17/08/2023 às 16h31min - Atualizada em 18/08/2023 às 00h04min

Da entrevista à efetivação: gestores dão dicas do que esperam dos estagiários

Comunicação, adaptabilidade e proatividade são habilidades em destaque para garantir a promoção e seguir carreira no mundo do trabalho

Central Press
No primeiro semestre de 2023, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) registrou 21.181 novos contratos de estágio. Créditos: divulgação

Etapa essencial para associar teoria à prática, iniciar um estágio representa um desafio na vida do estudante. Apenas no primeiro semestre deste ano, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) registrou 21.181 novos contratos de estágio. Atualmente, a entidade ainda oferece cerca de 4 mil oportunidades em todo o estado e em diversas áreas para estudantes que buscam iniciar a carreira profissional. Gestores dão dicas de habilidades que esperam dos estagiários para aqueles que procuram estágio ou desejam se destacar na empresa. Confira: 

Currículo e entrevista

Para montagem do currículo, é preciso destacar as hard skills (habilidades técnicas) com criatividade, objetividade e honestidade. Quanto mais experiências e certificações comprovarem essas habilidades, maiores são as chances de conquistar a vaga. “Quando iniciamos o recrutamento, normalmente buscamos no currículo — além dos requisitos obrigatórios — habilidades técnicas, cursos, idiomas, voluntariado ou atividades vivenciadas durante a faculdade”, detalha a psicóloga organizacional do Clube Curitibano, Jéssica Lavandoski.

Inserir informações que extrapolam o seu conhecimento pode causar problemas durante a entrevista ou nas avaliações feitas pelos gestores das empresas, que observam a fluência na fala e a postura do candidato para comprovar as informações. “Na entrevista, a principal característica é a iniciativa e a vontade de contribuir e aprender. Isso pode ser percebido na  comunicação, disponibilidade para entrevista, postura, proatividade, flexibilidade, busca por crescimento e carreira”, explica a psicóloga.

As habilidades mais buscadas pelos gestores é a comunicação clara e objetiva, somada à inteligência emocional e à capacidade de trabalho em equipe. Para o diretor de pessoas e cultura do Grupo Marista, Leandro Figueira, é essencial demonstrar domínio desses aspectos ao participar ativamente da entrevista, respondendo e fazendo perguntas sobre a vaga ofertada. “Durante a entrevista, um estagiário deve mostrar um interesse genuíno na empresa e na posição, com entusiasmo para contribuir com ideias novas e uma atitude positiva. Também é importante fazer perguntas relevantes sobre a empresa e a função”, comenta.

Passei no estágio, e agora?

O estágio é um período de aprendizado e experimentação dos diferentes caminhos possíveis na área escolhida. Naturalmente, há uma rotatividade maior nas empresas, seja devido ao período máximo de estágio em uma mesma empresa (até dois anos, exceto para pessoas com deficiência, segundo a Lei n.º 11.788/2008), adaptação à rotina de trabalho ou até mesmo pela vontade do estudante de explorar diferentes aspectos do mundo profissional. Contra esse fluxo perene, existe a intenção das instituições de efetivar o estudante.

“Aqui, temos muitos profissionais que começaram como estagiários e hoje são professores, técnicos e especialistas na área em que se formaram. Os estagiários trazem renovação à empresa, novas ideias e conhecimentos técnicos adquiridos na academia. Nesse processo, esperamos que o estagiário possa se desenvolver tanto profissional quanto pessoalmente, com habilidades importantíssimas para o ser humano, como comunicação, proatividade, trabalho em equipe e liderança”, ressalta Jéssica. 

O estagiário deve adotar uma postura de aprendizado contínuo e estar aberto a críticas construtivas, de acordo com o diretor de pessoas e cultura do Grupo Marista. “As habilidades necessárias incluem a capacidade de aprender rapidamente, trabalhar bem em equipe, cumprir prazos, comunicar-se de forma eficaz e ser flexível para enfrentar diversos desafios”, destaca.

Adaptação à cultura organizacional 

A supervisora do Centro de Serviços Compartilhados do CIEE/PR, Ilsis Cristine da Silva, destaca que o estágio fortalece o senso de responsabilidade com a atividade profissional. “É um momento de grande aprendizagem, quando o estudante realmente experimenta a dinâmica das organizações”, afirma.

A ética profissional e o respeito à cultura e aos valores da empresa também são  essenciais para quem está iniciando a carreira, segundo Figueira. “Os estagiários devem demonstrar vontade de se desenvolver não apenas tecnicamente, mas também em habilidades de comunicação, resolução de conflitos e liderança, à medida que avançam em suas carreiras”, finaliza.

 

Sobre o CIEE/PR

Há 56 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR atende todo o Estado do Paraná, com uma média mensal de 29 mil estagiários e 6 mil aprendizes. Já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública Municipal. Possui dezenas de registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social. Ao longo de cinco décadas de atuação, o CIEE/PR contribuiu para a inserção e aperfeiçoamento técnico e profissional de mais de 1,5 milhão de estagiários, bem como a iniciação profissional de milhares de aprendizes junto com entidades e empresas parceiras.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.