas como traços, cores,
sons e formas. 
Local: Tenda Moura Lacerda (Praça XV de Novembro)

10h
Oficina de Artesanato
Isabel Stefanelli, do Caeerp (Centro de Atividades Educacionais Especializadas de Ribeirão Preto), ensina técnicas de pintura em tela e tecido, mostrando como esse trabalho é realizado com os usuários da instituição.
Local: Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)

10h
Sesc na FIL | Fantástica Fábrica de Fantoches Literários
Com Agulha Pop
Com uso de técnicas básicas de colagem e desenho, os participantes criam fantoches baseados em seus personagens literários ou autores favoritos.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)

10h
Aula aberta de Circo
Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com o projeto Formação e Fortalecimento Cultura Livre.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

10h
Terra e Água
Realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, em parceria com a GS Inima Ambient, o projeto Terra e Água tem como público alvo alunos do Ensino Fundamental (4º ano). A apresentação busca debater temáticas ambientais de forma lúdica, recorrendo às histórias do personagem Senhor Sabido, que já viajou o mundo todo. 
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)

11h
Sesc na FIL | Cortejo 
Vozes da Literatura
Com Grupo Urutau de Teatro Experimental
Atividade homenageia personagens clássicos da literatura mundial e brasileira, por meio de dança, música, brincadeiras e interatividade com o público.
Local: Esplanada Theatro Pedro II

11h
Apresentação Musical 
Atividade reúne orquestra de cordas, coral, ballet, danças de rua e de salão. Realização da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e ETEC José Martimiano da Silva. 
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

12h
Aula aberta de Danças Urbanas 
Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com o projeto Formação e Fortalecimento Cultura Livre.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

12h30
Sesc na FIL | Encontrão Poético
Com Betto Souza
Atividade funciona como um mini sarau. Neste encontro, os participantes têm espaço para livre manifestação poética. Um poeta convidado é o anfitrião que recita suas próprias poesias e estimula a manifestação do público.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)

13h
Oficina “TPM - Todas podem Mixar”
Com Dj Miria Alves    
A atividade, destinada a mulheres, propõe uma conscientização através da educação musical com base na cultura hip hop, estimulando o talento das participantes.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Auditório) 

13h
Oficina Pintura de MDF
Atividade desenvolvida pela Secretaria da Cultura e Turismo em parceria com Lucimara Silva. 
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

13h30
“Vamos contar a história de um jeito diferente?”
Uma psicóloga e uma fonoaudióloga apresentam forma adaptada da contação de história. Atividade realizada em parceria com Somar.
Local: Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)

13h30
Apresentação Musical 
Com Grupo Vocal Moments
Com regência da pianista e maestrina Suzana Samorano, o grupo apresenta repertório especial para a FIL.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)

14h
Palestra “Lugares e memórias: descaso e valorização”
Com Max Wagner, Gilberto Abreu e Marcelo Botosso
Os escritores, professores e historiadores comentam a importância do reconhecimento e valorização da história em Ribeirão Preto e Taquaritinga. Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)

14h
Sesc na FIL | Oficina criação de personagens para HQ 
Com Gustavo Borges 
Atividade destaca importância dos personagens para uma HQ, suas construções e como criar figuras gráficas que transbordem vida.
Local: Sesc (Espaço de Tecnologias e Artes)

14h
Sesc na FIL | Histórias coloridas para crianças sabidas
Atividade destaca a linguagem como ferramenta de identidade e comunicação, e valoriza a leitura como parte fundamental no desenvolvimento da linguagem.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)

14h
Oficina de Papel Reciclado 
Atividade realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

14h
Trupe das Histórias e Oficinas Literárias 
Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e Instituto do Livro.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

15h
Contação de História “Fecha a torneira, Dona Água é ligeira”
Com Karina Gera 
A missão da torneira sempre foi realizada com sucesso: ela só abria sua válvula o tempo necessário para jamais desperdiçar água. Mas, com o tempo, a torneira, que já não era mais tão jovem, encontrava desafios diários para controlar as fugas da água, que era aventureira e adorava sair escondida. Essa história será a gota d'água para quando abrirmos a torneira, não ficarmos de bobeira. 
Local: Ambient de Leitura (Esplanada do Theatro Pedro II)

15h
Roda de Conversa "Inclusão e Autodefensoria"
Jovens e adolescentes da RibDown falam sobre o que é ser incluído, como se sentem e se defendem na garantia de seus direitos nos lugares que frequentam. 
Local: Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)

