17/08/2023 às 16h52min - Atualizada em 18/08/2023 às 00h03min

'Prosa com o Produtor 2023' reúne 800 associados do agro em São Paulo

Circuito de palestras voltadas ao segmento ocorreu em São João da Boa Vista e Piracicaba, com a exposição de parceiros estratégicos da Sicredi Dexis

Luciane Anhão
www.engenhodanoticia.com.br
divulgação

Com a presença de cerca de 800 produtores rurais associados e parceiros estratégicos convidados das regiões centro e centro leste do Estado de São Paulo, a Sicredi Dexis, instituição financeira cooperativa que neste ano completará 38 anos de história, realizou, nesta semana, o 'Prosa com o Produtor 2023', nas cidades de São João da Boa Vista e Piracicaba.

 

O evento recebeu expositores de veículos e de maquinários agrícolas de grandes marcas, abordagens sobre linhas de crédito e Plano Safra 2023/2024, palestrantes de renome e contou com bate-papos entorno do agro nacional e sobre as principais tendências da economia para o setor.

 

A primeira rodada do encontro aconteceu na Fazenda Capituva, em São João da Boa Vista, na noite de terça-feira (15), reunindo ao menos 350 produtores rurais. A ocasião foi marcada pela palestra do engenheiro agrônomo Sérgio De Zen, professor da Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' (USP/Esalq). No histórico profissional, Zen é referência em assuntos ligados ao agronegócio - como tendências econômicas no mercado nacional e internacional -, e oportunidades para os diferentes tipos de cultura do segmento como commodites e pecuária.

 

O valor do produtor rural

Wellington Ferreira, presidente da Sicredi Dexis, abriu o 'Prosa com o Produtor 2023' saudando os produtores rurais associados convidados e destacando o valor de cada um deles para a cooperativa. "Nossa cooperativa foi criada por produtores rurais, dentro de uma cooperativa de produção, a Cocamar, em Maringá, e nós temos um respeito muito grande pelos nossos fundadores, os produtores rurais. Com a chegada de empresários de outros setores, inclusive do comércio, a cooperativa tornou-se muito mais forte e com mais condições de atender os produtores rurais. É por isso que nós somos hoje, com muito orgulho, o segundo maior repassador de crédito rural do Brasil. Mas tenho dito que nós não somos apenas o maior repassador de crédito rural porque entendemos de crédito rural... não! Nós entendemos é de produtor rural, conhecemos o negócio da produção, do meio agrícola. E é por isso que conseguimos buscar e trazer os recursos na medida e na hora certa para ele", enfatizou.

 

Educação financeira para o agronegócio

Outra relevante pontuação feita por Ferreira foi a necessidade da criação da educação financeira para o agronegócio. "Precisamos falar mais sobre isso ao nosso associado produtor rural, qual é a melhor opção para ele, se é um consórcio, financiamento, se ainda compensa comprar terras de um vizinho, quanto tempo levará para pagar etc. Portanto, levar a ele esta informação, esta orientação, de educação financeira, de organização econômica", falou.

 

Em meio a isso, o presidente sublinhou em sua fala um fator que tem chamado muito a atenção no Paraná: o trabalho de sucessão, de trazer o jovem de volta para a propriedade rural. "Porque a questão da tecnologia e da produtividade passou a ser atrativo para ele [jovem]. E essa é uma preocupação da cooperativa, que nós da Sicredi vamos ter, de tratar esta questão da sucessão aos nossos associados", ressaltou.

 

Palestra

Em seu pronunciamento, o engenheiro agrônomo Sérgio De Zen palestrou sobre o tema 'Tendências da Agricultura Brasileira: uma visão macroeconômica', com ênfase em prover segurança alimentar, biocombustíveis e fibras para o Brasil e para o mundo com sustentabilidade, com quatro importantes vetores: ambiental, social, produtivo e econômico. "Quando pensamos em social, pensamos em distribuir. Não! Temos que pensar no alimento que chega na mesa de quem nunca comeu proteína animal. A China fez com que os celulares ficassem populares e acessíveis a todo mundo. Agora, o Brasil fez com que a carne de frango se tornasse alimento corriqueiro para os chineses. Foi uma troca! Então, o social significa produzir muito alimento, de qualidade, a um preço acessível. Provavelmente, se analisarmos o preço da carne bovina há 20 anos e hoje, em termos de poder de compra, ficou mais barato para todo mundo. E por que? Porque o Brasil elevou absurdamente a produtividade. Portanto, a sustentabilidade ambiental não é mais importante que a social. Qual é a nossa 'briga' quando 'brigamos' com os europeus? Eles pegam a questão ambiental para encarecer o custo de produção brasileira, o que é uma 'briga' comercial. Não tem nada de errado, pois estão em própria defesa. Mas nós temos que defender o nosso", explanou.

 

Piracicaba

Já na quarta (16), segunda e última noite do circuito de palestras, o Espaço Haras de Piracicaba recebeu em torno de 450 participantes, que atentamente acompanharam a explanação de José Luiz Tejon, doutor em Educação, professor, jornalista, publicitário e autor premiado diversas vezes, tanto no Brasil quanto no exterior. O foco da palestra de Tejon foi 'A importância do Marketing para as empresas do Agronegócio', já que é expert na comunicação do agribusiness e detalha as expectativas dos novos consumidores e produtores, além da globalização dos jovens e o inédito papel da mulher.

