17/08/2023 às 18h18min - Atualizada em 18/08/2023 às 00h04min

Instituto Vedacit promove projeto de inovação com jovens de Salvador

Em parceria com a ONG Junior Achievement, a ação incentiva estudantes a debaterem os desafios habitacionais da região.

Paula Ferezin
Créditos: Divulgação
O Instituto Vedacit, em parceria com a ONG Junior Achievement (JA), promoveu a primeira edição do Innovation Camp e Empresário Sombra para os jovens de Salvador (BA). Dezenas de estudantes na Escola Estadual Carlos Marighella, no bairro Stiep, participaram do projeto que fomenta o interesse em buscar soluções para os desafios habitacionais da região. 
 
Ao longo de todo o programa, os jovens desenvolveram uma série de habilidades e ferramentas necessárias a fim de encontrar soluções inovadoras que respondam aos desafios sociais para obter uma cidade mais justa. Os alunos abordaram estratégias para obter habitações adequadas, acessíveis e sustentáveis para a região, trabalhando diretamente com a ODS11 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 - cidades e comunidades sustentáveis). 
 
Durante o processo de desenvolvimento das ideias, os alunos contaram com a mentoria de colaboradores da Vedacit, líder no mercado de impermeabilização e produtos de alta tecnologia para a construção civil. Juliana Rodrigues Solai, coordenadora de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, destaca que, com o Innovation Camp, os participantes aprenderam na prática como promover melhorias na comunidade onde vivem. “O objetivo é despertarmos nos jovens o interesse pela autonomia e pelo mundo do empreendedorismo. Por isso, ao término do programa, os alunos foram incentivados a proporem soluções para os problemas encontrados em suas localidades”, conta Juliana. 
 
Brenda Santos, diretora de Operações da JA Brasil, enalteceu mais essa colaboração com o Instituto Vedacit e o impacto positivo gerado na vida de dezenas de jovens. “Nós estamos sempre prontos para contribuir com programas que proporcionam oportunidades e desenvolvam talentos em todo o Brasil. Não temos dúvidas de que estes estudantes saem do Innovation Camp e do Empresários Sombra preparados para desenvolver os planos e estratégias que sempre sonharam.” 
 
Ao término do Innovation Camp, um grupo de alunos que se destacou no projeto foi convidado para participar de um segundo programa da ONG, o Empresário Sombra. Na ocasião, os jovens puderam acompanhar o dia a dia na Vedacit, conhecer a rotina de trabalho, visitar a fábrica e acompanhar de perto atividades rotineiras dos colaboradores da empresa. “Um dos pilares do Instituto Vedacit é Cidades Inteligentes, no qual estimulamos a geração de renda e o empreendedorismo jovem. Por isso, nos orgulhamos de ter apoiado a ação que, pela primeira vez, foi realizada em Salvador e deve inspirar os estudantes da capital soteropolitana”, ressalta Juliana. 
 
A possibilidade de empreender na juventude por meio de soluções inovadoras que respondam aos desafios sociais ganha destaque em um panorama em que dois a cada dez (19,3%) jovens brasileiros na faixa etária de 18 a 24 anos estão desempregados, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). No segundo trimestre de 2021, eram 28,6 milhões de empreendedores no país. Destes, 1,9 milhão tinham até 24 anos (6,8% do total), segundo o estudo mais recente sobre o tema realizado pelo Sebrae, tendo como base dados da PNADC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) - I trimestre de 2012 a II trimestre de 2021. 
 
 
 
 
 
Sobre o Instituto Vedacit 
 
http://www.institutovedacit.org.br 
 
  
 
O Instituto Vedacit faz a conexão entre os negócios da Vedacit e os investimentos sociais. O intuito é contribuir para a construção de Cidades do Futuro, incentivando o empoderamento da sociedade, a melhoria na qualidade de vida da população e a integração entre pessoas, moradias e espaços urbanos.  
 
Suas linhas de atuação estão divididas em: Cidades Criativas - com projetos culturais que proporcionem maior ocupação e interação com os espaços públicos, estimulando a reflexão e o protagonismo da população na solução dos problemas locais; Cidades Inteligentes – contribuindo na formação de jovens com alternativas de trabalho e empreendedorismo; e Cidades Sustentáveis – com investimentos em negócios de impacto e soluções para melhorias na habitação das populações de baixa renda. 
 
  
 
  
 
Sobre a Vedacit 
 
www.vedacit.com.br - 0800-833-2248 
 
  
 
Líder no mercado de impermeabilização e produtos de alta tecnologia para a construção civil, a Vedacit, com 87 anos de atuação, eleva a impermeabilização a um patamar de maior modernidade, sempre atenta às necessidades dos consumidores. Com o propósito de “transformar a vida de milhões de pessoas melhorando as condições de habitação, fazendo da sua casa a nossa causa”, a empresa apresenta produtos inovadores para a durabilidade e saúde das edificações e se aproxima das famílias brasileiras com soluções que são utilizadas no dia a dia, de forma prática e eficiente.  
 
São mais de 100 produtos nas linhas de impermeabilizantes, adesivos e selantes, materiais para a recuperação de estruturas e aditivos para concreto, desenvolvidos em laboratório próprio, com a mais alta tecnologia para oferecer soluções apropriadas a diferentes dimensões. Seus itens podem ser encontrados em mais de 50 mil pontos de venda. 
 
Genuinamente nacional, a Vedacit possui três unidades fabris, duas em São Paulo - capital e Itatiba - e uma em Salvador, abastecendo todas as regiões do Brasil. Conta ainda com quatro grandes regionais distribuídas estrategicamente pelo país. 
 
Como Empresa B, faz parte de uma comunidade global de empresas que atendem a altos padrões de impacto social e ambiental. Reforçando também o compromisso com a sustentabilidade, a Vedacit é associada ao Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), foi reconhecida como Top Employer 2022 e 2023 e recebeu a certificação GPTW 2022, que atesta as melhores empresas para trabalhar no país. 
 
Assim, a Vedacit assume um compromisso público de estar permanentemente alinhada com práticas que determinarão os rumos do desenvolvimento global nas próximas décadas. 
 
 
 
Sobre a Junior Achievement 
 
 
 
A Junior Achievement foi fundada em 1919, há mais de 100 anos, e é uma das primeiras organizações a trazer programas de empreendedorismo para crianças e jovens da América Latina. Hoje, a JA trabalha para preparar os jovens para o futuro do trabalho por meio de programas de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho. A cada ano, a rede da JA Worldwide mobiliza cerca de 470.000 voluntários que capacitam mais de 10 milhões de alunos em mais de 100 países. 
 
Há quatro décadas no Brasil, a JA leva conteúdo para todos os Estados e já capacitou mais de 6milhões de alunos com o apoio de mais de 200 mil voluntários. Pela 5ª vez consecutiva, a JA foi eleita uma das ONGs mais influentes do mundo, considerando critérios como inovação, impacto e governança.​ E foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz de 2023 pelos serviços de empoderamento em escala, levando capacitação para jovens em todos os continentes, ajudando a mudar mentalidades para construir comunidades mais prósperas. Para saber mais, acesse https://www.jabrasil.org.br 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.