15h30
Sesc na FIL | Juvenal e o Dragão
Com Leandro Barros, Nana Bertchelly e Gabriel Amaral
Contação de história com texto clássico da literatura de cordel. Enquanto busca aventuras pelo mundo, Juvenal encontra uma princesa entregue a um terrível dragão.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)

16h
Palestra “A natureza protegida ou destruída como inspiração poética”
Com Perci Guzzo 
Atividade realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

16h
Sessão Premiados: Prêmio Jabuti 
Com Micheliny Verunschk
Mestre em Literatura e doutora em Comunicação e Semiótica, a escritora conversa com o público sobre sua premiada produção literária. Autora de “O som do rugido da onça”, ganhador do prêmio Jabuti, “Geografia Íntima do Deserto”, “Nossa Teresa – Vida e morte de uma santa suicida”, “O movimento dos pássaros”, entre outros. Mediação: Patrícia Manzoli.
Local: Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II)

16h30
Apresentação Musical
Com banda Cabeça Roots
Com influências nas raízes do reggae, blues, jazz e rock, os músicos Isaac Moreira e Miquéias Miranda fazem show sob medida para o final de tarde.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)

17h
A arte de contar histórias 
Cristiane Bezerra e a trupe da Fundação do Instituto do Livro
Atividade infantil conduzida pela escritora e historiadora, junto com a equipe da instituição. 
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)

17h 
Salão de Ideias
Com Bruna Beber
Encontro e conversa com a poeta e tradutora que é um dos principais nomes da literatura jovem brasileira. É também mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp. Mediação Vinicius Felix
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Auditório)

17h
Abertura da Noite dos Poetas
Natascha Vital
Atividade cultural para público de todas as idades, conduzida pela arquiteta e urbanista que também é batuqueira de maracatu.
Local: CUFA - Espaço Favela (Coreto – Praça XV de Novembro)

17h30 
Sesc na FIL | Cumbia Calavera
Numa festa divertida e inusitada, o grupo mistura música, teatro e circo para celebrar a vida e reverenciar a morte, aproximando culturas através da arte. Os artistas são do Brasil, Argentina, Chile, Cuba, França, Togo e Uruguai.
Local: Esplanada Theatro Pedro II

18h 
Exposição
Com Bike Club Vida Santa
Inspirado na cultura que tomou conta da divisa dos Estados Unidos com o México nos anos 1950, o grupo trocou os carros da tradição original por bicicletas incrementadas e cheias de estilo.
Local: CUFA – Espaço Favela (Coreto – Praça XV de Novembro)

18h 
Sesc na FIL | O funk na batida: descriminalização do funk 
Com Danilo Cymrot e MC Leo 
Comumente associados à criminalidade, à violência e ao mau gosto, os frequentadores dos bailes funk são alvo constante de repressão policial e legislação proibitiva. Ao mesmo tempo, o ritmo é sinônimo de alegria, sensualidade, sucesso, glamour e ostentação de brasilidade. Danilo Cymrot e MC Leo apresentam a história desse gênero musical de imenso sucesso no Brasil e no exterior. Mediação: Thamires Coutinho.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)

18h
Apresentação Musical
Forró Neto Véi
Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com Neto Véi.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

18h30
SESC NA FIL | Palestra com Caco Barcellos
18h30
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)

19h
Batalha da Oralitura
Com Batalha da UBS (Unidade Básica de Som), Batalha do Ponto 157 e Batalha da art (BDA)
Uma roda de rimas com representantes das Batalhas da UBS (Unidade Básica de Som) do ponto 157 e da arte (BDA) para saudar a palavra falada. Batalhas ou rodas culturais são centros de literatura oral cotidiana que por meio das competições de rimas, reúne, mc 's, rappers, poetas e entusiastas diariamente para improvisar ou apresentar suas criações.
Local: Sesc (Convivência)

19h
Revolução Poética na FIL
Abertura: Intervenção “Vozes Entrelaçadas” com Xakaw Silva e Nathália Fernandes. Debate “Hanna Arendt por Nívea Sabino” com mediação de Daniela Penha e Caio Garrido
A poeta mineira Nívea Sabino é poeta-slammer, ativista e educadora social. Em 2016, a poeta foi vencedora do Campeonato Brasileiro de Poesia Falada, mesmo ano em que recebeu o Prêmio Zumbi de Cultura.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Quintal)

19h
Sessão Doc 
Exibição de quatro documentários de curta metragem, produzidos por alunos do curso de Jornalismo da Unaerp, com o tema “O amor envelhece?”, abordando o amor na terceira idade.
Local: Teatro Bassano Vaccarini (Unaerp)