 

"O Brasil é maravilhoso. Temos problemas, coisas para consertar, mas temos de uma extraordinária riqueza. Para qualquer lado vemos oportunidades saltando aos nossos olhos, pois somos uma potência agroambiental. Um país que tem todos os biomas que temos aqui, de norte a sul, imagine o valor disso trabalhado com estratégia e com inteligência? O Brasil é o país mais rico do mundo, só falta tangibilizar e, meu sonho é que, até 2030, o País dobre de tamanho no agronegócio, porque é a forma que nós temos de atender com sustentabilidade às demandas planetárias, e que vai impactar o crescimento do PIB brasileiro, que não pode ficar crescendo de 2% a 3% ao ano. Tem que crescer de 7% a 8% ao ano, temos que chegar a um PIB de quatro a cinco trilhões de dólares em 10 anos", ponderou Tejon.

 

Plano Safra 2023/2024

Nas duas cidades, o gerente de Desenvolvimento do Agronegócio da Sicredi Dexis, Vitor Pasquini, usou a palavra para expôs detalhes acerca do Plano Safra 2023/2024 e as principais linhas de crédito ofertadas pela cooperativa, para cada perfil de produtor rural. Pasquini ressaltou a maior facilidade de crédito rural atualmente disponibilizada pela Sicredi Dexis. "Quando começamos, lá atrás, nosso maior desafio era o crédito rural. Hoje, nosso maior orgulho é falar para nossos associados: temos o melhor negócio em crédito para você!", pontuou.

 

Ele também reforçou que o 'Prosa com o produtor' mais uma vez cumpre o quinto princípio do cooperativismo, que é levar educação, formação e informação às comunidades. "Nosso objetivo com este evento é promover encontro com pessoas influentes, autoridades do agronegócio, que possam falar sobre suas perspectivas para o setor, aquilo que o produtor rural precisa saber para não ficar de fora. Buscamos, portanto, criar uma ponte entre o conhecimento acadêmico e o do campo", pontuou.

 

Troca de ideias

Finalizadas as palestras nos dois municípios, os produtores rurais convidados se confraternizaram em áreas reservadas à exposição de parceiros Sicredi Dexis, onde puderam trocar ideias. Em São João da Boa Vista, um deles foi Antônio Carlos de Carvalho Arouca, de Mogi Mirim (SP), que atua com citricultura, grãos, cana de açúcar e silvicultura — cultivo de florestas através do manejo agrícola. Produtor rural há 40 anos, Arouca é associado recém-chegado à Sicredi Dexis e participou pela primeira vez do 'Prosa com o Produtor'. "Me associei este ano e tinha tido pouca experiência com o sistema cooperativo financeiro. Então, a partir da Sicredi, está sendo muito interessante, inclusive em termos de custo operacional se comparado com os bancos tradicionais. Temos ganho, atenção, disponibilidade e bom relacionamento", pontuou, destacando a satisfação com todas as apresentações, mas especialmente o contato próximo com o presidente da cooperativa, Wellington Ferreira. "Sempre busco informação e minha expectativa foi superada, principalmente com essa proximidade dele, que tem um valor muito grande para nós produtores rurais", disse.

 

Paulo Vilela, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Perfect Flight, agtech sanjoanense de tecnologia que atua com gestão de risco, rastreabilidade e planejamento de aplicação de defensivos por meio de aeronaves e drones, conta que foi a primeira vez que a empresa participou do evento. "Ano passado, soubemos do sucesso do 'Prosa com o Produtor' e neste ano fomos convidados para expor. Acompanhamos a palestra do professor Sérgio [De Zen], que nos trouxe vários insights [percepções] sobre o mercado, como o agricultor deve se prepara para o futuro e como o agro tem se comportado. A meu ver, trouxe cenários otimistas para os próximos anos, tanto para a parte de crédito, da própria Sicredi, e também para o produtor rural", disse Vilela.

 

Tanto em São João da Boa Vista como em Piracicaba, o evento contou com as presenças de Adilson de Sá, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ; de Edson Rocha, superintendente da Sicredi Dexis; Renato do Amaral, gerente de Desenvolvimento Regional Centro Leste Paulista; além de demais gerentes e colaboradores de agências da cooperativa na cidade e região.

 

SOBRE O SICREDI

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Do total, 1,2 milhão de novas associações chegou nos últimos 12 meses — número que representa um crescimento de 14,6%. Por dia útil, uma média de 4,8 mil pessoas chegaram ao Sicredi no último ano. O aumento acompanha a expansão da instituição financeira cooperativa, que hoje está presente em todo o Brasil em mais de 1.800 municípios. Com 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

 

SOBRE A SICREDI DEXIS

A Sicredi Dexis é uma cooperativa com 37 anos de história. Atualmente, a instituição financeira possui 111 agências espalhadas por mais de 80 municípios na sua área de atuação: o norte e noroeste do Paraná, e as regiões centro e centro leste paulista, no interior de São Paulo. Atualmente, a Sicredi Dexis, maior cooperativa dentro do sistema Sicredi, conta com 1.300 colaboradores e 400 mil associados, entre titulares, cotitulares e poupadores, que, como são sócios, têm participação nas decisões e resultados.

______________________________

Assessoria de Imprensa Sicredi Dexis

Centro Paulista e Centro Leste Paulista

_________________________________

Engenho da Notícia Comunicação Integrada

(19) 9.8312.9000 (19) 3302.0100

www.engenhodanoticia.com.br

[email protected]

Facebook: Engenho da Notícia

Instagram: @engenhodanoticia

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.