19h
Palestra “Gestão e projetos socioambientais: do propósito à transformação”
Com Gabriel Mhereb
O geógrafo e gestor executivo do Instituto Nova Era aborda os desafios da realização de ações ambientais.
Local: Estande Instituto Nova Era (Praça XV de Novembro)

19h
Diego Figueiredo Violão e Orquestra
Diego Figueiredo é um dos maiores violonistas que conserva a tradição da
verdadeira essência da música brasileira e ao mesmo tempo consegue ser extremamente virtuoso, moderno e inovador.
Local: Usina do Saber (Praça XV)

19h30
Lançamento do Livro “Inteligência artificial e pensamento crítico - caminhos para educação midiática” (Instituto Palavra Aberta) 
O autor Alexandre Le Voci Sayad fala sobre sua obra que trata o impacto da inteligência artificial no desenvolvimento do pensamento crítico.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace).

19h30
Bate-Papo
Com Selva Almada e Coletiva Palabreria
A escritora argentina e o grupo brasileiro recebem o público para uma conversa sobre literatura e sua interface com outras linguagens artísticas. Mediação: Mileide Melo
Local: Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II)

20h
Show “Donabá”
Com Fanta Konate e Djembedon 
Ancestral e atual, show traz coletânea do repertório de 21 anos de carreira da cantora e bailarina, com músicas tradicionais africanas e composições autorais.
Local: Ambient de Leitura  (Esplanada Theatro Pedro II)

20h
Sesc na FIL | Espetáculo Teatral
“O Avesso da Pele”
Com Coletivo Ocutá
A partir do livro homônimo de Jeferson Tenório, a peça conta a história de Pedro, que investiga suas origens após o assassinato do pai por policias, em Porto Alegre, nos anos 1980. 
Local: Sesc (Galpão)

20h
Teatro
Brenda Lee e o Palácio das Princesas
Ao contar a história da travesti Caetana, conhecida como Brenda Lee, o espetáculo cria uma discussão sobre a luta das travestis nas ruas de São Paulo, a escassez de oportunidades que as impele à prostituição e como foram apoiadas pela protagonista. Considerada referência na luta pelos direitos LGBTQIA+, a ativista Brenda Lee (1948-1996) foi homenageada em 2022 com este musical que traz em cena seis atrizes transvestigêneres.
Abertura oficial do 7º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto.
Local: Teatro Municipal

20h30
Conferência “Um canto de luta e resistência”
Com Zezé Motta
Uma das mais importantes artistas nacionais, a atriz e cantora conversa com o público sobre temas que refletem as lutas e resistências do povo negro no Brasil. Zezé Motta é uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado, denunciando casos de racismo. São mais de 50 projetos da TV e mais de 70 filmes. Mediação: Fernanda Marx.
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)

A programação completa da FIL pode ser acessada no site da Fundação do Livro e Leitura: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/ 

Sobre a FIL
A 22ª edição da FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 12 a 20 de agosto, com abertura oficial no dia 11 na Sala Principal do Theatro Pedro II, a partir das 19h. Traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontecerá de forma presencial em 16 locais simultâneos e abertos ao público (a maioria no centro da cidade), além de dois espaços educacionais para atividades exclusivas e pré-agendadas.  
Para essa edição, os homenageados da FIL são: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil), Danilo Santos de Miranda (patrono) e Madelaine Pires (professora).
Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, como salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus, projetos educacionais, entre outras. 

Realização  
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 22ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

Patrocínio Diamante
Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient.

Patrocínio Ouro
GasBrasiliano, Savegnago e Itacuã.

Patrocínio Prata
Passalacqua, Ouro Fino Agrociência, Tracan e RibeirãoShopping.

Patrocínio Bronze
Supermercados Gricki e Santa Helena.

Patrocínio
Acirp, Caldema Equipamentos Industriais, Interunion, Riberfoods, Santiago e Cintra Geotecnologias, Suprir e Vantage GeoAgri.

Instituição Cultural
Sesc

Apoio
Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Dauriti Distribuidora, Apis Flora, Stéfani Purificadores, Molyplast Brasil, Passalacqua Tech, Cenourão, Santa Emília, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria da Educação e Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Apoio Cultural
Colégio Marista, DE Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, SESI, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP, Fundação FADA, Fundação Panda, Ribdown – Associação  Síndrome de Down de Ribeirão Preto, SOMAR, ONG Arco Íris, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau – Ribeirão Preto e região, Monreale Hotels, NW3 Comunicação, Grupo Utam, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.     

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e mais recentemente internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao 
Twitter: @FundacaoLivroRP
Para saber mais sobre a 22ª FIL:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.